quinta-feira, 23 de junho de 2016

QUESTÃO DE ÉTICA PROFISSIONAL!

23.06 - 17.02hs
Se a ética profissional fosse respeitada, muitos malandros não estariam garantidos ao sol e teriam que se profissionalizar para continuar exercendo suas funções.
Na advocacia encontramos alguns exemplos, mas com habilidade alguns profissionais se esgueiram por entre brechas do sistema e invadem bases territoriais, que devem ser respeitadas por acordo entre eles.
Assim alguns bancários estão sendo procurados para a prestação de serviços por parte de advogados que criticam a atuação sindical antes mesmo de oferecer seus serviços.
Um bancário me questionou a respeito disso, dizendo que não via problema em trabalhar com um advogado que não fosse da praça e eu perguntei se havia confiança por parte dele no serviço do pretendente ao seu processo.
Na sequencia questionei o valor que o pretendente colocou em seu processo (R$ 500 mil) como poderia ele ter certeza do valor? A finalidade é conquistar o cliente, o resultado é consequência de um bom trabalho ou não!
Na base territorial da Federação dos Bancários de SP/MS, da qual pertencemos, um funcionário foi procurado durante o expediente e informado por um escritório de advocacia de que seria demitido ao final do expediente e foi!
Alem da informação privilegiada que é um erro, pois parte de alguém bem relacionado lá dentro, o advogado começou sua conversa destratando o sindicato e criticando nosso modo de agir, que hoje em dia virou moda tendo em vista os escândalos políticos.

A dita ÉTICA PROFISSIONAL esta sendo tratada da boca para fora!

FUNCIONÁRIO BRADESCO TEM SUA DEMISSÃO REVERTIDA.

23.06 - 17.01hs
Para contrariar aqueles que dizem que o sindicato não faz nada, que não precisa de nossos serviços, informamos que nosso departamento jurídico atuou pontualmente em um caso de desligamento e reverteu a situação.
Este fato aconteceu em nossa região e o funcionário havia sido demitido por estar próximo de sua aposentadoria pela previdência social, que o banco insiste na tese de que aposentado perde o interesse pela empresa.
Diante do relato do próprio funcionário em relação ao seu tempo de serviço, nosso jurídico fez um levantamento detalhado e constatou que o trabalhador já estava com sua estabilidade garantida e provou para o RH do banco que não teve alternativa senão chamar o trabalhador de volta as suas funções. O grande perigo neste momento é o banco ofertar um acordo para excluí-lo definitivamente do quadro de funcionários, o que não aconselhamos.
Travamos uma batalha de anos com o banco que prefere dizer não quer ter trabalho com os aposentados ou demitidos (neste caso com plano de saúde), porque já tem muitos problemas com os funcionários da ativa.
A reversão de uma demissão é muito dolorosa para o banco, que costuma dizer estar correto em tudo o que faz e se algo der errado, procura descobrir um culpado para demissão posterior.
Alertamos os trabalhadores que prestem atenção em nossa Convenção Coletiva (CCT) no campo das estabilidades e procurem pelo sindicato quando tiver alguma duvida neste sentido. Até o serviço militar da direito a estabilidade, informe-se com nossas advogadas aqui no sindicato pelo fone 32292990, das 09 às 12 horas, de segunda a sexta-feira.

É seu emprego que está em jogo, então seja prudente e procure por seus direitos! 

BANCO ITAÚ JÁ PARCELA FÉRIAS DE FUNCIONÁRIOS.

23.06-17 hs
Temos certeza que o banco vai negar, mas o parcelamento já está sendo praticado aqui em nossa região. Vemos com preocupação esta atitude que pode estar sendo tomada por alguns funcionários que se acham importantes para o banco, mas afirmamos que é puro engano, não existe ninguém insubstituível para o setor financeiro.
Em negociações nas últimas campanhas salariais, os bancos tentaram convencionar o parcelamento das férias, que em nossa opinião será prejudicial para a categoria.
Todos os bancários conscientes já perceberam que o fracionamento das férias só trará problemas para a saúde, enquanto que o banco pretende manter-nos ativos todos os meses para produzir cada vez mais. Quando apresentarmos problemas de saúde, eles nos substituirão por gente nova de idade, que demora um pouco mais em adoecer.
Em nosso entendimento, o fracionamento assinado acabará sendo regra no futuro, pois hoje já vivemos o dilema da proibição de gozar 30 dias de férias, com a obrigatoriedade de gozar somente 20 dias para ajudar o banco, ou alguém contesta essa verdade?
Recebemos inúmeras reclamações, principalmente dos maiores bancos do país, onde a obrigatoriedade de vender 10 dias das férias esta atrelada à fidelidade do trabalhador para com a empresa e se assim não o fizer, será demitido.

Pedimos encarecidamente que os colegas daquele banco deixem de fracionar suas férias, sob pena de perdermos mais esta conquista, ou seja, o direito de tirar 30 dias de férias para ter convívio familiar e recuperar as energias!

quinta-feira, 19 de maio de 2016

FOLGA ASSIDUIDADE, FIQUE ATENTO!

19.05 -013.59 HORAS
A folga assiduidade é garantida ao trabalhador que no ano anterior ao atual dissídio, não se ausentou do trabalho que não fosse por motivo justo, ou seja, trabalhou durante todo o ano. É mais um benefício de nossa Convenção Coletiva de Trabalho, cláusula 24.
Porem se não for gozada durante a vigência da CCT (correspondente ao período trabalhado entre 01/09/14 e 31/08/15) ela perde a validade no inicio da próxima, no caso em 31 de agosto de 2016.
Em alguns bancos e por gestores mal intencionados, este abono é negado ou empurrado com a barriga, para que o trabalhador não se ausente como se fosse um prejuízo imenso para a empresa.

É direito adquirido, reivindique o seu!

PORQUE O ASSÉDIO MORAL ACONTECE?

19.05 - 13.57HS
Por falta de uma política saudável dentro da empresa.
Os funcionários em nível superior devem participar de treinamentos e formação, preparados pela empresa para evitar que os assédios aconteçam com relativa facilidade, pois os bancos figuram como os maiores em volume de processos judiciais neste assunto.
Quando a política da empresa deixa a desejar, os trabalhadores vão aprendendo uns com os outros as rotinas do trabalho e os vícios vão passando adiante, neste sentido, os novos serão mais assediadores que seus antecessores, pois aprenderam com ele o que já era errado e tendem aperfeiçoar o que acham possível ser feito, agravando ainda mais o quadro dos assédios e suas variáveis.
Não se isole dos demais colegas de trabalho quando perceber que esta sendo assediado, comente com eles o que acontece com você e muito provavelmente você descobrirá que seus colegas também estão sofrendo do mesmo mal.
Procure pelo sindicato, busque ajuda, senão você será demitido injustamente!

O assediador em sua grande maioria sente raiva dos subordinandos e não suporta ouvir as verdades por incapacidade profissional e desequilíbrio.

ATITUDE PÓS-ASSALTO. PREVENIR É MELHOR QUE REMEDIAR!


A agência onde você trabalha foi assaltada e você presenciou o crime.
Por acordo que consta em nossa Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) e não como desejamos, o banco deve passar os funcionários por um atendimento médico ou psicológico, para evitar problemas mentais no futuro. Nosso desejo é de que o banco submeta estes funcionários a atendimentos médicos e psicológicos, mas o banqueiro não concorda.
De qualquer modo quando tomamos conhecimento dos assaltos, visitamos as agências e conversamos com os bancários, informando que é direito de todos elaborarem o CAT (Comunicado de Acidente de Trabalho), que também é feito pelo sindicato e precisa da concordância de um profissional da área médica.
Nem todos os bancos tem este procedimento, muito menos submete os funcionários a apreciação médica e esta atitude só tem um motivo, a possibilidade de demitir quem bem entender já que não existe nenhum amparo jurídico ou médico.
O CAT é uma obrigação em caso de assalto, pois o ser humano pode desenvolver traumas futuros, independentemente de ter reagido com naturalidade no caso extremo!
Cuide-se, prevenir é melhor que remediar!


quinta-feira, 14 de abril de 2016

CURSOS CPA10 E CPA20 ESTÃO SENDO COBRADOS DOS CAIXAS.

14.04-16.31hs
Entendemos a revolta de alguns funcionários que, assoberbados pelas inúmeras cobranças entendem que a certificação acima é um exagero por parte de suas chefias.
Isso é um engano!
Estas certificações estão sendo cobradas desde 2007 pelo Banco Central, que elaborou este teste para saber se os bancários brasileiros podem agir como tal e se reúnem condições suficientes para vender produtos do banco.
Ou seja, a partir de um determinado momento todos os trabalhadores bancários deverão possuir esta certificação nacional para trabalhar nas instituições financeiras.
Está enganado o funcionário que acha que está tranquilo em seu posto de trabalho e que sabe tudo sobre o ofício, pois os bancos estão com a faca e o queijo nas mãos e ao menor sinal do BC estará liberado demitir quem não tenha uma certificação aprovada por aquele banco.

Não espere para ver, procure melhorar seu currículo, invista em conhecimento, pois em caso de demissão, outro banco poderá acolhê-lo com facilidade.