quinta-feira, 20 de maio de 2010

ATA DA REUNIÃO DA COE ITAÚ UNIBANCO REALIZADA NO DIA 18 DE MAIO DE 2010


Presentes:
- Fetec-SP; Fetec-CN; Fetec-NE; Fetec-PR; Feeb-SP/MS; Fetrafi-RS; Feeb-RJ/ES; Fetraf-MG, totalizando 43 participantes.

Pauta:
- Fusão;
- Previdência Complementar;
- Saúde e condições de trabalho.

No início da reunião, foi informado sobre as mais recentes negociações com o banco,
envolvendo a PLR, a PCR e o Auxílio-Educação.

Sobre a PLR de 2,2 salários para todos, a postura do banco foi de não complementação do valor.
Sobre a PCR, haverá nova rodada de negociação no dia de hoje (18/05). O banco já recuou no que diz respeito à universalidade do pagamento da PCR (ou seja, ela será paga a todos os participantes), bem como sobre o não desconto dos valores de PCR dos programas próprios (a PCR não ser á descontada daqueles que receberem AGIR ou RR).
Sobre o Auxílio-educação, o prazo para inscrição foi prorrogado para 04 de junho, conforme solicitado pela Contraf-CUT.

- FUSÃO:

Cada Federação presente relatou as principais demandas resultantes do processo de fusão nas suas respectivas bases.
1) Fetec SP
O Sindicato de São Paulo relatou que houveram 1402 demissões do início de janeiro a 10/05/2010, sendo 394 a pedido; 367 PDV (a maioria com mais de 10 anos de banco) e 641 sem justa causa. O banco tem demitido funcionários com salários maiores. As horas extras são elevadas, principalmente nos departamentos. Pessoas com deficiência (PCDs) estão tendo que assumir funções que não conseguem executar, devido às suas restrições.
A Fetec-SP relatou que as reformas das agências têm gerado muitos problemas, como falta de segurança. Os gerentes de contas PJ do Unibanco, que estão migrando, estão perdendo suas carteiras. A forma de treinamento também tem sido inadequada; os funcionários vão para outras agências, agravando as condições de trabalho nas suas próprias agências. POC (Programa de Oportunidade de Carreira): os funcionários estão recebendo pressão para não fazer a inscrição, e os que fazem são ameaçados com transferências para outra localidade. Falta de suporte nas agências para migração (não sabem o que fazer). A cobrança de metas é absurda. As diferenças entre salários e funções é outro grande problema.
2) Feeb-RJ/ES

Relatou-se muitos pedidos de demissões (bancários estão indo para outros bancos, pois não acreditam que seja mantida uma agência próxima da outra). No Plano de saúde não estão sendo respeitadas as condições para os agregados. O valor do seguro aumentou para os funcionários do Unibanco. Os funcionários do Unibanco não estão conseguindo fazer o consórcio. Pessoal das plataformas PJ está com salários diferenciados. Na transferência do Unibanco para o Itaú está sendo cancelada a filiação junto ao Sindicato.

O Seeb Rio de Janeiro informou que os problemas são os mesmos de são Paulo. Há mais demissões na capital: de Janeiro a abril/2010, foram 145 demissões, sendo 111 no Itaú e 34 no Unibanco. No mês de Maio, em uma semana, 13 pessoas foram demitidas, sendo que todas tinham ações judiciais contra o banco e histórico de LER. O cargo de AG (Assistente de gerência no Unibanco) deixou de existir. O GORT (Gerência Operacional de Relações do Trabalho) deverá ter seu quadro reduzido.

Em Niterói estão ocorrendo demissões, alguns estão tentando ser desligados mas não estão conseguindo. Cobrança de metas absurdas.

3) Fetraf-MG

Belo Horizonte: Número de demissões: 54 Itaú, sendo 29 a pedido e 27 no Unibanco. A grande maioria é oriunda do Bemge e com ações na justiça. Funcionários estão sendo transferido mas ficam sem ter o que fazer nas agencias. Assédio Moral, seguido de ameaças do tipo: “ você tem 60 dias para se encaixar no Itaú, senão...”. Diferenças salariais. No interior não está tendo processo de demissões.

4) Fetrafi-RS

A postura do banco em mesa de negociação com a vinda do Gilberto Trazzi, mudou para pior. Sobre a fusão foi agendada com o Geraldo reunião, para discutir questões especificas do RS. Não estão ocorrendo demissões. O número de funcionários nas agências está reduzido, abriu novas agências e distribuiu os funcionários que tinham. Reformas estão começando agora, mas sem problemas. Está havendo pressão por parte do superintendente para aquisição de férias de 10 dias.

5) Fetec-NE

Não foi feito nenhum debate na federação sobre as fusões. Demissões dos GO por não cumprimento das filas. Fechamento de uma agencia Personalité. Funcionários não conseguem aderir ao POC, e há pressão aos que se inscrevem. Metas muitas cobranças. Fininvest está sendo fechada. A marca Banorte foi comprada e deverá voltar ao mercado. RH deverá ser fechado. Não tem ocorrido demissões e sim contratações, de gerentes com carteira. O programa de reabilitação para os afastados por doença/acidente de trabalho, no nordeste não tem acompanhamento por parte do banco. A discriminação quanto ao afastamento da licença maternidade de 180 dias. Diferenças salariais (novato entra ganhando mais do que já esta). Nas agências do Unibanco o abastecimento dos caixas eletrônicos ainda são feitos pela frente

6) Fetec-CN

Desde a fusão houveram em Brasília 54 demissões no Itaú, sendo 13 a pedido, no Unibanco foram 24 demissões sem justa causa e 28 pedido. Rompimento na sindicalização, quando o funcionário é transferido para o Itaú. PCS. Tem funcionários ganhando mais. Falta de segurança no transporte e abastecimento dos caixas eletrônicos. As férias, o banco está pressiona para que seja tirada somente em dezembro. Plano de saúde, Brasília esta migrando para o BRB Saúde.

7) Fetec – PR

Houve reunião do Coletivo Estadual Itaú Unibanco no dia 06/05 em Guarapuava. As reformas estão ocorrendo após o fechamento das agencias e sábados e domingos. Fechamento do RH. PCS, os mesmo problemas. Demissões, não estão acontecendo. Álcool gel esta sendo solicitado a disponibilização para todos, independente de surtos. Ainda há agências sem portas de segurança, com um funcionário. Em algumas agencias do Unibanco o abastecimento dos caixas eletrônicos ainda tem sido feito pela frente.

8) Feeb - SP/MS

Falta de funcionários. Necessidade de PCS. Os dirigentes sindicais oriundos do Unibanco não recebem seus Contra-Cheques (holerites) e os funcionários são obrigados a retirá-los através do portal.


Após os relatos, o presidente da Contraf-CUT, Carlos Cordeiro, informou que o banco recuou na sua tentativa de rebaixar direitos (não pagar a PCR para todos e descontar de programas próprios). Nova reunião foi marcada para hoje (18/05) às 18:00 horas.

Também propôs solicitar ao Dieese pesquisa com objetivo de elaborar Balanço Social referente à fusão Itaú Unibanco e apresentar ao CADE, que é o órgão que autorizou a fusão.
Os Sindicatos ficarão responsáveis de encaminhar os dados que serão solicitados em breve para suas Federações, que repassarão para a CONTRAF. Na pesquisa deverá constar, por exemplo, número de bancários antes e após a fusão, aumento das tarifas (a arrecadação com tarifas, que hoje cobre 200% da folha de pagamento dos seus funcionários), entre outros.
Outro objetivo será o desenvolvimento de ações políticas (enviar estes dados para fazer audiência pública em Brasília, discutir com a sociedade a valorização dos funcionários etc.).

Na seqüência dos debates, Adriana (Seeb RJ) levantou sua preocupação com os funcionários do Unibanco, que não estão acostumados com o ritmo de trabalho do Itaú.
Adma relatou sobre o novo Código de Ética e a nova cultura organizacional “Nosso Jeito de Fazer “ e “Gestão de Performance”.
Esses temas serão aprofundados e retornarão à COE para debate.

- SAÚDE E CONDIÇÕES DE TRABALHO:

Ficou sob responsabilidade da Adma (Seeb ABC), juntamente com a Contraf, elaborar material eletrônico referente a Saúde, que será disponibilizado em junho, para que os Sindicatos façam a distribuição em suas bases, em data a ser definida para realização de atividades sobre o tema.

- PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR:

O Conselheiro Deliberativo eleito pelos funcionários no Funbep, José Altair, falou a respeito do plano de benefícios dos trabalhadores que vieram do BankBoston. Foi informado que o mesmo está na Itaubank (www.itaubankprev.com.br) e que precisamos ter gestão sobre este fundo. Neste sentido, foram indicadas as seguintes possibilidades, solicitar a eleição de conselheiros ou trazê-lo para dentro da Fundação Itaubanco. Integram este plano cerca de 5 mil trabalhadores (3 mil na ativa e 2 mil que permanecem no plano mesmo tendo saído da empresa).

Informou também que foram aprovadas as contas de 2009 dos diversos Planos de Benefícios Previdenciários de previdência fechada. É importante que sejam lidos os Relatórios Anuais disponíveis na Internet e que, em breve, serão enviados em papel pelas fundações.

Quanto à migração do PAC para o novo plano (Itaubanco CD), o índice de adesão superou a marca de 80% e isso garantirá o crédito extraordinário a cada um dos optantes. Em relação às informações sobre os novos saldos no novo plano as mesmas poderão ser consultadas na Internet utilizando a mesma senha que o participante usou para solicitar a adesão.

Os conselheiros eleitos nas Fundações estão sendo convidados pelos representantes do banco para discutir a unificação de todas as fundações. A princípio essa possibilidade não altera os benefícios dos participantes de qualquer um dos planos previdenciários. Em janeiro os conselheiros foram chamados para tratar sobre a fusão das Fundações. Em 22 de abril houve nova reunião com o banco para tratar destas fusões, no entanto, os conselheiros presentes, eleitos pelos ativos, defendem a necessidade da presença dos sindicatos nestas negociações, bem como, ressaltaram a existência da pauta sobre previdência complementar, a qual já foi repassada ao banco, tendo como tema principal, a previdência para todos no Itaú Unibanco (hoje, cerca de 40% dos trabalhadores participam de algum plano fechado, 25% estão no PGBL com os seus problemas, e 30% do nosso quadro não tem qualquer plano).

Não podemos abrir mão da representatividade dos conselhos dos fundos eleitos. A próxima reunião envolvendo os conselheiros está marcada para o dia 09 de junho. O movimento sindical deve tomar conta deste processo.

Ainda a respeito da fusão das fundações, a legislação e os normativos estão para serem mudados conforme o que afirma a PREVIC e a ANAPAR.

É fundamental, reforçarmos e discutirmos nos Sindicatos, o tema “Previdência para todos” no Itaú Unibanco.

Para os conselheiros o modelo ideal de gestão deve contemplar: paridade na gestão, ausência de voto de Minerva e a eleição de membros na Diretoria Executiva.

Encaminhamento: Agendar uma reunião com o banco para tratar da fusão das fundações e também do tema “Previdência para todos” no Itaú Unibanco. Seria conveniente que este evento acontecesse antes do dia 09 de junho.

Acatando uma indicação da Fetec-PR, os conselheiros eleitos serão instados a participar das reuniões da COE.


Walmir Gomes/Mauri Sergio M. Souza
Coe Itaú-Unibanco
FEEB SP MS

Nenhum comentário:

Postar um comentário