terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Santander avança no Leste europeu e oferece 4,2 bi de euros por banco polonês



Dow Jones, no Valor Econômico

O Banco Santander lançou ontem oferta de ? 4,29 bilhões pelo banco polonês Zachodni WBK, maior na investida do gigante bancário espanhol até hoje nos mercados do leste europeu.

O Santander acertou, em setembro passado, com o Allied Irish Banks, a aquisição de uma participação de 70% do banco irlandês no BZ WBK, mediante proposta de compra dos 100% do terceiro maior banco polonês em número de agências.

O Santander superou por pequena margem propostas concorrentes do BNP Paribas e do PKO Bank Polski, um banco estatal da Polônia.

Javier Bernat, analista do Caja Madrid, disse que o preço pago é "razoável" e proporciona boa posição estratégica ao Santander no maior mercado do leste europeu. "Essa é uma boa base e área de operações" para outros prováveis negócios nos países vizinhos, disse Bernat.

O Santander é o maior banco na zona euro em capitalização de mercado e emergiu da crise financeira como uma das instituições mais sólidas. Após a compra do Zachodni, o Santander obterá 46% de seu lucro nos mercados emergentes. O Santander tem o maior número de agências bancárias na América Latina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário