sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

O SINDICALISTA BRASILEIRO NÃO É CHATO.

27.02 - 16.14 hs
Existe muita diferença entre ser chato e cobrar que as coisas funcionem normalmente.
O movimento sindical brasileiro se especializou, evoluiu e conquistamos novos benefícios às categorias profissionais, seja qual for ela e o resultado disso é a afirmação de sindicalistas de outros países, que enxergam nossa evolução.
Daí o próprio trabalhador diz que o sindicalista é chato e a população nos chama de vagabundos.
É impossível ser eficiente no Brasil, sem pisar no pé patronal e feito isso, eles dão início a um processo de desvalorização dos sindicatos, tentando fazer com que seus próprios comandados lutem contra nossas atividades, mesmo que elas sejam benéficas aos trabalhadores.
Nesta sexta-feira (27), foi programada uma manifestação nacional em defesa da CAIXA, contra a abertura de capital daquela instituição financeira. Alguns funcionários receberam os sindicalistas e todos entenderam o perigo desta abertura, outros em outras agências, mais conscientes, aguardavam nossa visita e manifestaram seu descontentamento.
Já em outras agências os funcionários simplesmente ignoraram nossa atividade, como se aquilo fosse bom para o movimento sindical e não para ele, trabalhador da CAIXA.

Leis municipais estão sendo criadas e com a ajuda do movimento sindical, pois nosso objetivo e garantir a segurança do trabalhador bancário e dos clientes, que usam diariamente as agências em todo o país. Os políticos estão aderindo às diversas falas do movimento sindical, que diz, é melhor prevenir do que remediar!

CALE A SUA BOCA!

27.02 - 16.12hs
Este é o tratamento dado por uma administrativa aos seus colegas de trabalho!
Esta mesma administrativa já foi alertada de seu modo desastroso de se dirigir aos demais colegas de trabalho e transferida de agência por este motivo, como sinal de alerta muito embora o banco tente dar visibilidade de promoção e não penalização.
De qualquer modo respeito é bom e como a educação, deve vir de berço, de pais para filhos, agora se a insatisfação da funcionária é com a empresa, que pegue seu bonezinho e deixe espaço para outros mais competentes executarem esta função que é principalmente de respeito ao próximo.
Como já dissemos várias vezes, cobrar é muito diferente de agredir com palavras.

O gestor geral do banco também deve olhar com carinho por seus comandados, para evitar que coisas deste tipo aconteçam e tornem acontecer, como neste caso.

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

MEDIDAS DE SEGURANÇA VIGORAM A PARTIR DE 1º DE MARÇO. (NR 1/2015)

25.02 - 19.18hs
O Governo do Estado de São Paulo tomou uma iniciativa importante, que vai trazer um pouco de conforto ao interior paulista, pois vivemos momentos terríveis de insegurança, devido os assaltos e explosões de caixas eletrônicos e agências bancárias.
Abaixo relatamos o que pretendem as autoridades e nossa opinião, baseado nas negociações mantidas entre o movimento sindical e a Fenaban, que se nega em dar sequencia a todas as sugestões recebidas alegando que o problema é de Segurança Pública.
ESCOLTA PARTICULAR NO TRANSPORTE DE EXPLOSIVOS.
O Exército Brasileiro determinou o impedimento de transportar os explosivos pelas estradas brasileiras, como são feitos nos dias de hoje, sem escoltas particulares contratadas para proteger e impedir roubos deste artefato perigoso.
O Presidente do Sindicato dos Bancários de Sorocaba e Região, juntamente com seu corpo jurídico estiveram questionando este tipo de transporte na Polícia Federal de Sorocaba, a mais de dois anos atrás preocupados com o aumento dos crimes de explosões em pontos de atendimento bancário.
FILMAGENS EM TEMPO REAL
Difícil de acreditar, mas outra iniciativa que poderá auxiliar no combate as explosões será a troca de informações e dados entre os bancos e a policia, com monitoramento feito em tempo real (Sistema Detecta).
Esta é uma antiga reivindicação do movimento sindical nas mesas temáticas sobre segurança bancária e os bancos costumam dizer que isso é problema de segurança pública, não admitindo nossa interferência no assunto.
O sistema de filmagem dos bancos é antigo em alguns bancos e que mal permite a visualização dos próprios funcionários, quanto mais dos marginais. Em tempo real então, fica mais difícil de acreditar.
NEGOCIAÇÃO EM BENEFÍCIO DA VIDA.
Quanto a iniciativa do Secretário de Segurança Pública, Alexandre de Moraes, em se reunir com o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, a fim de entregar um projeto de lei que prevê aumento de pena em casos de furtos envolvendo explosivos pois coloca em risco a vida de outras pessoas também é bem vindo, porem nosso sindicato já protocolou documento neste sentido junto ao Ministério Público em Sorocaba, preocupados com a vida dos usuários e trabalhadores bancários a mais de dois anos e obteve como resposta uma negativa, alegando que estes crimes acontecem nas madrugadas, longe do trânsito de pessoas nas imediações dos alvos programados pelos bandidos.
PEDIDO DE AJUDA AO BANCO CENTRAL.
O secretário também irá pedir apoio do ministro José Eduardo Cardozo para que o Banco Central altere a regra sobre destruição de notas, para permitir que a restituição dos valores possa ocorrer quando mais de 51% da cédula esteja comprometida com a tinta utilizada nas maquinas, sem falar nas que são queimadas em partes. Com a mudança, os bancos teriam mais facilidade para destruir as notas nos casos de explosão.
Também temos nossa vivencia no assunto e questionamos a Fenaban, quanto a destruição das cédulas pintadas. Em nosso ver o dinheiro é considerado patrimônio público e em benefício dos bancos, este procedimento seria autorizado sem questionamentos pois quem pagará pela emissão de novas cédulas seremos nós, os contribuintes.
PERIGO NO MANUSEIO DAS MÁQUINAS DE AUTOATENDIMENTO.
Com a iniciativa da instalação das bombas de tinta ou de fumaça, as máquinas passam ter uma segurança a mais contra os roubos, mas existe um agravante que coloca em risco o trabalhador que manuseia estes equipamentos e não se trata de negativa em trabalhar com elas.
Recentemente uma bancária teve parte do rosto e dos braços, alem das roupas pessoais pintados pela tinta que explodiu enquanto ela manipulava o equipamento para coloca-lo em funcionamento. Consta que de acordo com a explosão, a funcionária teve queimaduras no rosto e só não aconteceu algo pior em virtude do uso de óculos por parte da funcionária, senão os olhos seriam prejudicados com toda certeza.
Temos que considerar que tanto a tinta, quanto a fumaça são acionadas por uma explosão e por mínima que seja, causa danos a saúde.
DADOS INFORMATIVOS (QUANTIDADE, LOCALIZAÇÃO, OCORRÊNCIAS).
Somos os maiores cobradores destes dados nas mesas temáticas, mas a Fenaban se nega passar estes informes e divulga-os somente uma vez por semestre, sempre inferiores aos dados apontados pelo movimento sindical, dizendo que existem divergências entre explosões em maquinas e ou agências, roubos consumados ou não, sequestros consumados ou não.

Enquanto somamos números próximos a casa das 1.000 ocorrências em todo o País, os banqueiros informam 300 ou 400 ocorrências, muito abaixo da realidade.

FUNCIONÁRIO CAIXA, VOCÊ É CONTRA OU FAVORÁVEL A ABERTURA DE CAPITAL DO BANCO?

25.02 - 18.28hs
Estamos fazendo uma manifestação nacional nas agências da CAIXA, para saber a opinião de todos com respeito a abertura do capital do banco.
Acreditamos que esta abertura já teve início com a instalação dos correspondentes bancários e das lotéricas em específico, que alivia em muito o trabalho interno do banco.
Em algumas localidades encontramos funcionários que estão contrários a abertura, de tal forma que permitem serem fotografados com os cartazes informativos da manifestação, já outros preferem olhar ou acompanhar tudo a distância.
Sabemos que o banco já tenta convencer a todos de que a atitude é boa para o banco e eles têm razão, pensando pelo lado da lucratividade que aumentará, com toda certeza.
Mas e os funcionários? E as conquistas da categoria?
Existe uma grande diferença entre a CAIXA  e os demais bancos, inclusive o próprio Banco do Brasil, onde os acontecimentos atingem negativa e diretamente os trabalhadores, diariamente.
Pensamos em um segundo momento, coletar assinaturas dos trabalhadores da CAIXA, com um colegiado superior a 100.000 vidas/eleitores, para mostrar a população e ao governo  brasileiro que o banco existe e cumpre sua função social, diferentemente das outras instituições financeiras do Brasil.
E AÍ! Você é favorável ou contrário à abertura de capital da CAIXA!

Manifeste-se apoiando esta iniciativa sindical em defesa de um dos maiores bancos brasileiros!

CORRESPONDENTE IMOBILIÁRIO DA CAIXA TAMBÉM É ILUSÓRIO!

25.02 - 18.27hs
Muitos funcionários estão felizes com a iniciativa do banco em retirar este trabalho, muito embora cansativo ainda represente uma referencia da CAIXA.
Os correspondentes são idealizados para retirar o cliente de dentro dos bancos e consecutivamente o trabalho interno vai minguando a ponto de novas contratações tornarem-se inviáveis as vistas de todos, trabalhadores ou clientes.
 Quando uma agência apresenta problemas e o sindicato a fecha, invariavelmente as chefias relutam ao máximo contra a atitude e mais ainda, não permitem a realocação dos funcionários em outras agências e existe um motivo.
O primeiro deles é impedir a união/interação entre colegas de trabalho, um dos mais fortes da categoria demonstrado claramente nas campanhas salariais dos últimos anos. O outro e não menos importante é que comprovam a falta de funcionários em todos os pontos de atendimento, que com a chegada de outros dará maior agilidade ao quadro.
É simples. Quanto menor a união e maior o distanciamento, melhor a possibilidade de dividir opiniões e conquistar objetivos, baseados na lucratividade cada vez maior, com cada vez menos trabalhadores, rumo a terceirização da mão de obra cada vez mais barata e permitida pela política partidária brasileira, como já aconteceu no México recentemente e falando em salários, os da CAIXA são invejáveis a cada ano que passa!

Trabalhador da CAIXA tome muito cuidado! Nem sempre o que é retirado do expediente é benéfico, muito pelo contrario, facilita a abertura do capital em um primeiro momento, depois são apenas consequências de atitudes tomadas sem contestações!

VOCÊ TEM UMA VIDA SAUDÁVEL?

25.02 - 18.26hs
Sua vida é saudável? O que você tem feito por sua saúde?
Estas são algumas perguntas que devemos nos fazer em busca da tão sonhada qualidade de vida, que convenhamos, a muito não temos!
Conversando com funcionários recém-promovidos, obtemos as mais variadas afirmações e seus respectivos motivos, porem vinculadas ao momento, afinal a empresa investiu neles, acreditaram em sua dedicação que logicamente é correspondida em número, gênero e grau.
Também existem os eternos e insubstituíveis, que acreditam estar fazendo muito pela empresa, quando defendem com unhas e dentes seus cargos e suas chefias, como se fosse aquele o último emprego do mundo. Com toda certeza poderá ser o único na sua vida, pois na saída/desligamento a verdade vem a tona e reiniciar uma vida profissional é quase impossível.
Por incrível que possa parecer, são justamente estes que causam os maiores problemas para o banco quando dos desligamentos, pois de tão bons que são, costumam ter consigo muitos documentos ou provas de dedicação fiel e logo discordam da dispensa, tornam-se inimigos confessos da instituição e descobrem já não ter mais saúde para prosseguir a vida em outra categoria profissional.
Então é bom dar uma olhada nas reações de seu corpo e principalmente da sua mente, eles podem estar dando sinais de que algo não vai bem e você não está percebendo.
E vida saudável não é se reunir com os amigos, comer churrasco, pizza e beber até não aguentar mais!
Isso é fuga, uma forma de disfarçar a realidade, de esconder os seus medos ou temores, isso é mascarar os sintomas que podem indicar aos demais que você não está bem e que precisa de ajuda. Medo de perder o emprego.
Mas os mesmos amigos que comem e bebem ao seu lado, são os mesmos que terão que suprir sua ausência e um deles ocupará seu cargo por bem ou por mal e não duvide, um deles será seu traidor, seu denunciante, seu algoz! Já vimos inúmeros casos neste sentido!

Cuide-se, faça exames periódicos, procure praticar esporte, alimente-se corretamente, respeite suas limitações e acredite, você não é insubstituível!

PROJETO DE LEI 4330 (TERCEIRIZAÇÃO GERAL DOS TRABALHOS) FOI DESARQUIVADO!

25.02 - 18.25hs
O movimento sindical lutou muito, poucos trabalhadores souberam das batalhas travadas com o patronato, mas o PL 4330/2004 está de volta ao legislativo brasileiro e desta vez, parece em definitivo.
Em setembro/13 estivemos presentes em Brasília – DF, em meio nossa campanha salarial e não por acaso, tentando impedir que os políticos partidários e seus investidores, conseguissem aprovar este projeto idealizado pelo então Deputado Federal Sandro Mabel (Bolachas Mabel), que permite a terceirização de toda e qualquer categoria profissional no país e que tinha como fiel defensor, o Senhor Magnus Apostólico, negociador dos banqueiros nas mesas temáticas e nas campanhas salariais dos últimos anos.
Naquele momento conseguimos que o projeto fosse arquivado, principalmente por dois fatores preponderantes, que se o projeto fosse aprovado os deputados corriam o risco de não serem votados nas eleições de 2014, mas se rejeitassem o mesmo, perderiam os investimentos em suas campanhas e entre a cruz e a espada, optaram por arquivar o projeto.
Hoje já eleitos, livres para decidirem o que acham melhor para suas vidas e seus interesses pessoais, estes políticos estão prontos para votar a aprovação do PL 4330/2004, que acabará com várias categorias e suas convenções coletivas.
Uma Ação de Inconstitucionalidade foi movida pelo Sindicato Patronal dos Professores de São Paulo e tramita no Supremo Tribunal Federal, com o apoio de cinco Ministros que podem passar por sobre as decisões do Congresso e seu presidente (Eduardo Cunha), que foi procurado pelo Ministro Gilmar Mendes, um dos interessados na aprovação, fará a votação que será esmagadora e contrária ao trabalhador.

Ainda não é o momento para isso, mas algumas Centrais sindicais já abandonaram a defesa contra o projeto de lei e poucas continuam discutindo e mobilizando forças dentro do congresso, como a UGT que tem interesses específicos contrários à aprovação, na qual o Sindicato dos Bancários de Sorocaba é filiado.

FALHAMOS NAS ÚLTIMAS ELEIÇÕES E DIMINUÍMOS NOSSA FORÇA NO CONGRESSO!

25.02 - 18.24hs
Independente de partidarismo e do que podem pensar muitos, se houve uma derrota para o trabalhador brasileiro, foi diminuir nossa representatividade dentro do congresso nacional.
Tínhamos pouco mais de 80 deputados que eram nossos representantes, oriundos de classes trabalhadoras e que em tese defendiam nossos interesses, em meio aos mais de 500 que totalizam a casa.
Hoje após eleições, nossos representantes diminuíram para a casa de 43 e se o poder de fogo era diminuto, agora ficou muito pior. A eleição de outros políticos alimentou a classe patronal, distribuída entre latifundiários, empresários, religiosos, proprietários, cada qual com seus interesses particulares, menos com as questões profissionais dos trabalhadores.

Somos livres para votar em quem achamos melhor, mas uma coisa tem que ficar clara, precisamos urgentemente votar em pessoas que tenham vinculação com o trabalhador e entendam nossas dificuldades, senão nossas vozes nunca serão ouvidas e no aperto, quem acaba pagando o prejuízo das más gestões, somos nós, trabalhadores assalariados que estamos por perder esta condição!

BURLAR O SISTEMA DE PONTO ELETRÔNICO IMPLICA EM MULTAS GRAVES PARA A EMPRESA!

