quarta-feira, 16 de julho de 2014

ASSÉDIO SEXUAL NA CEF.


(Texto de Maria Aparecida Alvarenga Cassetari, funcionária CEF e dirigente sindical)

Caras colegas bancárias, responsáveis mulheres batalhadoras, mães de família, esposas e moças que lutam por algo mais em suas vidas.
Quando tocamos nesse assunto, principalmente hoje em dia, onde nos parece existir uma liberalidade sem limites, muitos vão dizer que é besteira, que nós mulheres já sabemos nos defender contra esse mal. Quem pensa dessa maneira, nunca parou para observar que são momentos difíceis os que hoje vivemos. Diante dessa abertura temos que enfrentar homens que aproveitam da situação de chefia para corromper certos valores inerentes da personalidade feminina.
A mulher está conseguindo superar o homem no mercado de trabalho, mas ainda tem que lutar muito para manter certos cargos e funções com dignidade. O assediador utiliza-se de artimanhas tão sutis que chega a fazer com que essas mulheres desistam de galgar estes cargos para manter sua integridade moral.
Agora eu pergunto: Vale a pena não enfrentar o “problema”?
Se essa desistência de enfrentamento continuar existindo, esse assediador continuará agindo como se fosse o poderoso, como se estivesse com a faca e o queijo nas mãos, fazendo e desfazendo da vida das mulheres, aproveitando-se das nossas fragilidades para tirar seu proveito covarde e doentio.  Estas por sua vez, com medo da reação da família, da sociedade, ou até da perda do emprego, desistem da função e mantêm-se em silêncio.

Nós do Sindicato dos Bancários de Sorocaba e Região, devido às denúncias que recebemos das empregadas da Caixa Econômica Federal, ficamos mais alertas a esse assunto, e esperamos contar com a força de todas as mulheres bancárias, para que entrem em contato e denunciem seu algoz, pois agora é o momento de mostrar nossa força e união para derrubarmos este “sem vergonha e aproveitador”, que não merece estar em nosso meio!

Nenhum comentário:

Postar um comentário