quarta-feira, 24 de outubro de 2012

HORARIO DE ATENDIMENTO ESTENDIDO DO ITAU

(ESTAMOS PREPARANDO UMA ENQUETE NA PAGINA PRINCIPAL PARA RESPOSTAS URGENTES)
Chega a informação de que o Banco Itaú esta preparado para instalar um horário de atendimento estendido nas agências do banco, em Sorocaba especificamente são 6 agências atingidas pela nova regra.
Quando do movimento grevista, o banco Itaú fazia uma leitura de quais agências estavam abertas e funcionando, mesmo com a ausência dos caixas, que estavam substituídos pelos administrativos e gerentes imediatos.
Se em um momento polemico como a greve o banco consegue driblar as adversidades, porque não mudar definitivamente.
O Banco Central estipula um atendimento MÍNIMO de 5 horas por dia para o cliente.
O movimento sindical sempre brigou pela jornada estendida, com a criação de uma segunda turma de trabalho, para gerar empregos e acabar com a terceirização ou o correspondente bancário.
Entre um e outro se encaixou o banco Itaú e com ele virão outros com a mesma idéia.
Nosso sindicato esta preparando um documento “Cautelar” para dar entrada na justiça do trabalho e tentar impedir esta iniciativa que o banco diz ser benéfica para o trabalhador.
O banco informa que:
-  Os funcionários que tiverem problemas com horários específicos (estudo, filhos em escola, locomoção, etc..) serão remanejados sem nenhum prejuízo para outras agências em horários compatíveis com suas necessidades;
-  Não serão contratados novos funcionários porque o banco promete cumprir  rigorosamente a jornada de trabalho, sem nenhum tipo de extrapolamento;
-  Não informaram, mas os administrativos é que acabarão atendendo a população nos horários não convencionais;
-  Não confirmaram o atendimento somente de clientes do banco Itaú, afinal o banco estará aberto ao publico;
-  O município de Sorocaba tem lei própria que fala do atendimento ao publico entre 10 e 16 horas, datada de l975;

Diante destes fatos,  da falta de informações do próprio banco, da falta de dialogo com os sindicatos, a Federação dos Bancários de SP/MS estará agendando com urgência uma conversação com a diretoria do banco Itaú.
Vamos questionar e procurar intervir naquilo que for possivel e estiver ao nosso alcance.

5 comentários:

  1. Evanilde P25/10/12 06:39

    MEU DEUS....ISTO É UM ABUSO, ENTÃO AGORA O BANCARIO VIROU PAU PRA TODA OBRA ??, QUEM TEM QUE ESTUDAR COMO FAZ? SIM PQ O BANCO EDXIGE ESTUDO!. QUEM TEM FAMÍLIA ? NÃO ACREDITO QUE OS BANQUEIROS ESTÃO CHEGANDO A ESTE PONTO..BANCOMÉRCIO..É O NOVO NOME DESTAS INSTITUIÇÕES.

    ResponderExcluir
  2. O pior é que corremos o risco de, em caso de falta de esclarecimentos,os mais novos sucumbirem as pressões e começarem aceitar calados, com a intenção unica de concluir os estudos e seguir em outra profissão, após a formatura.
    Quem é funcionario de carreira (se é que posso ainda chamar assim) sabe o que é isso!
    Julio

    ResponderExcluir
  3. Júlio é bem por aí mesmo! hj a nossa agência trabalhou com horário estendido, por enquanto tudo calmo, mas quero ver o dia de pagamento de aposentados, e os clientes entrando junto vai ser uma loucura.

    ResponderExcluir
  4. BASTA OS CLIENTES E USUÁRIOS TEREM CONHECIMENTO DO HORÁRIO DIFERENCIADO QUE O MOVIMENTO AUMENTARÁ CONSIDERAVELMENTE, COMPROMETENDO OS COLABORADORES DE 8 HORAS, QUE COM CERTEZA EXTRAPOLARÃO A JORNADA DE TRABALHO.VEJAM POR EXEMPLO O QUE OCORREU COM O HSBC ALGUNS ANOS ATRÁS.NÃO HOUVE CONTRATAÇÕES, FUNCIONARIOS TIVERAM QUE SE DESDOBRAR PARA ATENDER CLIENTES QUE CHEGAVAM NA AGÊNCIA AS 18:00 H PARA SEREM ATENDIDOS.VAMOS DIZER NÃO A ESCRAVIDÃO!!!! OU RECEBEREMOS SALÁRIOS MAIORES POR ISSO ?

    ResponderExcluir
  5. Pelo pouco que sabemos, dizem que só clientes do Itau serão atendidos neste horario estendido, o que não acredito.
    Nossas advogadas ja entraram com uma medida cautelar na justiça, criticando a iniciativa do banco.
    Por outro lado, nossa federaçao esta em contato com o banco, tentando um agendamento para discutir este assunto.
    Estamos carentes de informaçoes internas como horario de funcionamento, quem esta trabalhando, o que tem sido prejudicado ou quem, enquanto as pesquisas chegam 100% contrarias a iniciativa do banco.
    Julio Cesar Machado
    Presidente

    ResponderExcluir