quarta-feira, 16 de março de 2016

O EXTRAJUDICIAL É UMA FERRAMENTA A DISPOSIÇÃO DO TRABALHADOR.

16.03 - 16.48hs
Com o intuito de facilitar os tramites judiciais, os bancos criaram este dispositivo chamado “Extrajudicial”, que independe de advogados para as reclamações que seriam levadas aos tribunais pelos demitidos.
Entre os vários demitidos na época da criação deste dispositivo de “acordos judiciais” muitos o acharam interessante e o movimento sindical assinou documentos viabilizando este procedimento, que não é obrigatório mas que deve ser feito antes de dar inicio a qualquer processo judicial, sob pena de a justiça do trabalho fazer retornar o processo para a execução do extrajudicial e depois o processo judicial. Abaixo vamos fazer algumas ponderações:
POR QUE FAZÊ-LO!
Quando a demissão já é esperada e o funcionário já não tem mais o que contribuir dentro da instituição financeira;
Quando o trabalhador já tem outro emprego em vista;
Quando o banco serviu apenas para custear os estudos e a formação profissional em nada tem a ver com instituição financeira;
Quando principalmente ambas as partes percebem que aquela união não está sendo vantajosa;
POR QUE NÃO FAZÊ-LO!
Quando o demitido por algum motivo se sentiu injustiçado com a demissão;
Quando por diversos motivos o trabalhador percebeu que existia preferência por outro e foi desvalorizado;
Quando o trabalhador foi descartado por ter apresentado qualquer tipo de problema de saúde e este foi o motivo de seu desligamento;
Quando a produtividade não foi aquela desejada pela chefia, independente de ser cumpridor de suas obrigações durante todo o ano;
E o principal motivo, os valores pagos pelos bancos tem sido considerados irrisórios, perante as informações que recebemos dos demitidos, pois temos processos que podem valer R$ 400.000,00 na justiça do trabalho, mas no extrajudicial estão sendo fechados por pouco mais de R$ 60.000,00.
Então seja qual for seu motivo, é importante ter em mente que o extrajudicial é apenas uma ferramenta e só você pode dizer se ela é interessante para sua vida futura ou não.
O sindicato disponibiliza as advogadas do departamento jurídico para conversar a este respeito, tendo todas as ferramentas necessárias para um bom processo judicial, inclusive jurisprudência (casos semelhantes já julgados) que podem embasar suas reclamações perante o juiz.

Analise com carinho este assunto, que pode ser muito bom para você, mas péssimo para seu colega de trabalho ou vice-versa. Converse com seus amigos de trabalho sobre este assunto!

Nenhum comentário:

Postar um comentário