terça-feira, 5 de outubro de 2010

Carta do Comando para a Fenaban


À
FEDERAÇÃO NACIONAL DOS BANCOS (FENABAN)
PRESIDÊNCIA
ATT. SR. FÁBIO COLLETTI BARBOSA
NESTA


Prezado Senhor:


Em reunião ocorrida na presente data, o Comando Nacional dos Bancários repudiou a maneira pela qual a Federação Nacional dos Bancos vem conduzindo o processo negocial deste ano, caracterizado por evidente descaso com as reivindicações apresentadas pela categoria bancária, e uma acentuada prática antissindical.

Ressaltamos que as assembleias dos sindicatos, realizadas em âmbito nacional no dia 28 de setembro, rejeitaram a proposta de reajuste de 4,29%, apresentada pela Comissão de Negociação dos Bancos, deliberando pela deflagração da greve no dia seguinte.

Todavia, em total arrepio à legislação trabalhista encartada no artigo 224 e seguintes da CLT, os bancos estão convocando os empregados a alterar seu horário de trabalho para ingresso nas agências e departamentos durante a madrugada, a fim de garantir a produtividade e realização dos serviços, bem como enfraquecer o movimento grevista.

Tal prática assediante e ilegal atenta contra a organização sindical e a livre associação de seus empregados, prejudicando a saúde do trabalhador que se vê obrigado a sair de casa em horário incompatível com sua jornada habitual, já que não lhe é dado o direito de opção, haja vista a constante ameaça de demissão.

Na mesma linha, os bancos vêm sendo orientados a mais uma vez adotar outra prática antissindical, com a interposição de interditos proibitórios cujo único escopo é tolher a greve da categoria, enfraquecendo por meio de liminares e multas altíssimas, o movimento paredista.

Lembramos que a greve é instrumento legal e que a lei nº 7.783/89 prevê em seu artigo 6º a realização de piquetes como meio de convencimento dos trabalhadores frente à intransigência das instituições financeiras, que se recusam em apreciar com seriedade as reivindicações levadas pela categoria por meio do Comando Nacional dos Bancários.

Assim sendo, reafirmamos nossa disposição em negociar, para que possamos continuar buscando um acordo que atenda a expectativa dos bancários, conforme a minuta de reivindicação que entregamos a Vossa Senhoria no dia 11 de agosto.



Atenciosamente



Carlos Alberto Cordeiro da Silva
Coordenador do Comando Nacional dos Bancários

Um comentário:

  1. pessoal
    BB ta chamando reunião... fiquem atentos
    se a gente trabalha quinta e sexta não consegue retomar segunda
    isso é lenda!!!!
    a hr é agora

    QUEREMOS O REAJUSTE DO BRB

    ResponderExcluir