segunda-feira, 28 de maio de 2012

SOMOS CONTRARIOS AO TRANSPORTE DE CHAVES DO BANCO

Desde 2010 estamos discutindo vários assuntos relativos à segurança bancaria com a Fenaban e entre elas esta o transporte das chaves do banco.
A primeira impressão é de que o banqueiro não tem um mínimo de interesse pelos problemas relativos à segurança bancaria.
Quanto aos assaltos conhecidos como saidinha de banco, eles dizem que isto é problema de segurança publica e temos varias horas de discussões neste assunto para tentar provar que o crime acontece nas ruas, mas tem inicio dentro dos bancos com a participação de “olheiros”, que são comparsas dos assaltantes das ruas para quem relatam quais são as vitimas a serem atacadas. Neste sentido, o sindicato de Sorocaba desenvolveu a idéia do “biombo”, copiada por varias cidades no País.
Quanto ao transporte das chaves, é evidente que os marginais pratiquem o seqüestro como inicio dos roubos e em poder de parentes de bancários, pressiona os bancários para que retirem o dinheiro do banco e entreguem para os marginais em locais previamente marcados, com o vinculo da liberação dos parentes na seqüência.
Em nosso ponto de vista, uma empresa de valores deverá carregar estas chaves diariamente, recolhendo após o expediente diário e entregando-as na data seguinte, após a confirmação de senhas ou constatação de estar tudo em ordem dentro das agencias.
São atitudes simples que cobramos, mas as respostas são sempre negativas.
Bom que o pedido venha de dentro dos bancos, como recebemos neste ano para incluir em nossas reivindicações. Muito embora ela já seja uma reivindicação, é importante que tenhamos esta opinião vinda da base, isso reforça o que pregamos nas negociações.
Recuse este tipo de transporte perigoso para nossas vidas!
Esta pode ser uma iniciativa simples, que se tomada por todos os gerentes tem força de mudança em todo o território nacional.

Um comentário:

  1. Helton L. Alexandre6/6/12 16:56

    Como funcionário do Santander e ex funcionário do saudoso Real, sinto que agora temos muito menos respaldo do banco para assuntos relacionados à segurança dos funcionários e clientes.
    Sequestros de funcionários estão ocorrendo com mais frequência sem que o banco tome atitudes eficazes para evitá-las. Uma delas seria a de deixar com empresa de transporte de valores a posse da chave do cofre da agência, tirando de vez o perigo das costas dos funcionários e seus familiares de serem pegos por bandidos.
    Cobrar atitudes de segurança dos funcionários é fácil mas dar o exemplo e ser pró ativo...
    Helton Luiz ALexandre

    ResponderExcluir