25.02 - 18.23hs
As principais instituições financeiras do Brasil assinaram acordos com a Federação dos Bancários de São Paulo e Mato Grosso do Sul, respeitando determinação do Ministério Público do Trabalho que exige o Registro Eletrônico de Ponto (REP) em todas as empresas empregadoras do País.
Alguns dispositivos foram elaborados para possibilitar este controle, que se desrespeitado poderá gerar multas aos infratores e um deles é uma tolerância na chegada e na saída dos expedientes diários.
Mas não é que mesmo assim, com todos os controles possíveis e imagináveis, acham conveniente burlar o sistema, simulando diariamente um falso desligamento, que prolonga a permanência ilegal do trabalhador dentro da empresa.
Uma denuncia recebida por este sindicato e que deverá ser encaminhada ao Ministério Público do Trabalho e o do Emprego, fala da artimanha usada por alguns profissionais da classe bancária, que a cada cinco minutos de tolerância permitida para desligamento das maquinas, principalmente dos Laptops, reiniciam as operações por mais cinco, por mais cinco e chega ficar horas após o expediente.
Será que o banco não percebe ou faz vista grossa para essa burla!
Os superiores do banco já foram informados, basta um pouco de empenho deles para que isso acabe definitivamente!
Este é mais um mau exemplo dado por experientes trabalhadores, que ao invés de instruir seus comandados, se agarram as suas funções com medo de perder o emprego, ao qual se dedicou há anos e um dia terá que deixar para outros.

Dura realidade de uma categoria que diminui a cada dia, sem remorso e nenhum reconhecimento pelos serviços prestados!

UMA COISA É COBRAR AS METAS ABUSIVAS E A OUTRA E FALTAR COM O RESPEITO!

25.02 - 18.22hs
Todo ser humano tem seu valor e deve ser respeito pela simples existência!
A hierarquia também é uma realidade em um país em crescimento e poderia crescer muito mais, se houvesse inteligência de comando e respeito pelo próximo.
Quando um mal profissional, do tipo agressor ou assediador é demitido ou transferido para outra localidade e outro ocupa sua função, nosso desejo é de que com a mudança, venha uma gestão mais equilibrada e respeitosa, onde exista harmonia entre comandante e comandados. É isso que desejamos e fazemos questão de falar para o novo gestor.
Aí começamos ouvir que o novo, aquele ao qual desejamos tudo de bom, consegue ser mais agressivo para com seus comandados, faltando com respeito e agindo com grosseria tão quão ou pior que seu antecessor.
Os funcionários devem saber que as metas não acabarão e o que pode acontecer é que sejam cobradas com maior respeito, valorizando aqueles que realmente trazem resultados e elevam os lucros das entidades financeiras anualmente. Agora, da mesma forma que causamos a transferência de fulano, podemos iniciar os trabalhos para sicrano também.
As denuncias, por sua vez, não podem ser jogadas ao vento e é preciso responsabilidade para relatar os fatos, como eles acontecem, sem dor ou paixão, que só assim conseguimos provar o mal feito!

Mesmo assim ainda tem gente dentro do banco acreditando que a transferência do assediador foi um benefício a ele. O banco deseja que seus empregados acreditem que o agressor tenha sido valorizado em detrimento da grande maioria que trabalha com honestidade e respeito!

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

QUANTOS FUNCIONÁRIOS SÃO NECESSÁRIOS PARA MANTER UM BANCO EM FUNCIONAMENTO!

19.02 - 00.50hs
Afirmamos que é o necessário para uma boa prestação de serviço e um bom atendimento ao cliente bancário.
Acontece que, quando uma agência bancária trabalha no limite mínimo de suas necessidades, qualquer ausência prejudica o bom atendimento e então, num passe de mágica, alguém lança mão do telefone para requisitar um trabalhador de outra agência com maior número de funcionários.
Daí se algo der errado na agência maior, faltará alguém para responder por determinados serviços e assim, o problema passou a ser em outra agência por conta do empréstimo de um trabalhador para cobrir a ausência de outro, em outra localidade. Fica evidente que faltam funcionários dentro das agências!
A ganância impera em todos os bancos e o mínimo de funcionários não leva em conta férias, doença, fatalidade ou direito adquirido (abono assiduidade), pois até isso é negado mesmo constando em nossa Convenção Coletiva de Trabalho. Sempre vai faltar alguém se o quadro está abaixo do limite mínimo. (Exemplo: uma agência com 12 funcionários, quando o funcionário sai em férias, durante todo o ano vai estar sempre faltando um funcionário, sem contar os problemas de saúde que pode acontecer a qualquer momento. Esta agência trabalha com 11 funcionários durante todo o ano).

