sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

OS DESAFIOS ESTÃO AÍ PARA SEREM VENCIDOS

Muitos foram os desafios do movimento sindical em 2011 e em especial para o Sindicato dos Bancários de Sorocaba e Região, que avançarão 2012 afora.
Estamos finalizando o ano com uma serie de processos movidos contra o sindicato em razão da greve e vários deles já estão sendo contestados. A juntada de documentos, a contratação de cartorários para garantir nossas afirmações custou muito aos cofres do sindicato, dando muito trabalho ao departamento jurídico e assim vamos seguindo e enfrentando todas as dificuldades.
Poucos bancários entendem a dinâmica e o processo grevista que não é jogado ao ar, sem medir conseqüências. Quando iniciamos uma manifestação grevista ponderamos todos os movimentos e a possibilidade de cada avanço, ou das contra argumentações que receberemos.
A administração de uma entidade sindical é bastante seria e de responsabilidade. É só analisar o poder de compra do bancário que tem obtido ganho real ano após ano graças a atuação dos sindicatos, facilitando a aquisição dos carros de ultima linha, ferramenta importante para a realização dos trabalhos e o cumprimento das metas. Também a questão moradia do bancário melhorou bastante e são vários os que moram em condomínios fechados de alto padrão em Sorocaba e na região.
Pena que o judiciário brasileiro ainda esteja dividido em seus julgamentos e temos muito que cobrar do Ministério Público em defesa da categoria. Nem sempre as ações sindicais são compreendidas e o que parece lógico, por se tratar de bancos e seus donos poderosos, transformam-se em dificuldades e seu desenrolar jogado para a campanha salarial ou para o julgamento judicial.
Nosso sindicato tem enfrentado seus problemas e dificuldades, estando sempre próximo dos trabalhadores e solucionando casos e injustiças.

4 comentários:

  1. e o BB?
    ta passando como um trator por cima de tudo
    disputa entre funcionários e terceirizados, trabalho de sabado, e por aí vai
    precisamos de socorro

    ResponderExcluir
  2. Ah, a sutil diferença entre o discurso e a realidade. Cá entre nós, este foi o pior ano de campanha sindical que vi nos últimos 5 anos! Aumento mixuruca, quem devia por a cara para bater saiu correndo, vários colegas ao invés de ajudar furaram a greve e enfraqueceram o movimento, pensando mais no umbigo do que no coletivo. Podia ter sido pior, poderíamos nem ter sindicato, nem reajuste, nem nada. Mas eu não consigo me contentar com o que estou vendo. Sorry

    ResponderExcluir
  3. Anônimo2/1/12 17:36

    O que nosso amigo Ricardo não percebeu é que não são fura-greve, mas sim funcionarios indignados com a falta de apoio do sindicato em algumas questões importantes, que fizeram com que estes não aderissem à greve. Durante a campanha não ouvi nada a respeito da invasão dos terceirizados às agencias e até, pasmem, a utilização do sistema do banco por parte deles, porque com aquele sistema furado de Correspondente Bancário, não são capazaes de liberar um emprestimo sequer. O funcionário fica a disposição dos terceirizados, e estes acham que tem os mesmos direitos (mas não deveres) dos funcionarios concursados. ABSURDO!!!!!!

    ResponderExcluir
  4. assédio moral rola solto no BB
    muitos que eram BNC chegam a ser mais radicais do que os que já eram BB
    que é isso? insegurança? mostrar que são "bons"?
    ta acontecendo de tudo
    cada agencia age de um jeito é salve se quem puder

    ResponderExcluir