quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

39,5 % não têm conta bancária, será que não é preciso outro banco?


Segundo pesquisa realizada pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), divulgada na última segunda-feira (11/01), 39,5% da população brasileira não têm conta no banco. Na Região Nordeste a porcentagem é maior 52,6% e a Região Sul apresentou na pesquisa a menor porcentagem, 30%.

Ainda segundo o estudo, as mulheres constituem a maior parte da população fora da rede das instituições financeiras. Atualmente, 55,5% das mulheres do País possuem conta, ante 66% dos homens. Já a população jovem está tendo acesso mais cedo aos serviços bancários, enquanto os maiores de 45 anos tiveram avanço menor. Dos entrevistados entre 18 e 24 anos, 51,9% declararam ter conta, mas apenas 11,8% têm a conta há mais de cinco anos.

Para o diretor do Sindicato dos Bancários de Sorocaba e Região Antônio Carlos (Toninho), é preciso outro banco para que este número cresça. “Os baixos rendimentos, as altas taxas pelos serviços e a falta de estrutura das instituições e segurança fazem com que, a população se afaste das agências bancárias. Mas em minha opinião a falta de funcionários para melhor atender a população também é um grande problema, é por isso e vários motivos que estamos lutando para essas melhorias que beneficiam tanto a categoria quanto a população”.

Fonte: Jornal Estado de São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário