segunda-feira, 26 de abril de 2010

Bancários debatem assédio moral com Fenaban



Os representantes dos sindicatos e o presidente do Sindicato dos Bancários, Julio Cesar Machado, retomaram as discussões da Mesa Temática de Saúde e Condições de Trabalho com a Fenaban, na última terça-feira, 20, em São Paulo. Os principais pontos da pauta de reivindicações dos bancários sobre assédio moral e metas abusivas foram o destaque da reunião. Todos os pontos já foram objeto do debate com os bancos nas mesas de negociação da campanha salarial 2009.

As negociações entre as partes durante a campanha apresentaram avanços em direção à formulação de um programa de combate ao assédio moral nos bancos. No entanto, algumas divergências impediram a aprovação da proposta ainda em 2009. Os bancos apresentaram também um documento sobre o tema, com os pontos que avançaram.

No caso das metas, a questão é mais complicada e os bancos não mostraram disposição de negociar durante a campanha salarial. Nesta reunião, os representantes das empresas se comprometeram a avaliar as questões trazidas pelos trabalhadores sobre os dois temas e trazer uma posição na próxima reunião, agendada para o dia 5 de maio.


RELATÓRIO MESA TEMÁTICA DE SAÚDE FENABAN

Participaram da mesa pela Fenaban: Rubens (HSBC), Orenci (CEF), Alessandra (BB), Camacho (Santander), Valdir e Geraldo (Bradesco), Carlos e Marcos (Itau), Nicolino (Fenaban). Pela CONTRAF: FEEB SP/MS, Fetec SP, MT, RJ, PR, Seeb SP.

Nicolino iniciou a reunião sugerindo debate sobre o Programa de Reabilitação Profissional (PRP). Os representantes dos bancários solicitaram debate sobre Assédio Moral, que foi acatado. Apresentamos proposta de clausula sobre Assédio Moral discutida com a Fenaban na última campanha salarial. Nesta proposta pontuamos 3 itens de discordância:

1. No ponto “Diretrizes de implantação da política” item II. Realização de cursos de treinamento de gestores, específicos sobre o tema, incluindo comunicação, relacionamento interpessoal, liderança, feedback e mediação de conflitos. Argumentamos que é necessário o controle e a participação do sindicato.

2. No ponto “Mecanismos de encaminhamento e soluções das questões” item III. O sigilo dos nomes dos empregados, denunciante e denunciado, será preservado pelo banco e sindicato. Nossa posição foi a de preservar os nomes até a conclusão dos trabalhos.

3. No mesmo ponto, item VI. O sindicato não encaminhará ao banco denuncia que tenha sido recebida anonimamente. Discordamos desde ponto.
Também foi entregue material do SEEB SP referente à Proposta de redação de claúsula sobre as Metas.

A Fenaban pediu uma pausa para discutir entre eles.

Retornando, sobre a proposta de clausula das Metas, o representante da Fenaban, Nicolino, disse que vão discutir melhor entre eles a proposta e futuramente responderão. Sobre a proposta de clausula de Assédio Moral, ele apresentou outro documento com proposta de clausula para a CCT (segue cópia anexo) semelhante ao que tinhamos em mãos e disse que só não foi adicionado na CCT devido a um detalhe de redação. Divergência no item C do parágrafo 5 referente ao sigilo dos nomes dos empregados. Sobre os outros itens, ele disse que não foram pontuados como discordância entre os advogados da Contraf e os da Fenaban no fechamento da Campanha Salarial 2009 sendo apontado como o único ponto de discordância o item C.
O Plinio disse que não tinha conhecimento desses fatos e que estava tomando ciencia desse documento naquele momento. O Geraldo do Bradesco sugeriu que a Contraf converse com seus advogados e que o assunto volte à pauta na próxima reunião agendada para o dia 5 de maio as 15h30.

Fonte: Gustavo Moreno Frias – Representante Feeb SP MS Mesa Temática de Saúde Fenaban e Feeb SP/MS

Nenhum comentário:

Postar um comentário