segunda-feira, 25 de agosto de 2014

PRECARIZAÇÃO DOS TRABALHOS VIA TERCEIRIZAÇÃO.

25.08 - 14.55hs
Ainda sobre o seminário “Terceirização no Brasil: impactos, resistências e lutas” o Ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST) Jose Roberto Freire Pimenta, destacou que se legalizada a terceirização através do PL 4330 e PLS 087, não haverá direito do trabalho, como aconteceu recentemente no México com uma terceirização extrema.
O Ministro destacou que na frança e no Equador a terceirização desenfreada foi impedida, com sucesso econômico e social, portanto é possível reverter o quadro desejado pelos empresários brasileiros. Ele diz também, que o fenômeno da terceirização na prestação dos serviços dos trabalhadores é algo natural, inevitável e essencial na modernização da economia é uma técnica utilizada para evitar o debate.
 Pimenta afirma que o argumento patronal fere a inteligência, pois a terceirização não gera emprego, ela barateia a mão de obra, daí o interesse deles.
O que está sendo preparado pelo Congresso Nacional é a derrubada da organização trabalhista brasileira, uma das mais destacadas em todo o mundo, devidas as conquistas dos últimos anos.

 Por fim, diz que é necessário um entendimento favorável aos trabalhadores por parte do Supremo Tribunal Federal (STF) e da resistência da fiscalização ininterrupta dos movimentos sociais contra o projeto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário