quarta-feira, 28 de março de 2012

20 ANOS DE CONVENÇÃO COLETIVA DOS BANCARIOS – JORNADA DE 6 HORAS

Esta é uma das mais antigas conquistas do movimento sindical bancário brasileiro e alguns podem perguntar por que estamos falando a respeito.
É que nestes últimos 20 anos, o banqueiro tem feito empenho em acabar com esta jornada diária, elevando para 8 horas ou simplesmente desejando retira-la de nossa convenção coletiva.
Este benefício é exclusivo dos bancários e não devemos abrir mão dele. Nosso desejo é criar um expediente mais extenso de atendimento a população, gerando duas turmas de trabalho com a jornada de 6 horas. Difícil mas não impossível.
Com o trabalho diário e as cobranças infindáveis de metas e produtividades diversas, a maioria dos trabalhadores bancários não se dá conta das dificuldades que o movimento sindical tem na manutenção desta e de outras conquistas. Mas anualmente, os banqueiros apresentam suas reivindicações que desejam retirar de nossa convenção.
Tínhamos o beneficio denominado “anuenio”, que na medida em que se completassem mais um ano de trabalho, somávamos uma verba aos salários mensalmente. Havia muita vantagem em ter vários anos de empresa.
Os banqueiros desejam retirar este beneficio e um plebiscito foi sugerido. O movimento sindical, mesmo contra a vontade, acabou cedendo aos apelos da categoria e submeteu a sua votação.
A categoria votou por trocar o anuenio por uma única verba fixa (R$ 1.000,00), que no pagamento sofreu o desconto do IRRF e já de imediato virou R$ 890,00. Perdemos este beneficio e se o quisermos novamente, teremos que suar anos e anos de discussões.
Entenderam a importância do sindicato?
Continua acreditando que não usa o sindicato? O pior cego é aquele que não quer enxergar, ou você vem de família rica!

Nenhum comentário:

Postar um comentário