terça-feira, 16 de março de 2010

Um texto do Psicólogo para refletir: Domando o chefe ......



Enfrentar a concorrência e a correria do dia-a-dia profissional já é difícil, imagine então encarar tudo isso com um chefe irritado, daqueles que gritam e até maltratam os funcionários. Infelizmente, ainda existem muitos desse tipo. Veja a seguir dicas de especialistas que mostram como é possível fazer para melhorar o relacionamento com o chefe estressado.

Muita gente já teve um chefe estressado. Uma pesquisa feita por um órgão americano mostra que, de mil entrevistados, 28% tinham problemas de saúde por causa do tratamento desrespeitoso dado pelo chefe.

No Brasil um estudo revela que metade dos executivos que deixam o emprego, o fazem por causa do chefe. É claro que estamos falando dos chefes autoritários, agressivos e daqueles que não tem paciência com nada. “O que acontece é que às vezes a pessoa valoriza demais o papel da autoridade. Ela não está sabendo dosar. Ela está explodindo com tudo”, acredita a consultora organizacional Janete Teixeira Dias.

As empresas chegam a ter prejuízos com o afastamento de funcionários por causa dessa relação desgastada. Chefe estressado faz mal à saúde e pode levar muito funcionário a se afastar do trabalho. Foi o que aconteceu com a bancária Daniela de Souza, de Porto alegre (RS). Ela hoje está em casa em tratamento médico, justamente por causa da pressão que sofreu. “Era horrível, ele cobrava muito, usava palavrões, xingava, todo o tipo de humilhação possível. Hoje em dia eu tenho os meus dois braços com seqüelas devido ao acúmulo de horas extras, além do normal, que ele exigia. Eu aconselho a pessoa que tem o mesmo problema a ignorar o chefe, porque saúde não tem prazo de validade”, fala a bancária.

Os funcionários sabem que a hierarquia deve ser respeitada, mas tem chefe que abusa do poder. E os psicólogos até traçaram um perfil desses superiores. “Chefe trator que aquele que tem uma boa noção do que precisa ser feito e já parte para ação, independente de considerar se isso vai afetar alguém, vai magoar alguém. Chefe misterioso, que ele tem um bom plano de ação, mas não se expressa, não fala nada. Então isso gera uma ansiedade muito grande. Chefe bomba, o tipo bateu levou. Com a mesma intensidade que ele bate, ele também beija, sem ter nenhum critério lógico para fundamentar essa ação. Ele deixa todo mundo muito confuso e é muito desgastante a relação com ele”, explica a especialista.

Você pode até duvidar, mas tem chefe que deixa de ser estressado. Ou pelo menos tenta. Na cozinha de um restaurante em Vitória (ES) encontramos um chefe que era muito estressado. Ele gritava com os funcionários, quebrou vários pratos... “Além de quebrar os pratos, pancada no fogão e quebrar garrafa de café na cabeça até tirar pedaço. Hoje eu estou muito mais calmo. Foi observando as pessoas, vendo que as pessoas não se sentem bem com você sendo agressivo com elas por causa do trabalho. Você precisa que elas te respeitem, e não tenham medo de você”, conta o chefe de cozinha Carlos Garlope.

Se você tem um chefe que ainda não mudou, aqui vão dicas importantes:
- Evite o confronto direto. Você pode perder a razão;
- Não dependa só dos elogios. Trabalhe a sua auto-estima, independentemente do que seu superior acha de você;
- Faça o contrário do seu chefe. Se ele estiver aos berros, fale baixo e pausadamente;

Se você já tentou tudo isso, a relação não progrediu e o desenvolvimento do seu trabalho está sendo prejudicado, talvez seja a hora de atualizar seu currículo, fazer novos contatos e, em último caso, procurar outro emprego. E torcer para o seu próximo chefe não ser tão estressado.

Fonte: Jornal Hoje




Antonio Batista Faria: Psicólogo CRP 06/74284:

Rua Amazonas, 306 Sta. Terezinha CEP 18035-520

Consultório- 15 - 3321.1489 Celular - 15 - 97196260

Tem parceria com o nosso Sindicato alem do desconto especial, vai atende-lo com maior carinho




Nenhum comentário:

Postar um comentário