19.12 - 12.44hs
Os funcionários da agência 0152 do banco Bradesco, na Rua
São Bento, em Sorocaba, já podem respirar mais aliviados. Depois de anos
cometendo assédio moral contra os funcionários, o gerente dessa agência foi
transferido para Pernambuco, no nordeste do Brasil, esperamos, “para nunca mais
voltar”.
A má notícia é que o dito gerente foi transferido com uma
promoção de cargo. Na região de Pernambuco ele será Gerente Regional. “Na
prática, apesar de o Bradesco ouvir nossas queixas e tomar providências, acabou
‘premiando’ o assediador. Enquanto outros bancos têm a postura de demitir o
assediador, o Bradesco o promove. Se a promoção do gerente foi boa para os
funcionários daqui, os de lá provavelmente sofrerão as agruras do comportamento
dele. Apenas mudou de endereço”, diz o presidente do Sindicato dos Bancários de
Sorocaba e Região, Julio Cesar Machado.
Durante muito tempo, o sindicato batalhou pela solução e
interrupção dos casos de assédio moral na agência centro do Bradesco. Durante
esse período, muitas denúncias chegaram, de forma anônima, dando conta dos
abusos do gestor e alguns foram confirmados pelo banco. Havia relatos de
humilhações, gritos e palavrões. A agência foi fechada pelo sindicato, faixas e
cartazes foram fixados nas paredes do prédio, o RH do banco entrou no circuito,
até culminar – no dia 15/12 – com a transferência do gerente.
Desde a chegada do assediador à Sorocaba houve incidentes
que prometiam ser de uma gestão turbulenta e começou com uma simples pergunta de
nossa parte, com respeito ao atendimento dos clientes de sua agência.
Seus desmandos prejudicaram muitos trabalhadores e clientes.
Sua gestão ficou marcada pela truculência e nos maus tratos, inclusive para com
as senhoras que mantém a agência limpa e até sobre a crença de cada um ele
desdenhou. Armou situações diversas e individuais, onde cada trabalhador era
exposto de uma forma que, se o sindicato tomasse conhecimento ele saberia quem
era o denunciante. Negou assinaturas em documentos, fez clientes entrarem em
atrito com os bancários por conta de sua má gestão, se mostrava satisfeito em
negar empréstimo a funcionários, cobrava metas em meio as poucas festas que
organizou, abusou dos terceirizados que trabalham vendendo produtos do banco,
ameaçou vários trabalhadores chamando-os de incompetentes e muito mais.
Entrou em atrito com o movimento sindical durante a greve de
2013 e quase chegou as vias de fato com nossa dirigente sindical que estava no
saguão do autoatendimento. Isso lhe rendeu matérias televisivas negativas que
expuseram sua má gestão e também o nome do banco. Porem, por outro lado o banco
prometeu uma promoção e por mais que digam que foi lá na ponta do País, não
deixa de ser uma promoção.
Uma informação importante que recebemos foi a de que ele
está alertado para os acontecimentos negativos daqui e que o banco estará de
olho em sua gestão.
E o movimento sindical ficou com o ranço desta administração
desastrosa, pois o banco alegou que a dificuldade encontrada por ele neste
período em que esteve em Sorocaba, foi em função de atritos causados pelos
diretores do sindicato, referencia dada aos dirigentes internos do banco.
Verdade seja dita, nossos dirigentes foram muito acionados
pelos colegas de trabalho e não existe conciliação que resolva o mau humor de
um gestor. Digo com toda a tranquilidade que, pelo tanto que o gestor abusou de
seus comandados, foram poucas as denuncias feitas para o sindicato, sempre anônimas
e cheias de receio. Por muito menos o Banco Santander tomou uma atitude digna
de uma auditoria bem feita, só que naquele caso os funcionários deram nomes aos
bois e confiaram em nosso trabalho!
Torcemos para que o novo gestor seja ótimo e digno de
comandar uma agência que entrega resultados, independentemente de qualquer
coisa.
Um gestor competente e um quadro de funcionários de ponta,
com toda certeza trará ótimos frutos para o banco. Vamos fechar 2014 apostando que
o ano de 2015 será muito melhor, para todos!
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