segunda-feira, 3 de maio de 2010

Reforma do HSBC centro causa transtornos a clientes e funcionários


O Sindicato dos Bancários tem recebido várias reclamações de clientes e funcionários, pois, o banco HSBC/ Centro, está em reforma há mais de um mês, e isto, está causando transtornos aos correntistas e aos funcionários que estão trabalhando em péssimas condições.

Diantes das reclamações, os diretores do Sindicato foram até a agência do HSBC e comprovaram a reforma que está preocupando o sindicato. Segundo informações, as obras se estenderão até o mês de junho e elas estão sendo realizadas no horário de expediente causando transtornos devido a poeira, barulho e a falta de estrutura para funcionários.

O Sindicato dos Bancários está tomando as providências necessárias junto a Superintendência Regional do banco para que, os clientes e os funcionários não sejam prejudicados com essas obras.

13 comentários:

  1. Anônimo6/5/10 17:51

    Trabalho no HSBC ag Centro, e posso afirmar que as obras não estão acontecendo durante o expediente, os operarios chegam após as dezoito horas e param com as obras bem antes do banco abrir. A poeira realmente é um problema, mas é impossível não tê-la durante qualquer reforma. Li no jornal do sindicato a seguinte frase: "a impressão que dá é que o banco está saindo do Brasil", se o banco fecha agencias o sindicato reclama, se o banco investe nas agencias o sindicato também reclama. Acho que o sindicato é extremamente importante para nós bancários, mas deve se preocupar mais com problemas de verdade e não com a reforma, que NÃO ACONTECE EM HORÁRIO DE EXPEDIENTE, e que vai deixar a agencia do Centro com padrão internacional.

    Estamos em reforma sim, mas com o objetivo de melhorar sempre, tanto para nossos clientes externos, quanto para nossos clientes internos.

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  2. Anônimo6/5/10 17:56

    A reforma visa melhorias para clientes e funcionários. Nossa agência terá padrão internacional. E isso é bom para todos.

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  3. Anônimo6/5/10 20:28

    Concordo c/ meus colegas acima e gostaria d acrescentar q ñ temos problemas com barulho devido a obra durante o expediente bancário.
    Uma coisa q causa transtorno ñ só p/ a equipe, mas tbem p/ correntistas, eh a diretora do sindicato marcar dentista durante o expediente em um dia de grande movimento após ter retornado de férias, causando transtorno pra equipe e pra correntistas, mas isso o sindicato ñ vê, até mesmo pq isso é o sindicato. Qdo a pessoa ñ tem competencia pra sustentar uma carreira, ela se apoia no sindicato e o usa como escudo. Mas isso ñ sai no nosso jornal.

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  4. Anônimo7/5/10 18:27

    TODOS OS FUNCIONARIOS ESTAO EMPENHADOS EM AFETAR O MINIMO POSSÍVEL O ATENDIMENTO AOS CLIENTES. A AGENCIA ALÉM DOS CLIENTES ATENDE TAMBEM UM GRANDE NUMERO DE USUARIOS. PARTICULARMENTE NAO OUVI NENHUM CLIENTE RECLAMAR DA REFORMA. ESTAO MUITO CURIOSOS E ANSIOSOS POR SABER COMO FICARÁ . CERTAMENTE SERÁ UMA AGENCIA MUITO BONITA E CONFORTAVEL.

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  5. Anônimo8/5/10 06:38

    Com todo respeito que tenho pelo Sindicato dos Bancários, gostaria que o mesmo averiguasse melhor as informações antes de sair publicando no site ou no jornal. Pelas postagens acima, ficou claro que a reforma é bem vinda e não está causando transtorno nem para clientes nem para nós funcionários. Como já foi mencionado, a poeira existe, mas não a ponto de atrapalhar o andamento da agência. Acho que o Sindicato poderia empregar melhor seu tempo brigando por causas que tragam melhorias para nós bancários. E não criticando um investimeno tão alto que está acontecendo por parte do HSBC, que trará não só melhorias para clientes e funcionários, mas também para a sociedade como um todo, afinal novos empregos já estão sendo gerados.
    O Sindicato também poderia conversar e orientar seus diretores que continuam trabalhando nas agências, para que não ocorra abusos por parte desses, uma vez que estão protegidos pelo Sindicato. O Sindicato não pode pregar melhor atendimento, melhores condições de trabalho e outras exigências que faz aos bancos, se seus diretores chegam para trabalhar quando querem, a hora que querem e vão embora quando querem... isso é um desrespeito a toda categoria e aos clientes. O Sindicato precisa rever seus conceitos, valores e causas...

    Bom dia a todos

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  6. TEM ALGO DE ERRADO NESSA HISTÓRIA...

    SINDICATO VAMOS APURAR, SÂO VARIOS COMENTÁRIOS FEITOS A RESPEITO ONDE ESTÃO CONTRARIANDO VOCÊS.

    LOGO VAI COMEÇAR CAMPANHA SALARIAL NOVAMENTE, ONDE VOCÊS ESTARÃO EM FRENTE A AGÊNCIA SOLICITANDO PARA NÓS BANCARIO NÃO ENTRAR.

    QUAIS AÇÔES O SINDICATO GANHOU NA JUSTIÇA EM RELAÇÂO A CAMPANHA DO ANO PASSADO. ONDE OS GERENTES OBRIGARAM OS FUNCIONÁRIOS A ENTRAR E O SINDICATO TIROU FOTO ALEGANDO QUE IRIA ENTRAR COM UMA AÇÃO. ENFIM NUNCA ISSO ACONTECE E NÓS VIMOS UM MONTE DE BANCÁRIO PERDENDO O EMPREGO .

    OU SEJA, TODO ANO É A MESMA COISA .

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  7. Importante que cheguem de alguma forma e quando recebemos uma denuncia procuramos apurar a verdade e nem sempre contamos com a honestidade dos colegas de trabalho.

    Inúmeras vezes fomos acionados para coibir assédios gerenciais, metas abusivas (150%, 250%) e na apuração com os colegas, a denuncia não procede.

    É claro que existe o medo de se falar a verdade, o preço pode ser o emprego, por isso permitimos o anonimato e dele o banqueiro tem tirado proveito, alias, apóiam quando o movimento sindical não divulga o nome do assediador ou agressor trabalhista.

    Também é verdade que as demissões existem e a greve é sempre a vilã para aqueles que perdem o emprego e para aqueles que, defendendo a empresa onde trabalham preferem achar no sindicato o culpado pelas demissões. No caso do Bradesco por exemplo, nenhuma agencia fez greve em 2009 e as demissões ocorreram a partir de janeiro de 2010, qual terá sido o motivo das demissões neste caso?

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  8. Existem os maus gerentes, os maus chefes, os superiores despreparados e os maus profissionais. Eles estão em qualquer lugar, basta a situação se complicar e eles aparecem as vistas de todos, não existe perfeição no ser humano.

    O sindicato prima pelo bem de todos e quando é envolvido, procura detectar as falhas do sistema, seja ele da organização ou do administrador local que nem sempre entende as orientações recebidas e comete injustiças, persegue colegas de trabalho e consegue se safar da responsabilidade escondido atrás das denuncias anônimas, isso mesmo, pois o anonimato premia o agressor, afinal de contas não podemos acionar ninguém com uma denuncia anônima.

    O assedio moral tem este agravante para gerar um processo, é necessário obter informações de testemunhas, assim o agressor continua impune e nós não conseguimos fortalecer as provas nesta pratica agressiva pois nossos colegas de trabalho não se arriscam, por medo de retaliações.

    CONTINUA...

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  9. ...Quando nos posicionamos na porta dos bancos para dar amparo ao trabalhador no momento da greve, ouvimos das bocas serradas dos colegas “é isso mesmo, fiquem aqui que eu não entro” ou “esse banco ganha muito e não divide com a gente” ou “agora eu quero ver meu chefe ralar e trabalhar de verdade” e ali ficamos como vigias das portas, prestando um serviço pela coletividade. Então, alguém “de dentro” usando o celular, começa o trabalho de “arrebanhamento das ovelhas desgarradas”. Quando adentramos a agencia para passar informes sobre a greve, encontramos o bancário revoltado, trabalhando escondido do sindicalista colaborando com o “mau chefe”. Quem esta errado? O sindicato, de ficar na porta e não perceber a passagem secreta usada pelos “furões”? O chefe agressor e mau caráter, que uso do poderoso celular? O funcionário, que concorda com o sindicato e depois muda de idéia? No Bradesco as demissões acontecem em janeiro e ninguém faz greve naquele banco.

    Continua...

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  10. ....Quanto as férias e ao tratamento dentário, quem esta livre das dores, quem tem controle sobre elas? Será que só o sindicalista é vulnerável as dores e elas só ocorrem após as férias? Será que o trabalhador brasileiro não garantiu um mínimo de credibilidade para tratar suas dores, mesmo que durante o expediente de trabalho? As dores não afetam somente o sindicalista!!

    Quando um sindicalista usufrui do direito conquistado pela categoria através de brigas a mais de meio século para dar as garantias que estão aí colocadas, mostra para os colegas que isso é possível, que todos têm o mesmo direito.

    Quando saímos as ruas em busca de um acordo salarial melhor e quem sabe maior para todos, corremos o risco do desemprego também, pois somos ignorados pelos patrões quando o assunto é promoção por mérito e se perdermos o amparo sindical, a demissão é certa, não somos mais interessantes para o banco, pelo fato de termos optado pelos direitos iguais.

    Continua...

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  11. ...A entidade sindical não é dona da verdade, nem seus componentes.

    Existem os bons e os maus sindicalistas, como existem os bons e os maus profissionais em qualquer categoria profissional. Nós sindicalistas, temos um peso diferenciado e uma condição incomoda, pois para o patrão somos a pedra no sapato e para alguns colegas temos o telhado de vidro, para receber as pedras da revolta, pelo excesso de cobranças profissionais da categoria e acabamos sendo confundidos com o “inimigo”. A reforma da agencia centro do HSBC incomodou o cliente do banco sim, houve denuncias e elas não foram anônimas, GRAÇAS A DEUS.

    Junto às denuncias vieram as reclamações de falta de funcionários para o atendimento, GRAÇAS A DEUS, afinal eles defendem nosso emprego e querem mais trabalhadores para o atendimento interno. Junto às reclamações vieram as criticas pelas taxas cobradas, pelas tarifas, pelos juros exorbitantes, pela venda casada, pelo mau atendimento e eles também não têm razão nos apontamentos??


    Continua...

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  12. ...Bonito o funcionário defender sua empresa! Também quero o sucesso da minha entidade, por isso a defendo! Bonito o funcionário defender uma reforma e dizer que seus colegas concordam com sua opinião. O estranho é a forma como as coisas foram colocadas “no anonimato”, isso dá a impressão de que, ou elas estão vindo de algum bancário com cargo superior (aquele que faz uso do celular durante a greve) ou de alguém que, em se preocupando com o sindicalista, deixa “extravasar” a raiva e a fúria que deveria ser canalizada contra o verdadeiro culpado pelo seu estado emocional, o banco com sua ganância monetária e a falta de respeito com o ser humano. De qualquer modo, um dia e por qualquer motivo, todos acabam precisando da entidade sindical, ela esta a disposição dos anônimos também. É em beneficio de muitos anônimos que atuamos em varias situações e conseguimos melhorias, fazer justiça, exigindo o cumprimento da convenção coletiva.

    Bom saber que o sindicato esta sendo criticado por estar fazendo seu papel, pior seria se não estivéssemos fazendo nada.

    Continua...

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  13. ...Quanto aos processos na justiça, só não levamos adiante porque os bancos desistiram das acusações contidas nos “interditos proibitórios”, para os quais já temos argumentações para defesa. Dentro destes textos coloquei um pouco de nossa vivencia sindical.

    Não somos unanimidade porem, passamos por uma significativa eleição que registrou 98% de aceitação. Não consegui silenciar meu coração. Se existem pessoas que estão satisfeitas com as reformas, existem também as que estão descontentes e entre estes, alguns bancários que já reclamaram do pó, do barulho, da jornada diária, do superior, do opressor e também do puxa-saco.

    Acredito no que faço e nas denuncias quando constato a verdade, confio na categoria e a represento todos os dias por onde ando. Não tenho o poder da justiça nas mãos, mas batalho por ela e por qualquer cidadão, seja ele quem for, até o “anônimo”.

    Julio Cesar Machado - Presidente da entidade Sindical Bancaria de Sorocaba e Região

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