terça-feira, 24 de junho de 2014

IDEC DEIXA CONSELHO DO PROCON-SP POR USO ELEITORAL DO ORGÃO.

25.06 - 00.21hs
O Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) que é uma associação de consumidores sem fins lucrativos, mantida pela colaboração dos próprios associados anunciou sua saída do Conselho Curador da Fundação Procon de São Paulo alegando "razões políticos-eleitorais" que estão interferindo na política de defesa do consumidor.
O mandato do atual diretor-executivo do Procon-SP, Paulo Arthur Góes, seria concluído em janeiro de 2015. Na última quarta-feira (18), porém, um decreto publicado no "Diário Oficial" do Estado informou que ele foi exonerado do cargo. Para seu lugar, foi nomeado Alexandre Modonezi de Andrade, que era superintendente do Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem-SP).
"Não nos opomos à troca de comando no Procon, até porque isso ocorreria mesmo. Tampouco nos opomos à prerrogativa que tem o governador de indicar o diretor da entidade. Mas, a maneira como tudo foi feito, antecipando um processo e deixando claro que isso atende a necessidades alheias à defesa do consumidor, é o que merece nosso repúdio", afirmou o Idec, em nota.
A coordenadora-executiva do Idec, Elici Bueno,  diz, ainda, que "o rebaixamento dessas instituições e seu loteamento político denotariam inequivocamente um retrocesso em relação à defesa do consumidor". A nota do Idec critica supostas interferências eleitorais no órgão público. "O Idec lamenta que razões políticos-eleitorais possam colocar à prova a política de defesa do consumidor, num contexto em que ela vinha ganhando força e institucionalidade em vários níveis governamentais."
O instituto destaca que o Procon-SP, criado em 1976, vive o "auge" de sua "maturidade de integração com seus pares nas demais cidades do Estado e, por isso, não deveria ter essa interferência em sua história".

(Fonte UOL)

Nenhum comentário:

Postar um comentário