terça-feira, 25 de setembro de 2012

SINDICATO: VEICULO DE TRANSPORTE SEGURO DE UMA CATEGORIA

Estamos prestes a dar inicio a mais uma rodada de negociações com a Fenaban e independente do que acontecer, este é outro momento conquistado pelo movimento sindical.
Em negociação desde o dia 07 de agosto, nossas pautas foram claras e objetivas, levantadas nas bases como desejo da categoria e transformada em realidade, quando entregues nas mãos dos banqueiros.
Foram quase 30 dias negociando, discutindo, provando nossas necessidades, até chegarmos nas clausulas econômicas no dia 04 de setembro, costumeiramente contestadas por eles.
Como veiculo condutor, o sindicato preparou as pesquisas, aplicou e colheu-as com tempo suficiente para realizar encontros regionais, intermunicipal e nacional, traduzindo os anseios da categoria em uma minuta de reivindicações.
Frustradas as negociações, a organização da greve cabe única e exclusivamente ao sindicato, que prepara os documentos, respeitando leis e exigências jurídicas, até o ponto das assembléias e deflagração da greve.
Em greve, cabe ao movimento sindical orientar e distribuir seus dirigentes nas principais localidades de sua base para propiciar uma manifestação abrangente e de impacto social.
Fechadas a negociação com índice e conquistas sociais, nova assembléia organizada e aceitação ou não da proposta, comunicando oficialmente os órgãos competentes.
Então, o sindicato é um trem no trilho com seus vagões cheios de trabalhadores, com inicio de transporte, viagem segura e destino certo.
Dentro dos vagões os trabalhadores são conscientes, alguns nem tanto, outros ignoram o percurso, outros nem se preocupam se alguém esta pagando por aquela viagem, mas todos tem uma única certeza, vão chegar no objetivo.
E assim as conquistas obtidas pelos grevistas, com organização do sindicato chegam a todos os bolsos, independente de filiação sindical ou não.
Você acha justo? Filie-se ao sindicato! Sua participação é fundamental no sucesso de nossas atuações em defesa de todos!

2 comentários:

  1. A importância da greve no cenário trabalhista é indiscutível, no entanto sua motivação e condução ditam o que se segue.
    O sindicato não compareceu em minha agencia para me ajudar na conscientização dos colegas.
    Marcou assembleia antes de saber do resultado de outros estados e direcionou descaradamente para um fim de manifestação onde todos sabíamos estar muito abaixo do esperado, seguindo cegamente uma orientação superior sem sequer discutir a proposta. A pressa de se votar era evidente entre os sindicalistas, todos viram a palhaçada que se fez durante a assembleia.
    Ninguem está livre de criticas, no entanto a participação do Sindicato nesta greve em especial mostrou claramente quem manda nos sindicatos.
    Como a caixa não pode votar em separado, ficamos por culpa do sindicato sem poder ajudar nossos colegas que em muitos outros estados permaneceram em greve e não se renderam a pressão nem do sindicato nem dos banqueiros.
    Gostaria de agradecer a péssima atuação do sindicato dos bancários de Sorocaba promovendo a desunião da categoria e empurrando os seus membros para um futuro cada vez menos promissor.
    Finalizo perguntando para a consciência de cada um, foi feito o que era possível? Pensamos realmente nos bancários? ou aceitamos passivamente a imposição dos comandantes mor deste país.

    ResponderExcluir
  2. Vou simplificar este assunto para nao desmerecer a atuaçao de muitos que fizeram sua parte na CEF, no BB, no ITAU, no SANTANDER, no HSBC e em outros.
    HOJE os grandes centros voltaram aos trabalhos e será que se espelharam no interior?
    As assembleias são extremamente importantes e a participação delas é fundamental. quer culpar alguem, culpe o sindicato, afinal somos nós que assinamos os acordos!

    ResponderExcluir