A competência de um trabalhador não deveria ser medida pelo modo como dribla o sistema e sim pela forma como atende o cliente do banco, pois como diz o velho ditado usado por um dos maiores bancos do País é "O cliente sempre tem razão"!

TEMPERATURA INTERNA NAS AGÊNCIAS BANCÁRIAS (NR-17).

19.02 - 00.23HS
A Norma Regulamentadora 17 (NR-17) diz claramente que a temperatura interna em uma agência bancária, onde existe serviço inteligente, deve estar entre 20 e 23 graus.
Isso não é nenhuma picuinha do movimento sindical, é Norma Regulamentadora e deve ser cumprida.
A temperatura deve estar controlada para manter o funcionamento de todas as máquinas, alem de climatizar o ambiente com higiene, para isso existem as vistorias periódicas com higienização dos dutos, para evitar por exemplo, a existência ou proliferação de animais, como o rato que foi encontrado na agência da CAIXA da avenida Itavuvu.
Já o serviço externo é totalmente diferente e infelizmente já ouvimos de trabalhadores da área de manutenção, que é frescura exigir temperatura baixa para trabalhar em banco. Policiais que atenderam outras ocorrências também ironizaram esta exigência, afirmando que trabalham com coletes à prova de bala, debaixo de sol e não podem reclamar.
Infelizmente os prestadores de serviços nem sempre estão preparados para executar suas funções e os contratantes priorizam os baixos custos, quando deveriam exigir competência. Quanto aos demais profissionais, cabe reclamar ao governo federal para que melhorem sua condição de trabalho, pois a nossa é regulamentada.

Neste jogo de empurra-empurra ficam prejudicados diretamente os trabalhadores da categoria profissional e os clientes que exigem um melhor atendimento por parte do banco.

APESAR DAS LUZES ACESAS, NÃO VIMOS MOVIMENTO DENTRO DA CAIXA ITAVUVU.

19.02 - 00.22hs
Às 22 horas e 15 minutos, o presidente do Sindicato dos Bancários esteve na porta da agência CAIXA, da Avenida Itavuvu e apesar das luzes estarem acesas, de alguns aparelhos esparramados pelo chão da agência, não observou nenhum movimento que pudesse indicar trabalho de manutenção naquele prédio.

Nesta quinta-feira (19) estaremos na porta do banco, como prometemos a Superintendência Regional, para evitar a abertura daquela agência caso não tenha sido resolvido o problema do ar condicionado.

CAIXA DA AVENIDA ITAVUVU NÃO TEM CONDIÇÃO DE TRABALHO.

19.02 - 00.20hs
Combinamos com a Superintendência Regional da Caixa que se o banco não resolvesse o problema do ar condicionado, o banco não abriria ao público no dia de hoje (18).
O banco contratou quatro ventiladores com vapor de água, porem de 220 volts quando a rede elétrica da agência é de 127 volts.
Nossos dirigentes chegaram pouco antes da abertura da agência ao público e constataram que os aparelhos não funcionavam de acordo e quando eram ligados ao mesmo tempo, derrubavam o sistema do banco.
Nossa sugestão era ligar os aparelhos na rede do ar condicionado (única com 220 volts), mas a equipe de manutenção ignorou nosso apontamento. O banco superlotou, o calor aumentou e tanto clientes, quanto trabalhadores ficaram mais uma vez no prejuízo.
Representantes da SR compareceram ao local, juntamente com a engenharia do banco e somente aí decidiu ligar os ventiladores na fiação do ar condicionado, a única compatível com os ventiladores e os ventiladores começaram funcionar às 14 horas.
“PASSA MOLEQUE”
Semana passada, quando usei o termo passa moleque, referindo-me a demora em tomar decisões, a engenharia do banco se irritou, mas hoje, novamente ironizaram nossas afirmações e disseram que a temperatura dentro do banco era de 21 graus, quando o calor era insuportável.
“RATO MORTO NOS DUTOS DO BANCO”
Semana passada, durante a visita do sindicato a equipe de manutenção do banco retirou um rato morto do duto de ar que não funciona a tempos, reforçando nossa preocupação com as doenças que possam ser transmitidas através destes aparelhos.
“O BANCO FALHOU MAIS UMA VEZ EM PREJUÍZO DE TODOS”
A primeira promessa foi instalar os ventiladores e demoraram em fazê-lo.
A segunda promessa era instalar dois aparelhos novos do tipo Springer de 60.000 BTUS cada. Vimos claramente hoje que um deles é usado e duvidamos de sua eficiência.
Ambos seriam instalados na noite desta quarta feira. Será!
Já confirmamos a direção do banco que a agência não funcionará nesta quinta-feira se não houver um comprometimento da equipe de manutenção nesta noite.
“EMPRESA DE MANUTENÇÃO NÃO CONFIRMA INFORMAÇÃO DO BANCO”

Diferentemente do que diz o banco, que afirma estar resolvendo o problema o mais breve possível, o tempo tem comprovado a fala da empresa, de que este serviço só estará terminado no próximo final de semana e se isso for verdade, a SR terá que tomar providências em remanejar seus trabalhadores para outras dependências, pois aquela agência não funcionará em desacordo com a NR-17 (Temperatura entre 20 e 23 graus).

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

AR CONDICIONADO DA CAIXA ITAVUVU TEM PROBLEMAS SÉRIOS.

13.02 - 17.45hs
Estivemos naquela agência hoje (13), por volta das 12 horas e apesar do pequeno volume de clientes, o calor estava insuportável principalmente nas dependências exclusivas para funcionários e o clima alternava na casa dos 32,7 graus.
Uma equipe de manutenção estava na localidade e havia medido a voltagem do prédio, afirmando que a energia estava correta e que o problema é do aparelho, que por ser um modelo diferente dos demais, carece de um entendimento maior sobre seu funcionamento ou de um especialista naquele tipo de maquina.
Os clientes estavam remediados, já que uma das saídas de ar refrigerava somente a região onde estão localizadas as cadeiras de espera para o atendimento, enganando um pouco o verdadeiro clima da agência. Um dos vigilantes havia passado mal no período matinal em virtude do calor e uma funcionária reclamava não estar se sentindo bem, enquanto visitávamos as dependências internas do banco.
Para agravar a situação, enquanto falávamos da proliferação dos vírus e bactérias por intermédio do aquecimento do ambiente de trabalho, chegou uma informação de que o pessoal da manutenção havia retirado um rato morto dos dutos de refrigeração do banco.
Conversamos nesta data com a SR Sorocaba, informando que a manutenção afirma não conseguir entregar o serviço antes do próximo dia 20. Portanto, se no próximo dia 18 (quarta de cinzas) o aparelho estiver quebrado, os funcionários serão remanejados para outras dependências do banco e os envelopes do autoatendimento serão conferidos em outra agência, pois o sindicato estará na porta da agência para fecha-la.
INFORMAÇÃO DA CAIXA ÀS 17 HORAS DE HOJE (13).
Os problemas foram detectados e para amenizar o calor, na quarta-feira (18) quatro ventiladores com vapor de água serão instalados no expediente do banco, que abre somente as 12 horas para o público.
Na noite do mesmo dia, serão instalados dois sprinters de 60 mil BTUS cada, para solucionar definitivamente o problema.
Conversando com a SR Sorocaba, na pessoa da senhora Soraia, entendemos que uma parte do calor insuportável daquela agência, se dá em função de o teto não ser coberto por telhas, pois é o estacionamento do hipermercado Coop, um agravante a mais nesta novela interminável.
Acreditamos que, depois da instalação dos novos aparelhos o problema com a refrigeração daquele banco estará solucionado, para o bem da CAIXA, de seus funcionários e dos inúmeros clientes que lá são atendidos.

Estaremos presentes conferindo o resultado dos trabalhos!