quinta-feira, 30 de maio de 2013

SINDICATO ENVOLVIDO COM A SUSTENTABILIDADE

30.05 - 19:43 hs
(Coleta de água das chuvas, pilhas / baterias velhas e do óleo comestível usado)
O assunto é importante, muitas empresas brigam para conseguir certificações internacionais, mas acima de tudo, devemos participar ativamente deste processo que visa um futuro melhor para todos, principalmente nossos filhos e netos.
Há mais de cinco anos, adotamos um sistema de coleta de água das chuvas para o abastecimento de nosso conjunto aquático e deixamos de abastecê-las por caminhões pipa ou simplesmente pelo hidrômetro. Visualmente nos dias de chuva, o volume de águas captadas pelo telhado do clube era imenso. O desafio foi desviar uma parte destas águas e jogá-las dentro das piscinas.
Verificamos que após desafio vencido, dependendo do volume das chuvas, nossas piscinas chegam transbordar e um próximo desafio (maior e mais complicado) será coletar este excesso, para auxiliar na limpeza de nossas instalações.
Outra atitude que demandou menos trabalho, mas também tem sua importância para a conservação da natureza, quanto ao grau de poluição, por sua ação corrosiva, foi à coleta de pilhas e baterias em recipientes instalados na secretaria do sindicato e na portaria do nosso clube.
Assim, o cidadão que se preocupa com a qualidade de vida futura, tem a oportunidade de depositar as pilhas velhas e as baterias velhas de celulares, brinquedos ou computadores, em um recipiente adequado e que serve de moeda de troca para a Polícia Militar, onde entregamos nossas coletas.
Agora estamos prestes fechar um contrato para a coleta do óleo comestível, evitando que ele seja jogado nos encanamentos e que causem entupimento de galerias e a poluição dos córregos e rios que circundam nossa cidade. O processo também é simples e dependemos da entrega de um recipiente apropriado para coletar este óleo usado, armazenado em garrafas pets que serão coletadas periodicamente.
Este procedimento poderá ser usufruído pelos vizinhos de nossas instalações, bem como pelos freqüentadores diários do nosso clube.
Temos consciência que ainda é pouco e podemos fazer muito mais, porem a coleta seletiva de lixo em nossa cidade também precisa ser revista.
Ficar na dependência de catadores que selecionam o que querem coletar e que esparramam o lixo armazenado em busca de outros produtos recicláveis, não é satisfatório.
Vamos contatar as empresas especializadas e ver, dentro de nossas possibilidades, uma forma de contribuir com a coleta seletiva de recicláveis e propiciar uma cidade mais limpa, mais organizada e de futuro promissor para seus moradores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário