quinta-feira, 20 de outubro de 2011

O INDICE NÃO FOI O DESEJADO, MAS ESTA AVANÇANDO A LONGO PRAZO

O movimento sindical trabalhou as reivindicações da categoria desde o mês de Abril/11, f alando pela Federação dos Bancários de SP/MS e os sindicatos filiados a ela.
Quando elaboramos nossa minuta, muitas sugestões foram dadas e em votações regionais, interestadual e nacional, as mais coerentes foram elencadas e entregues aos banqueiros no mês de Agosto/11.
É lógico que todos queremos um índice maior, que nossa pauta de reivindicações fosse transformada em verdade, que não fosse necessário o uso das paralisações, o enfrentamento com a população e outras coisas mais. A realidade em nossa categoria é mais dura que em outras, pois o banqueiro tem ao seu lado os melhores economistas que analisam o futuro e transformam em informações tudo o que o mundo sinaliza, com suas atitudes e principalmente com as conseqüências pós-atitudes.
Quanto aos 9% temos certeza de que foi o possível a ser alcançado, com crescimento do piso salarial da categoria e da PLR que em seu valor fixo, aumentou em 27% sobre o ano de 2010 e na PLR adicional o ganho foi de mais de 16%.
Quando o movimento sindical inicia uma discussão salarial, pensa num todo, em todos os trabalhadores e nunca reivindicou menos ou mais para ninguém, daí a pretensão de fazer um balanço entre as conquistas de forma a não prejudicar nenhuma das clausulas que trazem valores em seu conteúdo.
Não é fácil negociar, como não é fácil explicar. De qualquer modo as conquistas são evidentes e as reclamações são conseqüências de um final de negociação

2 comentários:

  1. Longo prazo é desculpa esfarrapada para acalmar os ânimos. Mas o sindicato não tem culpa se a categoria amarelou esse ano. Ele só não teve credibilidade suficiente.

    ResponderExcluir
  2. Amarelaram mesmo... Precisamos fazer a greve, valer a pena... Senão, todo ano será esta mesma ladainha

    ResponderExcluir