terça-feira, 26 de agosto de 2014

RODADA SOBRE SAÚDE E CONDIÇÕES DO TRABALHO BANCÁRIO PRECISA AVANÇAR.

26.08 - 23.14hs
Aconteceu a primeira rodada de negociação entre bancários e banqueiros, nos dias 19 e 20 em São Paulo e apresentamos os números do INSS em 2013, onde 18.671 bancários adoecidos, foram afastados do trabalho. Destes, 52,7% foram por transtornos mentais e do sistema nervoso.
Os assédios moral e sexual, responsáveis diretos pelo adoecimento dos funcionários foram discutidos e precisam avançar, em benefício de todos.
Insistimos no pagamento de salários aos por tempo indeterminado aos trabalhadores considerados inaptos, mas que recebem alta do INSS. Serão apurados os casos dos dois últimos anos e serão remetidos a mesa temática de saúde e condições de trabalho.
Cipa e Sipat também foram discutidas para os quais os bancos dizem que os assuntos devem ser remetidos para a mesa temática de saúde.
MOVIMENTOS REPETITIVOS – INTERVALO
Já é conhecido o intervalo de 10 minutos para cada uma hora de trabalho, para o caso dos digitadores e desejamos estender o benefício para os caixas, alem do intervalo para funcionários que trabalham em pé no autoatendimento dos bancos. O intervalo consiste em um rodízio destes funcionários, a cada duas horas. A Norma Regulamentadora 17 já prevê este descanso também para os funcionários que atuam nos call centers.
Os bancos vão estudar esta proposta do rodízio de trabalhadores no autoatendimento e a pausa para os caixas.
PLANO DE SAÚDE, ASSISTÊNCIA MÉDICA E HOSPITALAR
Relatamos a importância da manutenção do plano de saúde na aposentadoria, idênticos aos da ativa, inclusive aos demitidos. Foi solicitado também a criação de conselho de usuários do plano.
A Fenaban se recusou mais uma vez discutir este assunto e dizem que esta negociação deve ser discutida banco a banco.
PROGRAMA DE REABILITAÇÃO
O movimento sindical estará acompanhando o processo de reinserção dos trabalhadores afastados por motivo de saúde, após alta do INSS. (Alteração da cláusula 44ª Ca CCT).
Os bancos se comprometeram a aderir ao programa de reabilitação, garantindo nossa participação no processo.
Os banqueiros tentaram criar um convênio junto ao Ministério da Previdência, que foi motivo de criticas por parte do movimento sindical. O movimento sindical estava excluído no processo, portanto invalida qualquer tentativa neste sentido.
PRÓXIMAS RODADAS
Dias 27 e 28 – Igualdade de Oportunidades e Segurança Bancária
Dia 02 – Negociação específica do Banco Santander
Dias 03 e 04 – Emprego e Remuneração (PCS e Piso)
Dias 10 e 11 – Emprego e Remuneração (Índice, PLR e Auxílios)


Nenhum comentário:

Postar um comentário