sexta-feira, 18 de março de 2011

Projeto de Lei que proíbe uso dos celulares dentro dos bancos em Sorocaba


Por Julio Cesar Machado

Apesar de ser um projeto de lei que naturalmente tem como preocupação maior, a segurança e o bem estar da comunidade, o sindicato têm motivos suficientes para ser contrário a sua aplicação e contestar sua eficiência.

Em primeiro lugar o sindicato acredita que a segurança deveria ser uma preocupação dos banqueiros para com aqueles que proporcionam os lucros astronômicos batidos ano após ano, que são os bancários e principalmente os clientes bancários.

Citamos por exemplo, o direito que o cidadão tem de usar um serviço contratado como, por exemplo, a telefonia, que poderia ser o caso dos bancos também. Pagando pelo uso, o cidadão tem direito de usufruir daquele beneficio como desejar, respeitando suas limitações é claro.
Ocorre que nós bancários fazemos uso do telefone celular como uma ferramenta de fácil contato com nossos clientes e já falamos em outros momentos que vários gerentes possuem mais de dois celulares para exercer sua função, dentro e fora das agências. Então como ficamos perante a população se formos isentados da proibição, por exemplo? Se também formos proibidos do uso, teremos que ficar fora do banco para atender as ligações diárias? E no caso dos médicos com pacientes internados, como ficam as emergências?

Repetimos que esta responsabilidade, o da segurança bancária é responsabilidade primeira dos banqueiros pois, se compararmos aos shoppings ou Hipermercados, por exemplo, verificamos o monitoramente “em tempo real” desde a entrada naqueles estabelecimentos. Nos bancos esta preocupação ou obrigatoriedade, não existem.

Quando adentramos um clube ou uma sala de cinema, lá estão os porteiros exigindo identificação de associado ou tíquete de ingresso para garantia de tranqüilidade e direito. Nos bancos temos que provar que as portas automáticas são necessárias para amparar ou garantir um mínimo de segurança para todos os freqüentadores e, diga-se de passagem, quando instaladas para cumprir com as leis municipais, os banqueiros entram com recursos em todos os municípios, contestando e requerendo suas retiradas invariavelmente. Sem falar nos vigilantes bancários, que é desejo dos banqueiros acabarem com este sistema de vigilância.
No entendimento do Sindicato, a proibição do uso dos celulares é uma ferramenta importante no combate a marginalidade, mas não em nosso caso onde trabalhadores e profissionais de diversas áreas procuram soluções para seus problemas.

Por último lembramos que antes do uso dos celulares, os marginais aplicavam golpes nos usuários colando uma identificação nas vestimentas das vitimas, que seriam abordadas e assaltadas fora dos bancos, um pouco mais difícil na prática, mas funcionava da mesma forma.

Defendemos ainda a lei da colocação das divisórias, que se bem instaladas impedem a visão de outros que esta sendo transacionado nos caixas e assim afastamos a permanência de “olheiros marginais” do interior das agências. Defendemos também a instalação das portas giratórias como outro obstáculo a marginalidade e estamos difundindo esta ideia em todos os municípios de nossa região, pois, entre um banco com porta giratória e outro sem este dispositivo, 90% de chance do assalto ser cometido naquele sem o dispositivo.

Um marginal preso pela policia após um assalto cometido em uma cidade vizinha de Sorocaba confessou que dos três bancos daquela praça existiam planos de assalto a apenas dois, justamente os que não possuíam portas automáticas.

Como cidadãos “do bem” não podemos ser impedidos de utilizar nossas ferramentas de trabalho, temos que ter garantias de que as instituições e/ou empresas como no caso os bancos, arquem com o ônus da segurança afinal pagamos por tudo o que transacionamos dentro das agencias bancarias e a elas confiamos nosso dinheiro suado. Não podemos ser comparados aos cidadãos “do mau” que nos observam para conseguir o seu dinheiro sem suor, aquele suor do trabalho honesto, diário, sem prejuízo a sociedade.

Um comentário:

  1. Anônimo7/3/12 03:33

    Tenho raiva toda vez que alguém fala dessa lei de celular em bancos. Temos que criar medidas as quais a população não tenha que ser penalizada com os erros de alguns. Com certeza, os marginais acharão outras técnicas para praticarem o crime da " saidinha " e as pessoas de bem terão que, mais uma vez, se privar de um benefício. Chega de privações, essa lei é um lixo !!!

    ResponderExcluir