sexta-feira, 12 de março de 2010

Negociação com BB e Comissão de Empresa do BB no dia 10-03-2010

A Comissão de Empresa dos funcionários do BB se reuniu na quarta-feira, dia 10, com representantes da direção do BB para mais uma rodada da mesa permanente de negociações. Devido a uma extensa pauta, foram destacados temas prioritários, como as bolsas de estudo disponibilizadas pelo banco aos empregados, o plano odontológico, a Sesmt, o reajuste de 3% sobre o VCP de VP, as pendências relacionadas às incorporações do Besc e da Nossa Caixa e a baixa das horas de greve que constam do banco de horas. As outras questões voltarão à mesa de discussão nas próximas reuniões que devem acontecer ainda no mês de março e início de abril.


Bolsas de estudo
Os representantes da direção apresentaram proposta para saldar as dívidas dos empregados que se inscreveram em bolsas de estudo oferecidas pelo banco, mas que não concluíram a graduação. Em contraproposta ao que foi discutido com o movimento sindical, o banco aprovou que o funcionário em débito com o programa de bolsas de graduação e pós-graduação poderá pagar a dívida à vista com descontos de até 50% ou em até 18 parcelas, salvo casos excepcionais. O banco divulgará em seus canais de comunicação os critérios de forma detalhada.
Os dirigentes sindicais pediram também que sejam suspensos os débitos de quem se inscreveu nos cursos de idiomas à distância, mas cumpriu o programa, até que sejam discutidos os critérios do piloto. O movimento sindical apontou algumas falhas no processo, mas apóia a iniciativa e entende que devem ser expandidas as opções de cursos de idiomas, dado o processo de expansão internacional que o banco vem planejando.


Plano Odontológico
O tema foi levado mais uma vez para a mesa de negociação e parece que a solução está próxima. Foi informado que o presidente do banco ordenou que esta pendência fosse resolvida em, no máximo, 60 dias. O atraso, segundo os representantes do banco, é pela dificuldade em negociações com parceiros comerciais para a construção do plano, já que a Cassi informou não ser capaz de implantar e geri-lo.


Centros de Suporte Operacional
Os membros da Comissão arguíram sobre o destino dos centros CSO’s e CLS’s em função de estudos que têm sido promovidos sobre as atividades executadas nessas dependências. Os representantes da empresa prometeram verificar junto aos setores responsáveis e trazer informações assertivas na próxima mesa de negociação.



INCORPORAÇÕES


Saúde
Com o encerramento da mesa temática de incorporações, os assuntos que contêm divergência conceitual ou possibilidades de acordos específicos passam a ser tratados na mesa permanente.
Cassi – Os representantes sindicais cobraram a migração da cobertura do plano de saúde aos funcionários de bancos incorporados. Os funcionários que saíram de seus estados de origem e aqueles que não tinham cobertura do plano de saúde, que é o caso dos egressos do Besc, precisam de uma solução urgente. Quanto aos funcionários do ex-BNC, o banco afirmou que orientou os dirigentes do Economus, recém indicados pelo BB, a buscarem uma solução definitiva para o problema e emergencialmente será buscada uma solução transitória junto à Unimed.

Gratificação Variável

O banco propõe pagar apenas o equivalente a três anos dos benefícios, frente à reivindicação de pelo menos dez anos apresentada pelo movimento sindical. O debate sobre o tema continuará nas próximas reuniões.


V.C.P.I.
O movimento sindical continuou defendendo também que sejam desmembrados os valores que compõem o VCPI para que os trabalhadores não percam a referência do seu salário base e os reflexos no PCS ou contribuições relativas ao plano de benéficos de aposentadoria. Deve ser marcada uma reunião com os técnicos do BB para acertar a formula.


C.P.D.
Para os funcionários do CPD egresso da BNC, o banco está alinhavando um projeto para a área de TI, que poderá ser apresentado ainda nesta na quinta-feira (11).

Diferenças de Salário
Prováveis diferenças de salário que ainda não foram corrigidas devem acontecer em março, os casos pontuais devem ser tratados na UGT.


SESMT
A estrutura já está bem determinada com o quadro de 145 profissionais alocados em todos os estados. O preenchimento das vagas se dará pelo aproveitamento de profissionais do quadro do BB mais outros contratados por meio de concurso público. Diante dos prazos legais causados pelas eleições gerais deste ano, a lista de aprovados no concurso, para contratação de profissionais técnicos, terá de ser publicada até o início de julho. Para conclusão do projeto falta apenas a precificação dos cargos e mais alguns ajustes.


Comitês de Ética
O BB lançou a cartilha, mas não encerrou as discussões quanto ao modelo de funcionamento dos Comitês de Ética. Os bancários reiteraram a inclusão de representação da Comissão de Empresa para acompanhamento do Comitê Nacional e reivindicaram que, na eleição dos representantes regionais, sejam considerados titulares e suplentes, para que não haja solução de continuidade quando da ausência dos titulares, seja por férias ou outros tipos de afastamentos.

Mesas Temáticas
Em função do previsto no acordo coletivo, de que temas pautados sejam de comum acordo entre as partes, os representantes do funcionalismo pediram uma listagem dos itens que o banco não deseja discutir nas mesas temáticas. Essas questões serão automaticamente incluídas nas mesas de negociação permanente.

Fonte: Dejair Besson - FEEB SP MS

Nenhum comentário:

Postar um comentário