sábado, 24 de março de 2012

PORQUE RESISTIR A INSTALAÇÃO DAS PORTAS AUTOMATICAS?

Em nosso município existe a Lei que determina a instalação das portas automáticas e segundo a própria FEBRABAN, onde à exigência elas serão mantidas.
A porta automática virou símbolo de segurança para o movimento sindical, que após sua instalação reduziu em muito os roubos dentro das agencias bancarias. A primeira porta foi instalada no Brasil em meados dos anos 80 e de lá para cá, provoca manifestações positivas e contrarias.
Positivas pela diminuição nos assaltos dos bancos onde elas estão instaladas. Relatos de marginais (inclusive em nossa região) dizem da preferência por bancos sem este dispositivo, para serem roubados. Varias matérias jornalísticas já apontaram a eficiência das portas no combate ao crime.
Negativas, porque alguns populares costumam criticar uma suposta dificuldade para entrar no banco, tendo que colocar alguns pertences naquele recipiente e isso parece incomodar muito.
Verdadeiramente estes populares, graças ao bom Deus, nunca estiveram expostos as cenas de um assalto e o terror que isso causa nas pessoas, neste caso funcionários e clientes. Vamos recordar algumas passagens somente de nossa região:
-Tapiraí – Marginais entraram na agência bancaria atirando no vigilante, que por sorte conseguiu atingir mortalmente o invasor. O banco estava aberto e alguns clientes e funcionários presenciaram os acontecimentos. O corpo do bandido ficou dentro do banco durante umas 4 horas;
-Capão Bonito – cidadão invadiu a agencia do banco com explosivos amarrados na cintura e com uma faca no pescoço de uma cliente anunciou o assalto. O vigilante conseguiu dominar o bandido, expondo a risco a cliente e a todos os freqüentadores daquela agencia. A policia verificou mais tarde que o explosivo era verdadeiro e por sorte, nada mais grave aconteceu;
-Araçoiaba da Serra – Bandidos invadiram um dos dois bancos que ainda não haviam colocado suas portas automáticas (relataram mais tarde que qualquer uma das duas seria o alvo) e atirando contra o vigilante já dominado e posteriormente contra um policial civil nas ruas, fugiram do local. Uma denuncia hospitalar registrava uma pessoa baleada na perna e a policia prendeu um dos marginais;
-Itapetininga – Cidadão entra no banco, discute com funcionários e se retira do local. Mais tarde retornou a frente do banco e percebido pelos vigilantes que chamaram a policia, descobriram que este possuía uma arma de fogo em suas vestes. Só não entrou no banco porque a porta detectaria a arma;
-Pilar do Sul – Idoso que havia deixado de freqüentar a agência bancaria por trauma de assalto anos atrás, quando entrou pela primeira vez após o incidente, presenciou outro roubo no então único banco sem a porta automática da praça. Não fosse a atitude da funcionaria do banco que segurando as mãos do idoso, permaneceram sentados em suas cadeiras enquanto o marginal concretizava seu assalto, talvez o desfecho deste crime pudesse terminar em uma fatalidade.
Não é sem motivo que pedimos mais proteção nas agências bancarias!
Também não é a presença da porta automática que impede o assalto, é um obstáculo a mais a ser eliminado. Bandidos profissionais entram em varias localidades, protegidas ou não, mas não causam estragos, nem violência contra as vitimas.
Os piores bandidos são os despreparados, os chamados “pés de chinelo” que roubam por drogas ou motivos fúteis.
Voce ja comentou com seus clientes sobre esta verdade. Faça parte desta corrente em defesa da vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário