quarta-feira, 27 de agosto de 2014

NEGOCIAÇÃO SOBRE SEGURANÇA BANCÁRIA EM 27 DE AGOSTO.

28.08 - 00.25hs
Aconteceu a primeira rodada de negociação pela Campanha Salarial 2014, sobre o assunto Segurança Bancária entre a Fenaban e o Comando de Negociação dos bancários, em São Paulo.
Seguindo o que acontece nas mesas temáticas sobre o mesmo assunto, durante todo o ano, os representantes dos banqueiros se limitaram fazer algumas considerações sobre o assunto e quando muito dizendo que encaminharão nossas reivindicações para analise dos banqueiros.
CONTRASTES NOS NÚMEROS
Como já vimos em outras situações, os banqueiros apresentam números divergentes dos nossos e desta vez não foi diferente, quando disseram que foram cometidos 186 assaltos em todo o Brasil, contrariando os números do movimento sindical que foram 403 assaltos. A Fenaban se mostrou preocupados com a divergência e tentaram induzir-nos a erro, dizendo que misturávamos assaltos com explosões de caixas eletrônicos e não existe nenhum engano, os números da Fenaban são contestáveis.
Outra divergência é o valor investido em segurança bancária, onde alegam ter sido na casa dos R$ 9 bilhões, só no ano de 2013. Acontece que o movimento sindical questionou este valor, pois o balanço dos bancos fala em R$ 3 bilhões e a diferença é muito grande. Também temos certeza que os bancos informam os valores gastos com seguro de carro forte juntamente com os assaltos, que não é o caso.
PROJETO PILOTO
Os banqueiros insistem em contradizer o que parece certo.
Quando falaram a respeito do projeto piloto que está sendo praticado em Recife, Olinda e Jaboatão dos Guararapes - PE, os banqueiros tentaram induzir nossos negociadores ao erro, dizendo que se o necessário era instalar as portas com detector de metais, as divisórias e as filmadoras internas e externas. Se confirmássemos, os banqueiros assinariam estas reivindicações mas não conseguiríamos negociar outras prioridades e eles apresentariam nosso acordo coletivo assinado no restante do país.
O que chamou a atenção do comando foi a palavra “exigibilidade”, onde eles aceitariam três imposições que já conquistamos através de leis municipais e engessariam todas as nossas prioridades futuras. Não resta duvida alguma que as leis municipais incomodam muito a classe patronal!
ESTATUTO DA SEGURANÇA
Os banqueiros também apostam na elaboração deste estatuto e que finalizado, derruba todos os projetos de lei e principalmente as leis municipais. Não precisa dizer que eles tem uma visão totalmente diferente da nossa.
SEQUESTRO X DISCIPLINA
Quanto aos sequestros de bancários e seus familiares, eles são claros e foram novamente hoje, de que é uma questão de disciplina, pois o bancário recebe orientação para não entregar o dinheiro e procurar pela policia em caso de sequestro. Quando o funcionário desrespeita esta determinação e entrega o dinheiro, será demitido na sequencia. Este é um procedimento grave pela parte patronal, que afirma a condição de risco de vida imposta aos seus comandados.
Em nossa opinião todos os dispositivos de segurança visam principalmente, eliminar qualquer tipo de risco ao bancário e aos seus familiares.

Amanha (28) dia do bancário, prosseguem as negociações entre as partes e esperamos  informações positivas por parte dos banqueiros e que deixem de lado a truculência em benefício de possíveis acordos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário