terça-feira, 23 de julho de 2013

OS TERCEIRIZADOS E SEUS DIREITOS.

 O Sindicato dos Bancários de Sorocaba e Região sempre deixam claro nosso ponto de vista, de que trabalhar em bancos é para bancários.
Não temos nada contra os terceirizados, alem do fato deles estarem tomando a vaga de um trabalhador que faz parte de nossa categoria, amparado por uma Convenção Coletiva Nacional e assim por direito, se trabalham como nós tem que ser bancário também.
Os banqueiros tiram proveito das brechas na lei e através da terceirização, descobriram uma forma de economizar ou lucrar, como preferem dizer os economistas e nesta mesma esteira, continuar eliminando vagas de trabalho, achatando salários e destruindo a categoria profissional bancária.
Todos os processos movidos na justiça por nossos advogados com as devidas bases e argumentações, estão saindo vitoriosos e as remunerações dependem das funções que são executadas pelos terceirizados dentro do banco.
O Bradesco costuma aproveitar a demissão dos funcionários promissores e oferecer-lhes a oportunidade de abrir uma empresa, utilizar as dependências do banco e telefones, como fossem de seu escritório.
É claro que os produtos devem ser vinculados e exclusivos do banco.
Os demitidos recebem a notícia de braços abertos, apesar de pagar os custos e por deliberação do banco, em suaves prestações. Ao final o banco continua com aquele profissional dentro do banco sem pagar salários, enquanto eles produzem e aumentam os lucros dos banqueiros.
Por isso dizemos abertamente que os terceirizados que trabalham pelo banco, os chamados consignados, estão sendo erradicados dos bancos por deliberação do Banco Central que impede essa irregularidade através de sua Normativa 4.035, denunciados pelo Sindicato dos Bancários de Sorocaba e Região.
Aliás, o Bradesco perdeu um processo sobre terceirizados no Estado do Rio de Janeiro, deve recolher mais de R$ 3 milhões ao Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) e se recorrer ao Supremo Tribunal Federal (STF) e perder, será obrigado registrar todos os terceirizados em todo o País. Mais um motivo para investir pesado no PL 4330!
Um País de “primeira” não pode ter mão de obra de “terceira”.
Acredite nisso!
23.07 - 22:31hs

2 comentários:

  1. Anônimo1/8/13 12:07

    Qual a posição do sindicato referentes aos correspondentes bancários do BB e da caixa? Pois os bancos alegam que terceirizados não realizam atividades fim, porém nesses correspondentes se faz praticamente tudo. Aliás, muitas atividades da cef, agora não são mais realizadas nas agências somente nos correspondentes bancários. E cadê na pauta da campanha salarial de 2013 a contratação de mais funcionários para o Banco do Brasil? Os aprovados dos concursos serão (ou deveriam ser) os futuros bancários. Sindicato, se querem a adesão dos futuros bancários, lutem pelos aprovados dos concursos públicos!

    ResponderExcluir
  2. estamos denunciando os terceirizados ou consignados junto ao Bacen, como orienta a resolução 4035 que impede a presença dos mesmos dentro das instituiçoes financeiras. temos obtido resultados e outros sindicatos começam fazer o mesmo. quanto aos concursos, somos os primeiros a pedir que sejam chamados os aprovados, mas existem projetos de lei (4330/04 e 87/10) que pretendem legalizar a terceirização no País. Estamos atentos e ja conseguimos adiar por algumas vezes o julgamento dos mesmos. Isso é de interesse nacional para todos os trabalhadores, como é primordial para a classe patronal que eles sejam aprovados. As centrais e os sindicatos estão unidos em torno desta prioridade.

    ResponderExcluir