terça-feira, 16 de março de 2010

DIEESE apresenta avaliação do balanço 2009 do HSBC e Sindicato cobra responsabilidade do banco

O Diretor do sindicato e funcionário do HSBC, Ricardo dos Santos Filho se reuniu na última sexta-feira, 12/03 com a direção do banco e membros da Comissão de Organização dos Empregados (COE) do HSBC em São Paulo, para a discussão sobre PPR/PSV, programa próprio da empresa. Pois, comunicado interno, o banco informou que não faria o pagamento do programa próprio PPR/PSV, informação que desapontou funcionários e o sindicato.

Na reunião, os participantes assistiram a apresentação da nova avaliação do balanço de 2009 do banco feita pelo Dieese, a pedido do sindicato dos bancários. No dia 1º de março, o banco apresentou um lucro líquido de R$ 673 milhões, valor muito a quem às expectativas.


O balanço ajustado chegou ao valor de R$ 4 bilhões (só no Brasil), lucro que demonstra que o banco teria caixa suficiente para pagamento da PPR/PSV, responsável direto por esse valor.
O Sindicato dos Bancários quer saber para onde foi esse lucro que deixa o HSBC entre os bancos que mais lucraram em 2009. E também qual foi o montante repassado para os executivos dos bancos.

Essas dúvidas serão enviadas formalmente ao banco para que, tudo seja esclarecido e que o funcionário não seja prejudicado com esta atitude do banco. Durante a reunião ficou a diretoria do banco confirmou que ainda esta semana se reunirá novamente com o sindicato e com os membros do COE do HSBC para apresentar os esclarecimentos solicitados pelos representantes dos trabalhadores.

Para o diretor e funcionário do HSBC, Ricardo dos Santos Filhos, o lucro foi dividido entre os diretores do banco. “Não vamos ficar parado! O sindicato continuará cobrando e denunciando o banco, mostrando o que ele faz para tentar enganar o trabalhador”. O diretor ressalta que “a fatia do bolo tem que ser dividida igualmente para todos, pois, quem está na linha de frente do banco vendendo e atendendo bem os clientes é o funcionário”, ressalta o diretor.


Foto: Assessoria de Imprensa Contraf/Cut

Nenhum comentário:

Postar um comentário