quinta-feira, 28 de abril de 2011

PM e Febraban querem reduzir dinheiro disponível nos caixas eletrônicos



Fonte: Diário de São Paulo

O dinheiro disponível em caixas eletrônicos vai diminuir. Segundo o coronel Álvaro Camilo, comandante da Polícia Militar, essa é uma das medidas de urgência que a PM e a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) pretendem adotar para inibir a onda de assaltos como a desta terça-feira, dia 26, a postos de atendimento bancário.

Do dia 1º até o dia 26, um equipamento foi arrombado ou explodido a cada 60 horas na capital paulista. A violência já levou órgãos públicos como Poupatempo e subprefeituras implantassem sistema bancário que permite ao usuário realizar todo tipo de operação eletrônica nos caixas, exceto saques.

"As pessoas precisam se conscientizar e priorizar o uso de cartões magnéticos em vez de andar com muito dinheiro", afirmou o coronel Camilo. A PM estuda realizar campanhas de esclarecimento à população sobre o risco de andar com muito dinheiro.

"Para os ladrões, o caixa é mais atrativo que o banco porque, além de ter muito dinheiro, o risco de confronto com a polícia é baixo. Além disso, em caso de prisão, o criminoso responde por furto, pena menor que a de roubo", disse.

Na madrugada de terça-feira, dez homens armados invadiram o Ipê Clube, no Ibirapuera, para furtar três caixas eletrônicos do Santander e Itaú. Porém, os vigias viram quando o bando pulava o muro e chamaram a polícia.

Houve intensa troca de tiros entre os bandidos e mais de 20 PMs em três ruas diferentes do bairro. No tiroteio, dois policiais do 22 Batalhão ficaram feridos e os suspeitos Jorge de Jesus Silva e Luiz Carlos da Costa morreram. De acordo com a Polícia Militar, a dupla tinha antecedentes criminais.

Geraldo Magella Lourenço, 36 anos, dirigia sua Saveiro branca na hora do confronto quando Luiz Carlos entrou no carro. "Achamos suspeito ele estar com o carro por lá no meio da madrugada", disse o major Sérgio Watanabe.

A família de Geraldo tem certeza que ele foi vítima da falta de sorte. "Ele vendia milho em frente ao Hospital do Servidor e estava voltando do Parque Dom Pedro, onde faz compras no meio da noite duas vezes por semana", disse Avando de Jesus Barreto, cunhado do vendedor.

Ele morava em Parelheiros, era pai de dois filhos, não tinha antecedentes criminais e seu carro não tinha queixa de roubo. Ele morreu no local, com um tiro na cabeça. Na caçamba da Saveiro havia doces e milho verde fresco.

Nenhum integrante da quadrilha foi preso e, por envolver resistências seguidas de morte, o caso será investigado pelo Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).

Novas medidas

Horas após o tiroteio no Ibirapuera, comandantes da PM se reuniram para traçar uma espécie de cartilha dos pontos em comum nos crimes. Só neste mês foram nove casos na cidade. Serão feitos bloqueios na cidade à procura de explosivos, geralmente furtados em pedreiras.

A polícia acredita que os criminosos recebem informações privilegiadas sobre quantias e dias de abastecimento dos caixas.

Lojistas são contra caixas eletrônicos

Após os últimos casos de explosão de caixas eletrônicos em todo o estado, a Federação dos Dirigentes Lojistas de São Paulo aconselha comerciantes a não instalarem os equipamentos em seus estabelecimentos.

Armamento pesado

Os criminosos especializados em assaltar caixas eletrônicos têm grande poder de fogo. Com o bando que invadiu o Ipê Clube foram encontradas duas pistolas, um fuzil 556 (foto) e um colete à prova de balas de grosso calibre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário