sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Comando Nossa Caixa e BB discutem problemas na migração


A Executiva do Comando dos Funcionários do Banco Nossa Caixa, da qual participa a Federação dos Bancários de SP e MS, representantes de seus sindicatos filiados, entre outras entidades, apresentou à direção do Banco do Brasil, durante nova negociação sobre a incorporação realizada no último dia 3, inúmeras dúvidas levantadas pelos bancários sobre problemas já identificados na migração de regulamento, aberto dia 2.

Acompanhe abaixo os principais problemas discutidos:

Termo de opção - O texto do termo de adesão ao regulamento Banco do Brasil não deixa claro quais são exatamente os direitos e benefícios que o funcionário estará renunciando, tampouco quais os direitos e benefícios que passará a ter após a adesão.


Simulador para migração - O simulador não mostra claramente qual o cargo similar no BB, omite gratificações ao apresentar a situação atual na Nossa Caixa. Os dirigentes sindicais constataram também a necessidade de o simulador apresentar de forma objetiva a real situação do funcionário e nomenclatura de cada uma das verbas recebidas hoje na Nossa Caixa, comparando com a situação semelhante e suas respectivas nomenclaturas enquanto funcionário do BB.


Cursos oferecidos pelo BB - Dada a grande quantidade de cursos disponíveis, há a necessidade de ampliação do prazo para a conclusão.
TAO - A informação dos cursos disponibilizados pela Nossa Caixa para compor o perfil de cada funcionário apresenta falhas, havendo a necessidade de o bancário ter acesso a seu histórico para fazer as devidas correções/atualizações.


Redimensionamento das agências - O BB precisa apresentar para as entidades sindicais, com a máxima urgência, o redimensionamento/dotação das agências da Nossa Caixa já com a estrutura do Banco do Brasil.


Transferências - Diante do número expressivo de solicitações dos bancários de transferência de local de trabalho, há a necessidade de serem atendidas com a maior brevidade possível, antes que sejam feitas novas contratações.


Ponto eletrônico - Falhas no sistema de anotação de pontos estão impedindo o registro de horas extras, sejam para compensar os dias de greve ou as horas extraordinárias necessárias.


Redução salarial - O funcionário, ao aderir ao termo de opção, deve ter garantida desde que assuma função similar no BB, no mínimo a mesma remuneração atual.


Caixa eventual - As garantias dadas pelo banco ao caixa executivo devem ser estendidas ao caixa eventual, permitindo que se torne efetivo.


Licenciados/férias - Funcionários licenciados ou em gozo de férias não podem ser prejudicados na concorrência, nem na adesão, por estarem ausentes de seu local de trabalho.
Esclarecimentos

* Os representantes do BB reafirmaram que o interstício e os reajustes salariais incidirão sobre todas as verbas fixas (VP e VCPs).

* A utilização das ausências permitidas estão garantidas, não tendo mais dezembro como prazo limite.

* A PLR será paga proporcionalmente aos funcionários oriundos da Nossa Caixa, independentemente da adesão ao termo de opção.

* O BB reafirmou que as vagas surgidas a partir do PDV serão ocupadas por funcionários da Nossa Caixa.

* O bancário que entrou na Nossa Caixa como auxiliar administrativo, e hoje está capacitado para ocupar funções técnicas, poderá concorrer a elas.

As negociações com o BB sobre a incorporação da Nossa Caixa foram retomadas no final de novembro, dia 25, após muita pressão dos funcionários. Ainda no dia 30, último dia de vigência do CNPJ do ex-banco estadual, foi realizado manifestação de protesto em diversos locais.

Para o presidente da Federação, Davi Zaia, ainda há muitos pontos a serem discutidos e esclarecidos pelo BB antes que os funcionários façam qualquer opção. “A direção do BB precisa apresentar soluções para a assistência médica dos funcionários da ativa e aposentados, entre outras questões não menos importantes”, reforça Zaia. “Apostamos na negociação, mas ela tem que fluir e trazer resultados que tranqüilizem os trabalhadores”.

No próximo dia 8 as partes voltam a se reunir em Mesa Temática que contará com a presença de técnicos do BB das áreas envolvidas para uma discussão mais aprofundada dos problemas apresentados.
Fonte: Feeb SP/MS

Nenhum comentário:

Postar um comentário