quinta-feira, 25 de agosto de 2011

NEGOCIAREMOS A EXAUSTAO!

Em reunião realizada na Federação dos Bancários de SP/MS no dia 23.08, os 24 presidentes dos sindicatos filiados a ela discutiram os resultados das ultimas negociações salariais.
Enquanto as clausulas estão no campo social, as conversas são tidas como normais e os assuntos fluem dentro de uma certa normalidade.
Quando o assunto é financeiro/econômico a conversa já não é tão amistosa e a proposta patronal gira em torno da reposição dos salários ou simplesmente a recuperação das perdas salariais.
Nos últimos anos, o movimento sindical tem agido por instinto e provocando o fechamento das agencias bancarias, o que vai de encontro ao desejo patronal de retirar o movimento de clientes de dentro delas e encaminhando todos para os correspondentes bancários.
Uma pequena parcela do movimento sindical tem cobrado a atitude sindical de fazer greve, mas em nosso entendimento devemos esgotar as conversas e diante do impasse na mesa de negociações (sem precipitações), partiremos para a greve que nunca pode ser descartada.
Outro ponto que ganhou força desde a negociação de 2010, foi o injusto índice diferenciado para a mesma categoria, que independente da falta ou erro na atitude de alguns o banco discrimina e aplica um índice menor para os maiores salários e se valorizam os salários de ingresso, desvalorizam e achatam os maiores salários sem pensar duas vezes.
Uma minoria dentro do movimento sindical acredita e deseja uma greve imediata.
Nosso grupo já pensava diferente a anos passados e hoje somos maioria, acreditamos nas negociações com sucesso mesmo que demore um pouco mais.
O índice deve ser o mesmo para bancos públicos e privados e devem sair da mesa de negociações da Fenaban, sem interferência do governo federal que desestabiliza uma campanha nacional.

Júlio Cesar Machado

Nenhum comentário:

Postar um comentário