quinta-feira, 27 de junho de 2013

GERAÇÃO “Y” – O QUE QUEREM ESTES JOVENS?

 Quanto mais conversamos com eles, menos entendemos suas prioridades.
Quando mostramos os benefícios conquistados em anos de batalhas coletivas, travada pelo movimento sindical bancário brasileiro, percebemos um olhar distante e frio, como se aquilo não fizesse parte de suas vidas.
Abrimos este espaço e deixamos claro quando de nossas conversas dentro e fora do banco, que queremos saber quais são suas prioridades, seus interesses, seus desejos profissionais e o que esperam do movimento sindical.
Queremos entender!  Precisamos de informações sobre estas prioridades.
Estamos nos aproximando de uma nova campanha salarial, detectamos uma massa de trabalhadores na faixa etária de 21 anos de idade e vários destes não se interessaram em preencher a pesquisa que subsidiará nossas negociações.
É importante sabermos o que pensam estes jovens bancários!
28.06 - 01:02 hs

ENQUANTO O SINDICATO PREPARA CURSOS PARA CERTIFICAÇÃO DO BACEN.....

......funcionários de cargos menores dentro dos bancos enfrentam outra perseguição, que podemos chamar de assédio moral.
Triste mas verdadeiro, enquanto o funcionário se prepara, como é exigido pelo banco, seu superior imediato o impede de se ausentar por um dia, para realização da prova que por enquanto são feitas em São Paulo e em Campinas.
Quando o banco afirma que decisões localizadas prejudicam o andamento da empresa e tomando conhecimento deste fato, começamos acreditar que seja verdade a fala do banco.
É inadmissível que tenhamos este impedimento quando o funcionário procura sua qualificação.
A única explicação talvez seja o medo de perder o emprego para o novo credenciado a vaga de chefia dentro do banco!
28.06 - 01:01 hs

terça-feira, 25 de junho de 2013

ITAU AVENIDA SÃO PAULO - MAIS UM ASSALTO CONHECIDO COMO “SAIDINHA DE BANCO” .

  25.06 - 23:29hs
Estamos fazendo visitas em agências bancárias de Sorocaba e infelizmente o que constatamos não agrada.
Alguns bancos fazem de conta que respeitam a lei das divisórias e permitem a visualização das transações bancárias de pontos específicos dentro do banco.
O banco Itaú permite esta visualização, quando do atendimento dos aposentados onde seus acompanhantes ficam sentados lateralmente aos caixas, visualizando todas as transações dos  seus clientes.
Já fizemos este apontamento ao banco que fez vista grossa, mais uma vez. Lembramos que, o último assalto que infelizmente terminou em morte, foi justamente no Itaú da Avenida São Paulo onde novamente aconteceu outro crime “saidinha de banco”.
Outra agência deste banco colocou uma divisória de vidro que permite a visualização das transações e assim fazem de conta que respeitam a lei.
Precisamos de atitudes pontuais do setor de fiscalização da Prefeitura para acabar com este faz de conta que prejudica a população.
A “Divisória” foi idealizada em nossa cidade e esparramada País afora. Em outras cidades ela é respeitada, aqui não!

NO BRADESCO EDEN FUNCIONÁRIOS SÃO VIGIADOS ATÉ NA HORA DE IR AO BANHEIRO.

25.06 - 23:28hs
É só visitar o banco para descobrir irregularidades.
O caixa daquele banco tem sido vigiado tão “de perto”, que quando se levanta para ir ao banheiro é interpelado aonde vai.
Nenhum trabalhador é obrigado trabalhar horas a fio e as necessidades fisiológicas devem ser respeitadas, principalmente no sexo feminino onde a constatação de doenças urinárias é maior.
 Por sua vez o banco aponta os administradores como culpados pelos exageros, afinal não existe nenhuma regulamentação neste sentido e não deve ter mesmo.
Estes exageros podem provocar afastamentos e doenças, que por sua vez provocam excesso de trabalho e insatisfação dos demais, que estressados adoecem e também se afastam, obrigando o banco comprar dias de férias e o trabalhador que não descansa corretamente, adoece por deficiências orgânicas e assim por diante.
Um ambiente de trabalho agradável faz parte das exigências da SA8000, que o Bradesco deseja há anos.
Falta ao funcionário do banco denunciar estas pontualidades para a atuação sindical.
O medo faz parte do processo, por isso garantimos que o anonimato tem sigilo absoluto de nossa parte! Denuncie sem medo e deixe o resto por nossa conta!

