terça-feira, 23 de julho de 2013

QUAL O ÍNDICE IDEAL PARA ESTA CAMPANHA: 12% OU 18%.

Na 15ª Plenária Nacional para a Campanha salarial 2013 realizada entre 19 e 21 de julho, em meio aos mais de 600 sindicalistas houve a votação para a aprovação do índice que será apresentado aos banqueiros no protocolo da Minuta de reivindicações no próximo dia 30.
 Por questões políticas dois índices foram apontados, um com 11,93% (inflação do período + 5% de ganho real) e o outro com 18% (inflação + ganho real).
O impasse fica na forma de como buscar este índice, porque não é somente reivindicar ou merecer, é preciso mostrar números e provar o descontentamento da categoria.
Agora, se a categoria vai às ruas fica evidente a insatisfação e reivindicar 18% até se justifica, mas não é isso que ocorre. De um modo geral, os bancários fingem aderir à greve e se escondem dentro das agências, batem o ponto eletrônico e iniciam trabalhos internos para aproveitar o fechamento dos bancos.
A matriz de cada banco tem estes números e de posse deles, desafiam o movimento sindical quanto o verdadeiro desejo da categoria.
E então, qual o índice a ser reivindicado?
Não existe milagre, ou a categoria se mobiliza e reivindicamos um índice maior, ou não se mobiliza e deixa o sindicato a berlinda para negociar o máximo possível com o envolvimento somente dos dirigentes sindicais!
Essa é a realidade nos bancos privados e em alguns setores e departamentos dos bancos públicos.
O movimento sindical faz o que pode!
23.07 - 21:42hs

Um comentário: