sexta-feira, 23 de abril de 2010

Mesa temática de Segurança Fenaban – 22 de abril


O presidente do Sindicato dos Bancários de Sorocaba, Júlio Cesar Machado, que é o representante da Feeb SP MS na Mesa Temática de Segurança Bancária, participou da Mesa Temática de Segurança Febraban, realizada na última quinta-feira, 22 de abril em São Paulo.

A necessidade de garantir assistência às vítimas de assaltos foi o tema central dos debates na continuidade da mesa temática de Segurança Bancária com a Fenaban, ocorrida nesta quinta-feira, dia 22, em São Paulo. O diálogo foi iniciado no último dia 6, retomando os trabalhos da Comissão de Segurança Bancária, prevista na cláusula 42ª da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT).

Os dirigentes sindicais defenderam atendimento médico e psicológico aos bancários que presenciaram assaltos, consumados ou não, além de tratamento e medicamentos, custeados pelos bancos. Os bancários também propuseram segurança individual e acompanhamento do banco no reconhecimento de suspeitos na polícia, inclusive com advogado, se fizer necessário.

O Sindicato dos bancários também reivindicou a emissão da Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT) para quem presenciou o assalto, consumado ou não, e o fechamento da agência ou posto no dia da ocorrência, até que as condições de segurança sejam restabelecidas e após avaliação do quadro de saúde dos empregados. A comunicação dos ataques para a Cipa, como já acontece, e para o sindicato local, também foi proposto como como forma de agilizar o apoio para as vítimas.

Também foi denunciado aos representantes dos bancos que algumas agências não providenciam o Boletim de Ocorrência (BO) na polícia para o registro de assaltos. A Fenaban se comprometeu em orientar os bancos a fazer o BO de todos os casos de assaltos, tentativas e seqüestros.

Os representantes da Fenaban agendaram nova reunião para o próximo dia 1º de junho, às 15h30. A intenção é aprofundar os debates já iniciados e discutir também com os bancos a assistência às vítimas de seqüestros, visando garantir atendimento para os trabalhadores e as suas famílias.

Fonte: Feeb SP MS

Nenhum comentário:

Postar um comentário