domingo, 23 de junho de 2013

1894 PESQUISAS DA CAMPANHA SALARIAL 2013 FORAM RECOLHIDAS EM NOSSA BASE.

23.06 - 21:50 hs
Não é um numero expressivo, mas condensa bem as opiniões dos bancários da região de Sorocaba.
Sentimos muito a falta de interesse de alguns bancários que mesmo cobrados por nossos diretores, não entregaram suas pesquisas, omitindo suas opiniões o que é péssimo para a categoria. As desculpas são as mais diversificadas possíveis, mas a alegação de falta de tempo foi a mais ouvida e já apontava o primeiro problema, falta de funcionário e excesso de trabalho.
Outra observação feita nas 1894 pesquisas recebidas é que apenas 4 bancários tem menos de 20 anos de idade. No passado nossa categoria sempre recebeu jovens trabalhadores, como no meu caso que me tornei bancário aos 15 anos de idade e muitos dos colegas de trabalho tinham a mesma idade.
Hoje o governo incentiva o programa jovem aprendiz / jovem cidadão e os banqueiros agradecem a iniciativa para economizar com a contratação nesta faixa etária.
Outra observação é que entre os pesquisados 94% são brancos e os demais 6% distribuídos entre as demais raças, identificando dois descendentes indígenas neste grupo.
Então perguntamos, onde estão os negros e a tão comentada inclusão social bancária?
Já comentamos em matérias anteriores, que os negros são mais contratados em departamentos internos, como se fossem escondidos da população. Isso é um alerta a categoria e deve ser discutido nas mesas temáticas de Gênero, Raça e Opção Sexual.
Outra constatação importante é a participação feminina em nossa categoria, que registrou 53% dos pesquisados, contra 47% masculina. Observamos aqui outra preocupação, que é o baixo salário pago as mulheres em comparação aos homens e é assunto de discussão nas mesas temáticas.
Agora o preocupante é que mais de 80% da categoria bancária não sabe nada sobre a terceirização (principalmente os gerentes) e o que desejam os patrões através do Projeto de Lei 4330 (sua regulamentação foi transferida para 09 de julho por pressão sindical), que pode acabar com as categorias, bancárias, comerciárias e petroleiras em poucos anos, alem de provocar prejuízos irreparáveis nas demais categorias profissionais (trabalhadores), se for aprovada. O projeto foi idealizado pelo Deputado e Empresário Sandro Mabel, proprietário da fabricante das bolachas Mabel.

QUAL O MOTIVO DESTAS MANIFESTAÇÕES?

23.06 - 21:42 hs
Começou com o movimento do “passe livre”, contrários aos aumentos das passagens de ônibus urbanos e foi evoluindo.
Digo evolução porque vários populares que não dependem do transporte urbano, aderiram espontaneamente às manifestações e vendo o trem da história passando, embarcaram em solidariedade aos menos afortunados.
Mas com toda certeza, não foi este o único motivo. A Copa das Confederações despertou no popular o conhecimento dos enormes gastos com construções e reformas de estádios, vias, rodovias e aeroportos.
Então alguns saíram em protesto contra a falta de investimento em saúde, outros pela falta de segurança, outros por falta de educação, por falta de empregos, pela liberdade à opção sexual e outros assuntos políticos.
A PEC 37 tem a finalidade de inibir o poder de atuação do Ministério Público e também foi criticada. O projeto de lei 4330 sobre a terceirização foi criticado em vários encontros.
Na verdade a revolta tem muito de insatisfação político partidária, quando direciona gastos para outros assuntos com menor prioridade. O brasileiro não se sente representado pelos políticos que ele mesmo elege.
O dinheiro do povo deve ser melhor investido e de preferência para o povo, para a família do trabalhador, seja em transporte público, saúde, segurança e educação.
Vemos com satisfação que, com a melhora salarial do trabalhador, os investimentos em educação estão aumentando e o que estamos vendo é uma legitima manifestação de quem sabe o que quer e vê o que não funciona no país.
As categorias profissionais deveriam usar este exemplo de democracia e defender todos os seus interesses coletivamente.

ONDAS DE MANIFESTAÇÕES BRASILEIRAS.

23.06 - 21:29 hs
Vejo todos os dias às noticias na imprensa e quase não acredito, mas é real!
O gigante adormecido acordou, dizem alguns!
E de onde vem esta mobilização? O futuro talvez aponte, talvez!
O que não dá para aceitar é a covardia dos baderneiros em se misturar com uma manifestação popular e provocar quebradeiras, arrombamentos, incêndios, roubos e puro vandalismo, queimando, depredando, pixando monumentos, agredindo pessoas e destruindo patrimônios.
Critico também a atuação policial, distribuindo tiros de borracha, bombas de gás, gás de pimenta e fartas “cassetetadas” em manifestantes ou não. Partiu dos manifestantes a entrega de flores em contrapartida as agressões (ponto para a mobilização)!
Nos primeiros dois dias de manifestações, a Globo entrou com criticas aos manifestos, mostrando só a atitude dos vândalos. Percebendo ser uma manifestação popular verdadeira, mudaram os rumos das matérias, transformando-as em noticias mundiais. Até o renomado Caco Barcelos teve dificuldades em fazer seu trabalho. (Ponto para a mobilização)
Na pureza desta manifestação, queremos destacar a participação do povo, mostrando que quando é do interesse geral elas funcionam muito bem desde que exista união e organização.
Por isso o movimento sindical anseia em fazer uma greve geral há décadas, para colocar um basta nas injustiças cometidas contra o povo trabalhador brasileiro.

quinta-feira, 20 de junho de 2013

OUTROS PROFISSIONAIS SE MISTURAM INTERNAMENTE EM NOSSA CATEGORIA.


 Bons tempos os que éramos selecionados pelo que poderíamos produzir e a ascensão profissional era uma premiação pelo desempenho, por sermos bons no que fazíamos.
Dependendo do porte das cidades, quem mandava nelas eram os delegados de polícia, os padres e os gerentes de bancos.
Olhando por este lado, percebíamos na oportunidade alguns casos de outros profissionais que procuravam emprego na categoria bancária, com a alegação de desgosto na escolha de sua profissão. Todos nós temos o direito de errar.
Hoje, professores, engenheiros, comerciários, advogados, fisioterapeutas, psicólogos, técnicos em contabilidade, entre outros, formados ou não, trabalham em nosso meio profissional, mas continuam com os olhos voltados para suas profissões e a maior prova disso, é que continuam pagando seus impostos e continuam filiados aos seus sindicatos representativos.
Pensando assim é lógico que não se filiam a categoria bancária, que custeia seu estilo de vida ou seus estudos e quando se formam nas faculdades, adeus banco!
Mas alguns deixam outras marcas.
Desinteressado pela categoria que o acolhe, incentiva outros trabalhadores em não contribuir com a entidade sindical bancária, alegando descaradamente que não usa o sindicato, mas faz questão de manter vivo o sindicato ou a entidade representativa de sua profissão, preservando seu futuro.
Irônico mas verdadeiro!
O sindicato não existe para ser usado, como um clube ou um salão de festas.
O sindicato é uma organização representativa que conquista objetivo e benefícios, utilizados por todos, em todos os dias de trabalho. Alguns exemplos desta organização são jornada de trabalho, remuneração, férias, auxílios (refeição/alimentação e creche/babá), PLR, convênios saúde e dental, licenças (médicas, maternidade, casamento), entre outras conquistas.
Nossas conquistas da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) devem ser mantidas/ confirmadas anualmente, sob pena de, no esquecimento perder aquele direito e conforme o caso reivindicá-lo somente na justiça.

sexta-feira, 14 de junho de 2013

CONSELHO SINDICAL ESTADUAL REINICIA SUAS ATIVIDADES.





LUIS ANTONIO MEDEIROS, NOVO SUPERINTENDENTE DO MINISTÉRIO DO TRABALHO DO ESTADO DE SÃO PAULO



Convocado pelo atual Superintendente do Ministério do Trabalho do Estado de São Paulo, Senhor Luis Antonio Medeiros, o Conselho Sindical Estadual voltou as suas atividades normais, paralisadas por um período de transição.
Medeiros que é ex-sindicalista fez questão de ouvir todos os representantes sindicais presentes no vento agendado para 11 de junho, para na seqüência fazer suas considerações e apontamentos.
O movimento sindical sorocabano se fez presente e como foi citado como exemplo de funcionalidade, fizemos nossos relatos necessários para que o novo Superintendente saiba onde estão nossas dificuldades.
Por parte dos bancários, o presidente Julio Cesar Machado apontou a falta de prioridade no atendimento à categoria profissional como maior dificuldade. “Quando precisamos de atuação do Ministério do Trabalho, temos que contar com a boa vontade do setor de fiscalização em deslocar um auditor para averiguação de nossa reclamação” apontou Julio.
A prioridade dos auditores fica por conta do registro em CTPS, repasse do FGTS  e a condição quase que escrava dos plantadores de cana, situação bem diferente da nossa, mas temos problemas sérios de doenças ocupacionais e transtornos mentais, entre outros problemas que requer acompanhamento do Ministério.
Medeiros se comprometeu seguir o calendário de reuniões tirado no final de 2012, como conversou com o movimento sindical conversar com todos os gerentes dos Ministérios no Estado de São Paulo no próximo dia 24 e dinamizar as atuações deste órgão muito importante para o trabalhador.

quarta-feira, 12 de junho de 2013

ADMINISTRAR É TER O DOMÍNIO DA SITUAÇÃO, SEM AGRESSÕES!

12.06 - 22:39
Tantas quantas vezes conversamos com os diretores dos bancos, mais temos a certeza de que os absurdos cometidos dentro das agências ficam por conta das administrações locais.
Nenhum banqueiro é santo e foge dos objetivos cada vez mais audaciosos e ao que parece, nenhuma administração de agência escapa sem sua parcela de culpa nos assédios, cobranças e demissões.
Ser administrador é conhecer e ter o domínio do que faz. É ter visão dos fatos e distinguir a verdade da mentira, o possível do impossível.
Hoje, para administrar uma agência bancária é preciso ter bom desempenho em metas e saber cobrar os demais, quanto mais, melhor.
Um diretor regional disse que um bom gerente tem que saber ouvir, desde o mais simples ao mais rico e poderoso. Não é isso que vemos nas agências comandadas por ele.
Disse também que quem trabalha errado e maltrata seus comandados, não serve para trabalhar com ele. Nesta situação ou o diretor está mal assessorado ou os gerentes/administradores são muito bons na arte do disfarce e da maldade.
Quando ele diz que o sindicato é um parceiro do banco, a única concordância é do movimento sindical, pois para os administradores não passamos de inimigos e denunciadores. na presença destes diretores, todos são santos e ninguem erra. Bom seria se fosse realmente assim!
Se denunciar os maus tratos cometidos contra os bancários é ser inimigo, podemos ser chamados assim.
Se as denuncias causarem dores de cabeça para os opressores e isso até causar sua demissão, vamos continuar denunciando até o final dos tempos.
A história do movimento sindical bancário é escrita todos os dias, mas nosso passado é muito rico em obtenção de benefícios. O que parece bondade patronal hoje são o resultado de várias mobilizações e manifestações do passado.
Há 20 anos conquistávamos nossa convenção coletiva de trabalho, negociada nacionalmente para uma categoria de trabalhadores que tinham no máximo, cinco anos de idade na oportunidade e hoje, desconhecem por completo nossa memória, nossos esforços, nossas batalhas e nosso mérito.

FALAMOS CLARO, MAS AS INTERPRETAÇÕES SÃO PESSOAIS.

12.06 - 22:36hs
Quando um dirigente sindical fala em assédio moral, ele quer dizer que alguém esta sendo prejudicado e diminuído por um opressor.
Quando o sindicato pede uma fiscalização do Ministério do Trabalho, queremos provar que aquela administração está errando em prejuízo dos trabalhadores.
Quando apontamos as falhas cometidas, estamos querendo orientar para que tais fatos deixem de existir, em prejuízo dos demais funcionários do banco.
Quando dizemos que faltam funcionários nas agências, que o atendimento é precário, que o cliente quer ser mais bem atendido, que o inferno está cheio de boas intenções, que de pensar morreu um burro, queremos dizer exatamente o que estamos dizendo.
Vivemos tempos que jamais foram imaginados, passamos momentos jamais desejados e diariamente.
Não temos meias palavras para descrever os maus tratos, quando eles acontecem têm que ser denunciados sob pena de ao não fazê-lo, criarmos futuros gestores mais agressivos e desinteressados pelo convívio social.
Estamos criando profissionais frios de sentimentos e egoístas, que olham a vida como se fosse uma imagem de sucesso.
Esta imagem tem sido como a de um retrovisor de carro, pequena. Quanto mais o tempo passa, menos se vê.
Esse é o futuro dos egoístas, curto, rápido e pior, sem memória, como se não tivesse existido!

VIAGEM PARA MIAMI É O PRÊMIO DO HSBC PARA QUEM BATEU AS METAS.

(O MAIOR BANCO DO MUNDO!!!)
No passado tivemos a infeliz oportunidade de constatar que, após ganhar a tão sonhada viagem prometida pelo banco pelo cumprimento das metas “absurdas”, funcionários foram demitidos pela forma como atingiram as metas.
E a velha prática continua!
Uma denúncia postada em nosso blog, afirma a viagem de vários funcionários que atingiram às metas através de venda casada de produtos e se o banco fizer o mesmo que fez no passado, é muito provável que pegara irregularidades cometidas pelos atuais premiados. A denúncia afirma também que para bater estas metas, uns pegam clientes dos outros e a inimizade esta instalada entre os funcionários.
Outro assunto bastante polêmico é o que diz respeito à falta de funcionários, que diariamente afetam o atendimento dos clientes.
Como o banco pretende atender seus clientes com a falta destes premiados?
O contingenciamento não é permitido! O banco está aberto para atender todos os seus clientes e não tem o direito de escolher ou colocar para dentro das agências somente quem eles desejam.
Quer saber mais detalhes desta denúncia? Acesse a matéria “Você acessa nosso site e blog?” e confira o comentário anônimo postado.

O MOVIMENTO SINDICAL SE UNIU CONTRA A TERCEIRIZAÇÃO. REGULAMENTAÇÃO ADIADA!

E demorou!
O risco que a categoria bancária corre de deixar de existir é real, assim como comerciários e petroleiros, entre outras.
O trabalhador bancário deve atentar para a redação do Projeto de Lei (PL 4330, idealizada pelo Deputado e Empresário Sandro “bolachas” Mabel) onde oficializa a terceirização em todos os setores dentro do banco. O PL também acaba com a responsabilidade das empresas contratantes e assim, o terceirizado perde qualquer direito ou proteção social que poderiam ter, se estivesse amparado por uma convenção coletiva.
A união das centrais sindicais valeu o adiamento de sua regulamentação para 09 de julho e o trabalhador precisa atentar para outros acontecimentos no país, como eventos esportivos que distraem a população.
O brasileiro é distraído e alheio aos acontecimentos que prejudicam a classe trabalhadora, deixando de lado fatores importantes que prejudicam a todos, como é o caso dos terceirizados.
Por sorte, o movimento sindical tem feito seu papel e prestado o serviço para o qual foi criado, qualquer que seja ele que é o de defender as categorias profissionais.
Dentro dos bancos temos vários colegas de trabalho que desconhecem o verdadeiro papel sindical dentro da categoria profissional e este é apenas um dos casos.
Comente com seus colegas de trabalho o perigo que corremos. As chefias dos bancos estão a mando patronal e não se mexem com respeito esse problema macro. Dependendo dos acontecimentos e da possível aprovação deste PL, os maiores salários serão cortados de imediato e eles serão os primeiros a perder o emprego!
A consciência é fundamental neste momento e a união de todos é a solução!

quinta-feira, 6 de junho de 2013

VOCE ACESSA NOSSO SITE E BLOG?

Você acessa as matérias postadas em nosso site e blog?
Se você respondeu não, veja que interessante, temos acessos registrados em nossa pagina vindos dos Estados unidos, Rússia, Ucrânia, Alemanha, Itália, Holanda, Suíça, Japão e Venezuela. Se as pessoas se interessam por nossos assuntos fora do país, é sinal que estamos no caminho certo, você não acha!
O trabalho feito por nosso sindicato também tem destaque nacional e influenciando outras bases bancárias, como o caso da lei das divisórias entre os caixas e a fila de espera, copiado nacionalmente e implantado com sucesso em vários estados do Brasil.
Por estes motivos, aconselhamos acompanhar nossos informativos e divulgar aos demais colegas que por qualquer motivo não tem este habito.
Não seja um desinformado, acompanhe nossos informes e lembre-se, nosso blog pode ser acessado pelos aparelhos celulares (bancariosorocaba.blogspot.com.br).
Faça suas denuncias através dos celulares, com a máxima segurança!

domingo, 2 de junho de 2013

FUNCIONARIOS DO BRADESCO FAZEM COBRANÇAS ÀS 21/22HORAS

.02.06 - 03:59hs
Um dos maiores bancos do País, que até pouco tempo atrás era o maior, tem tomado certas iniciativas que são dignas de punição exemplar.
Recentemente demitiu uma funcionária que estava a menos de 11 meses de sua aposentadoria integral, alegando que a qualquer momento ela poderia se aposentar proporcionalmente, motivo do desligamento.
Nesta ultima semana de maio desligou outra funcionária que também está às vésperas de sua aposentadoria integral e desliga outros funcionários sem mínimas precauções.
Os gerentes quando interpelados costumam dizer que faltam funcionários para esta ou aquela função, mas são incapazes de defender seus comandados das ordens de desligamento.
Este gerente em especial, já conhecido do sindicato pela habilidade extracurricular, arruma argumentos e motivos para colocar seus comandados nas ruas para fazer cobranças e isso têm acontecido às 20, 21 e 22 horas.
O Bradesco é um dos bancos que recolhem funcionários somente com nível superior e ninguém pode parar nos estudos, mas cobrando trabalho noturno quem pode estudar?
Nesta mesma agência sob a batuta do mesmo gerente, uma funcionária trabalhou durante suas férias e era acionada a cada contato feito por ele com as empresas. Agora resta aguardar, quando da demissão desta funcionária, que movera processo contra o banco, qual será a justificativa do gerente.
Esta materia foi publicada na coluna sindnews, mas através do contato os bancários do Bradesco pediram que fosse postada no blog, para suas manifestações, porftanto fiquem a vontade!

sábado, 1 de junho de 2013

ALGUNS BANCÁRIOS PREGAM A DESFILIAÇÃO SINDICAL. CUIDADO COM ELES!

02.06 - 03:56hs
(Esse é o maior desejo patronal e alguns bancários ajudam)
Não existe categoria forte sem a união de todos.
Não existe bondade patronal, só interesse.
Alguns bancários e graças a Deus são poucos, mas existem, gostam da lei de Gerson “Gosta de levar vantagem em tudo!” Sentem prazer em divulgar cartinhas de desfiliação como se estivessem fazendo um bem danado e estão, só que para o banqueiro!
Agindo assim, fazem uso do que lhe interessa e descartam depois de usado.
Enquanto vislumbram vantagem na filiação ao sindicato, ficam quietinhos usufruindo o que lhe interessa, mas passado o interesse cancela sua filiação sindical, alegando que o valor da mensalidade (menos de R$ 50,00) lhe faz falta.
Primeiro que faz o jogo do patrão, enfraquecendo o movimento sindical, depois e ainda não satisfeito procura convencer outros colegas a fazer o mesmo, para não parecer o único “insatisfeito” naquela agência.
A recomendação de cuidado infelizmente é que no caso de chefia, descartará qualquer companheiro de trabalho para defender o seu. Este egoísta vestido em pele de carneiro, mostrará suas garras na hora exata, jogando os demais na boca do lobo, se apertado pelo banco.
Alguns exemplos destes egoístas em relação ao sindicato são:
-Usar o clube para toda a família, mas quando o filho atinge a maioridade e precisa desvincular sua dependência, cancela a filiação e orienta os demais para filiação ao SESC ; (caso de Sorocaba)
-Cancela a filiação alegando falta de dinheiro e pede para usar o camping ou a colônia de Caraguatatuba, sem contribuição; Outro caso, passando pelo litoral norte em férias, tenta se hospedar direto na colônia achando que engana o nosso controle; (Sorocaba e região)
-Reclama de falta de ajuda, mas procura por outros advogados quando o lógico seria pelos nossos e depois vem pedir para o sindicato socorrer seu processo, mal feito e sem argumentos condizentes com nossa CCT; (geral)
-Cursa o MBA “in company” da FGV por ser vantajoso monetariamente e ao seu currículo, mas na seqüência perde o interesse pelo sindicato (Itu);
-Ainda sobre a FGV, pós-conclusão, pede desligamento usando o argumento de não ter clube em sua cidade ou alegando que não precisa do sindicato para mais nada; (região)
-Trabalhar mais de 30 anos na categoria, sem vinculação ao sindicato e a um mês da aposentadoria, que garante o uso da estrutura sindical sem pagamento de mensalidade (somente para aqueles que contribuíram por mais de 10 anos), pede filiação (Sorocaba);
-Filia-se, faz o curso CPA10 ou CPA20 (custo baixo) e cancela a filiação no mês seguinte, alegando que não precisa do sindicato para nada; (geral)
Agora o sindicato entrou com o processo que interrompe a prescrição dos últimos cinco anos trabalhados, aumentando-o anualmente até completar dez anos, somente para os filiados.
Com toda certeza eles voltarão a se interessar pelo benefício e vale lembrar que somente o sindicato pode fazer esta reivindicação, pois os nomes dos filiados serão relacionado e entregues na justiça do trabalho anualmente por nossos advogados.
Ao completarmos os dez anos, entraremos com novo pedido de interrupção aumentando-o para 15 ou 20 anos, dependendo do momento. Deixando bem claro, somente para os sindicalizados relacionados por nós e acredite, o tempo passa rápido!

O BANCO TEM TIRADO PROVEITO ATÉ EM NÃO INFORMAR SUAS DEMISSÕES.

02.06 - 03:53hs
(E tem gente que acha que o movimento sindical não faz nada!)
Por lei, as homologações devem ser feitas com até 10 dias do desligamento do trabalhador, mas os bancos estão tirando proveito deste período e agendando com poucos dias do vencimento do prazo.
Fazendo isso, provavelmente estão usando o dinheiro do demitido o máximo possível e atropelando nosso agendamento, alegando inclusive aproximação com a diretoria do sindicato.
Já fizemos cartas aos RHs de todos os bancos no passado e estamos repetindo o informe novamente, pois o funcionário não pode ser prejudicado alem do que já foi, perdendo sua vaga de emprego.
O desespero não é justificável com a chegada do último dia de homologação, pois os bancos efetuam o pagamento em conta corrente do ex-funcionário e os papéis ficam em um segundo plano, infelizmente.
Os documentos são importantes para o saque do FGTS e a entrada no Seguro Desemprego, mas os bancos não se preocupam com isso, aliás, um grande banco privado do Brasil diz abertamente que não quer envolvimento com ex-funcionário.
Estamos empenhados em tomar ciência destes desligamentos com a maior brevidade possível, já que em alguns casos, podemos reverter na justiça e o banco, com muita habilidade aposta no deposito dos valores em conta corrente, para colocar uma dúvida na cabeça do demitido, se vale a pena ou não reivindicar sua reintegração.
Os mais endividados pegam o dinheiro e sofrem calados mais tarde!
Pedimos aos bancários, ligados aos setores de relacionamento pessoal ou não, que nos informem com a máxima brevidade estes desligamentos. Os setores competentes estão se escondendo atrás do excesso de trabalho e negando este último direito, do ex-companheiro de trabalho.
Precisamos do nome, banco, cidade e código de agência se houver mais que uma em cada cidade. Agradecemos a ajuda e o demitido também!

BRADESCO DEMITINDO FUNCIONÁRIAS COM POUCO TEMPO PARA APOSENTADORIA INTEGRAL

.02.06 - 03:50hs
Discutimos com o RH do banco a condição de pré-aposentadoria de uma delas e recebemos de volta que a qualquer momento ela poderia aposentar proporcionalmente, como garante nossa convenção coletiva.
Neste caso faltavam 11 meses para a aposentadoria integral.
Nesta semana (dia 28.05) outra funcionária com seus aproximados 30 anos de banco, foi desligada e provavelmente a resposta será a mesma, se interpelados.
Temos aconselhado a abertura de processos judiciais por garantia adquirida, porem fatores particulares impede a primeira demitida de iniciar seu processo. No segundo caso, ainda não sabemos o que acontecerá.
Postamos em nossa coluna sindnews do dia 02.06 uma matéria com o título “Empregado demitido às vésperas de sua aposentadoria receberá indenização” que trabalhava na empresa mato-grossense Provar Negócios de Varejo, desde 1981, foi condenada pelo TST mesmo afirmando que, “embora a demissão seja direito potestativo do empregador, é necessário compatibilizá-la com os princípios constitucionais, tais como a dignidade da pessoa humana e o valor social do trabalho”.
Este mesmo direito pode, deve e merece ser aplicado no caso das demissões bancárias próximas as aposentadorias, afinal temos garantido por lei.
É importante que a matéria seja lida em sua integra e discutida com os colegas de trabalho, que na surpresa da demissão, não enxergam seus direitos e se procuram por advogados inexperientes, perdem seus direitos em dobro (emprego e dinheiro).
Tem bancário que acha que o banco é bonzinho! Denuncie este crime contra o trabalhador através deste espaço!

O BRADESCO ESTA SENDO PENALISADO POR FRAUDE NOS CONTRATOS DE TRABALHO

02.06 - 03:49hs
A ação Civil publica do Ministério Publico do Trabalho, foi mantida pelo TST e o Bradesco foi condenado pagar R$ 3 milhões por danos morais coletivos. Acompanhe a integra da matéria postada dia 02.06.13 na coluna sindnews de nosso site com o título “Bradesco é condenado em R$ 3 milhões por dano moral coletivo”.
Estamos há tempos encaminhando denuncias aos órgãos competentes e temos razão em fazê-las tendo em vista o julgamento.
O importante seria se o MPT fizesse seu julgamento para todo o território nacional, assim evitaria o trâmite de vários processos movidos na justiça brasileira, descongestionando um pouco mais os tribunais, que não necessitariam mais fazer seus mutirões, como já feito em Sorocaba, por excesso de processos.
Este teria que ser o principio de tudo, quando iniciamos anos atrás nossos debates contra a terceirização da atividade fim, onde o Bradesco imperou (fez e desfez) enquanto maior banco privado no País.
Hoje, a beira da aprovação do projeto de lei 4330 do Deputado Sandro Mabel, empresário e dono da conhecida fabrica “bolachas Mabel”, vemos nosso emprego em risco, apesar deste julgamento importante, pois se aprovado espalhará terceirizados em todos os setores dos bancos, eliminando a categoria bancária por completo.
É importante que todos os bancários leiam e saibam o que acontece no País, principalmente as vésperas de campeonatos mundiais, ou acontecimentos esportivos importantes, que distraem a atenção da população, sempre em benefício patronal.
Para os grandes empresários a lucratividade é o mais importante e das visitas feitas a China, por exemplo, trouxeram para o Brasil essa política opressiva e devastadora, encabeçada pela terceirização dos trabalhos que tem o único objetivo de baixar os salários do povo brasileiro, já achatados por políticas perversas de alguns poucos anos atrás.
O movimento sindical sorocabano esta mobilizado, realizando Audiências Públicas, passeatas e antenados aos acontecimentos nacionais.

VOCE NÃO PRECISA DO SINDICATO PARA NADA!

02.06 - 03:47hs
Então porque escolheu esta categoria?
Se não precisa não deveria ter optado por estar nesta categoria, com o salário e com os benefícios que recebe mensalmente!
Deveria estar trabalhando em uma multinacional ou coisa parecida, mas sabe por que não está?
Porque não tem no seu currículo exigências mínimas, que estas empresas cobram, então foi esperto em correr para dentro do banco, com todas as vantagens monetárias oferecidas e sabe mais, conquistadas pelo movimento sindical, esse mesmo que você despreza.
É difícil para você engolir isso não é!
Pois é! Saiba que antes de você, existia vida nos bancos e graças a uma categoria unida e bem resolvida, que trazia nas costas todos os méritos conquistados juntamente com o movimento sindical, que hoje você desdenha.
Você já olhou de lado e reparou que temos vários colegas de trabalho que cursam outras faculdades que não as envolvidas diretamente com banco! São futuros engenheiros, advogados, professores, cientistas, construtores e o que estão fazendo no banco?
Você é um deles?
Por que fazer de conta que o que te cerca, não lhe trás vantagens?
Talvez seu desejo seja fazer parte de uma diretoria sindical, mas para isso precisa fazer parte de um todo, não com pensamentos egoístas como os que têm hoje. Alias você não teria chance nenhuma mesmo, pois a única coisa que sabe fazer coletivamente é destruir sonhos, mandando funcionários embora, destruir futuros, desdenhando o que levamos anos construindo e cavar um buraco imenso ao seu redor, que infelizmente levarão outros com você.
Este assunto não é agradável e provavelmente evitado pelos personagens diretos, então, desejo que seus colegas de trabalho leiam e consigam identificá-lo com facilidade e que passem a te evitar, que é o que você merece!
Se você não precisa do sindicato, saia do banco, pois tudo o que você tem aqui dentro, foi conquistado pelo movimento sindical e os bancários que dão a cara para bater, enquanto você se esconde com covardia!  
Denuncie estes pessimos exemplos de coleguismo ao sindicato através deste espaço.