segunda-feira, 27 de agosto de 2012

QUERO FAZER PARTE DO SINDICATO!



Este tem sido o pedido mais comum que tenho ouvido dos bancários.

Não é estranho para dirigentes de o movimento sindical ser interpelado neste sentido por integrantes de uma categoria, principalmente por aqueles com um ideal, seja ele coletivo ou individual.

O que tem chamado minha atenção é que estes pedidos estão sendo feitos por bancários com cargo superior, chefias departamentais ou gerencias titulares.

Isso mostra o nível de desespero e estresse que os bancários atingiram nos últimos anos, sempre em função das metas absurdas e das cobranças feitas a cada meia hora de trabalho.

Eram comuns que este pedido viesse por parte dos lesionados ou afastados por doenças ocupacionais, que viam seu futuro prejudicado dentro da empresa, justamente por conta das chefias, as mesmas que hoje pedem socorro.

O intuito é sempre o mesmo, atingir a aposentadoria e todos tem razão em vislumbrar essa possibilidade, afinal é direito de todo trabalhador dedicado, como os nossos representados, aliás, acima de qualquer suspeita se analisarmos os lucros obtidos pelos bancos anualmente.

Estamos alertando a anos, que nossa atitude individual tem prejudicado o coletivo e quanto mais isolados os funcionários, pior nosso futuro. A união de todos foi durante muito tempo o nosso alicerce e percebendo isso, os banqueiros criaram as metas individuais e o individualismo foi implantado entre nós.

Hoje os mais novos contratados desconhecem o companheirismo e baseados em seu currículo, entendem que o serviço que prestam tem a ver com sua formação e seu poder de entendimento das regras, única e exclusivamente, deixando de lado qualquer que seja a solidariedade com os demais. Para eles esta é a forma correta de trabalhar e o sindicato não tem nenhum mérito quanto nossas conquistas.

Lamentamos muito!

Não temos condição de amparar e proteger a todos neste sentido! Nossa convenção coletiva tem avançado e avançará ainda mais, porem a categoria precisa se ajudar e o individualismo não  colabora, pelo contrario afasta e destrói nosso convívio coletivo.

Um comentário:

  1. Helton L. Alexandre28/8/12 17:22

    Bem falado. Ambiente de agência hoje é um ambiente onde reina o canibalismo entre os funcionários. Trabalho em equipe é utopia e não parece ser mais aquilo que sempre vimos como importante no dia a dia. Voce que é bancário, se sente prestigiado e valorizado pelo Banco? Voce acha que se suas metas não forem batidas por um, dois meses o Banco vai te perdoar? Pense nisso.

    ResponderExcluir