terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Negociações trouxeram avanços para o Novo PAC do Itaú


Durante o Encontro Nacional de Dirigentes do Itaú Unibanco, realizado no último dia 3 em São Paulo, cerca de 100 participantes assistiram uma apresentação a respeito do novo PAC (Plano de Aposentadoria Complementar). O novo PAC é fruto de uma negociação que durou 14 meses entre banco e os representantes dos participantes.

O PAC atual é um plano de benefício definido e que não prevê o pagamento de pensão. Além disso, ele possui tetos nos valores a serem recebidos e o Fator W que reduzem o valor da complementação. O novo PAC traz uma série de mudanças para corrigir estes problemas. Ele será um plano da modalidade contribuição definida e também prevê um mecanismo de pagamento de pensão, entre outras novidades.

O participante terá a possibilidade de escolher, durante a fase de acumulação dos recursos e de recebimento do benefício, entre quatro perfis de investimentos (de ultra conservador ao arrojado). Além disso, poderá fazer aportes próprios no fundo para melhorar sua aposentadoria.

Os participantes do novo plano terão liberdade para escolher a modalidade de pagamento do benefício ao se aposentarem, podendo optar por sacar até 25% dos recursos à vista ou receber até 1% ao mês.

Os bancários que decidirem migrar para o novo plano terão sua reserva matemática individualizada. O banco realizará um aporte de novos recursos equivalente a 1% da folha de pagamento da massa migrante.

O Novo PAC está restrito aos participantes ativos, auto-patrocinados ou em situação de BPD (Benefício Proporcional Diferido) inscritos no PAC atual. Os direitos daqueles que já estão aposentados estão garantidos na sua plenitude, inclusive com parte expressiva do superávit do plano ficando no PAC atual para garantir pagamentos futuros.

A migração se dará a partir de 11 de janeiro. O processo vai contar com ampla divulgação, incluindo kit com DVD explicativo a ser distribuído aos participantes. A Fundação Itaubanco disponibilizará um site com simulador para que os bancários possam avaliar com mais clareza antes de realizar sua opção.

O processo de negociação do PAC não se esgotou. A luta continua para garantir a participação dos trabalhadores na gestão direta do fundo e para um fundo de pensão fechado para todos os trabalhadores. Além disso, é necessário resolver os problemas dos bancários que recebem benefício zero no PAC atual, a situação dos trabalhadores que têm fundos PGBL e garantir que todos os bancários tenham acesso a um fundo de pensão. O próximo passo é iniciar a discussão sobre o fundo de pensão do Unibanco, o Fundo Inteligente.


Fonte Feeb SP/MS

Um comentário:

  1. tenho amigos em sao paulo que se aposentaram a muitos anos e vem o holerite o pac que nunca receberam e possivel???

    ResponderExcluir