sexta-feira, 18 de março de 2011

Comissão de Segurança reuniu-se com banqueiros em São Paulo

Retomada na última quarta-feira (16), a mesa temática de Segurança Bancária inicia um novo período de negociações com a classe patronal. Em reunião que demorou pouco mais de uma hora, o movimento sindical agendou novo encontro para o dia 29 de abril, às 15 horas onde serão discutidas:

- Estatísticas/Nacional de assaltos em 2010 (números de ocorrências com assaltos e sequestros)


- “Saidinha de Bancos” – (Maior preocupação dos sindicalistas no momento)

Antes do encerramento da reunião, foi protocolado um documento junto à representação patronal, elaborado pelo movimento sindical e com dados estatísticos, solicitando a isenção das tarifas de transferência de valores entre bancos fator que, poderá diminuir em muito os saques de numerários na boca do caixa. Os banqueiros devem retornar sobre o assunto também na próxima reunião.
“Como primeira reunião do ano, o saldo foi positivo principalmente no agendamento do próximo encontro e a pauta que será discutida. Quanto ao protocolo do documento, consideramos um avanço de momento, já que buscamos soluções para os frequentes assaltos dos quais, clientes e bancários são vítimas diariamente” afirma Julio Cesar Machado representando a Federação dos Bancários de São Paulo e Mato Grosso do Sul, nesta comissão.

No mesmo dia, o movimento sindical discutiu alguns casos ocorridos no País neste início de ano e segundo dados policiais, Rio de Janeiro (mais de 2.000 casos) e São Paulo (mais de 3.000 casos) são os estados com maior volume de assaltos na saída das agências bancárias em 2010.


Em São Paulo, foi sancionada a lei estadual, proposta por um Ex-Deputado vinculado ao movimento sindical do Grande ABC, obrigando todos os bancos a instalarem as divisórias entre a fila de espera e os boxes dos caixas.


“Fomos pioneiros na instalação deste dispositivo que segundo dados da policia militar de Sorocaba, os assaltos chamados de “saidinha de banco” diminuíram em até 70% em nossa cidade. O Sindicato dos Bancários de Sorocaba e Região encaminhou em 2007, um pedido de instalação das divisórias ao Vereador José Francisco Martinez, que colocou e aprovou por unanimidade este projeto de lei que está sendo difundido País afora”, comemora Julio Cesar.

Foto: Riana Martins

Nenhum comentário:

Postar um comentário