terça-feira, 2 de março de 2010

Lucro HSBC Brasil cai 50% em 2009


O HSBC Bank Brasil encerrou o ano de 2009 com lucro líquido de R$ 673,75 milhões, com queda de 50,3% sobre o R$ 1,35 bilhão de 2008. Segundo comunicado do banco, desde 2004, a instituição mudou o patamar de retorno sobre o patrimônio líquido médio, mantendo-se com um desempenho anual acima dos 24%. “Porém, em 2009, o HSBC obteve retorno de 11,3%, impactado significativamente pela provisão para créditos de liquidação duvidosa, no montante de R$ 2,99 bilhões, com crescimento de 37,8% em relação aos R$ 2,17 bilhões de 2008”, afirma o texto.

Os ativos totais somaram R$ 100,10 bilhões ao final do exercício, 10,7% abaixo dos R$ 112,10 bilhões de 2008. Segundo informações do HSBC, a receita operacional no ano passado foi de R$ 10,67 bilhões, 10,9% maior que os R$ 9,62 bilhões do ano anterior. As despesas operacionais ficaram em R$ 6,97 bilhões, 11,1% acima de 2008, de R$ 6,27 bilhões.

A carteira de crédito do banco, informa o texto, manteve-se nos mesmos níveis de 2008. Foram R$ 41,53 bilhões em 2008 contra R$ 42,41 bilhões no ano anterior. O comunicado do HSBC afirma que, “no ano passado, o setor bancário foi afetado pela crise financeira mundial e crise de liquidez no mercado brasileiro. Alinhado com a demanda do regulador e do mercado financeiro brasileiro e pelo cenário de crise, o HSBC elevou seus níveis de provisionamento de crédito”.

Conrado Engel, presidente do HSBC Bank Brasil, disse, segundo o comunicado, que o grupo tem a meta de obter 60% dos resultados de seus negócios provenientes dos países emergentes nos próximos anos e que o Brasil é um dos focos principais dessa estratégia. “Recebemos da matriz, em 2009, aumento de capital de R$ 1 bilhão. Esse aporte teve como objetivo alavancar as operações no País e melhorar o índice de Basileia, que, com a capitalização, passou de 13,3% para 15%, ampliando a folga de capital da instituição”, disse ele, de acordo com o texto.

O HSBC Bank Brasil tem 893 agências, 408 postos de atendimento bancário e 1.054 postos de atendimento eletrônico em 564 municípios brasileiros. A carteira atual é de aproximadamente 8,8 milhões de clientes pessoas físicas e jurídicas.

Fonte: Último Segundo - economia

Nenhum comentário:

Postar um comentário