Representando a categoria do BB de Sorocaba e Região, a diretora e funcionária do BB, Sonia Regina Dell'Amo, esteve presente no 22º Congresso do Banco do Brasil, no último dia sábado (09). Os bancários reivindicaram vários ítens importantes para a categoria do BB e um deles foi a reivindicação da CASSI para todos.
A Caixa de Assistência (Cassi) tem de ser garantida a todos os funcionários do Banco do Brasil, preservando todos os direitos dos trabalhadores dos bancos incorporados. Essa foi uma das principais resoluções do painel que discutiu o tema saúde durante o 22º Congresso dos Funcionários do BB.
Outra questão importante foi o combate ao assédio moral, apontado como um dos maiores problemas enfrentados pelo funcionalismo. Entre as resoluções para intensificar o combate à prática que tem levado inúmeros trabalhadores ao adoecimento, os bancários vão cobrar do Banco do Brasil adesão à cláusula, assegurada na convenção coletiva nacional da categoria, que estabelece o instrumento de combate ao assédio moral.
Para prevenir doenças como as LER/DORT, será exigido que o banco respeite o intervalo de repouso de dez minutos a cada hora trabalha para todos os funcionários do segmento de digitação e da Central de Atendimento. Segundo os delegados, o trabalho no BB é extenuante e todos têm de ter a pausa para prevenir o surgimento de enfermidades. Além disso, o repouso não pode ser descontado da jornada de trabalho.
Cassi
A melhoria no atendimento da Cassi em cidades do interior e por meio do credenciamento de hospitais de excelência foram também deliberados pelos delegados.
A exemplo do que já acontece na Caixa Econômica Federal, será reivindicado que todos os integrantes da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) sejam eleitos diretamente pelo funcionalismo.
Outra resolução importante foi que o Banco do Brasil emita a Comunicação de Acidentes de Trabalho (CAT) para todos os funcionários da dependência, incluindo vigilantes e outros funcionários.
A Caixa de Assistência (Cassi) tem de ser garantida a todos os funcionários do Banco do Brasil, preservando todos os direitos dos trabalhadores dos bancos incorporados. Essa foi uma das principais resoluções do painel que discutiu o tema saúde durante o 22º Congresso dos Funcionários do BB.
Outra questão importante foi o combate ao assédio moral, apontado como um dos maiores problemas enfrentados pelo funcionalismo. Entre as resoluções para intensificar o combate à prática que tem levado inúmeros trabalhadores ao adoecimento, os bancários vão cobrar do Banco do Brasil adesão à cláusula, assegurada na convenção coletiva nacional da categoria, que estabelece o instrumento de combate ao assédio moral.
Para prevenir doenças como as LER/DORT, será exigido que o banco respeite o intervalo de repouso de dez minutos a cada hora trabalha para todos os funcionários do segmento de digitação e da Central de Atendimento. Segundo os delegados, o trabalho no BB é extenuante e todos têm de ter a pausa para prevenir o surgimento de enfermidades. Além disso, o repouso não pode ser descontado da jornada de trabalho.
Cassi
A melhoria no atendimento da Cassi em cidades do interior e por meio do credenciamento de hospitais de excelência foram também deliberados pelos delegados.
A exemplo do que já acontece na Caixa Econômica Federal, será reivindicado que todos os integrantes da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) sejam eleitos diretamente pelo funcionalismo.
Outra resolução importante foi que o Banco do Brasil emita a Comunicação de Acidentes de Trabalho (CAT) para todos os funcionários da dependência, incluindo vigilantes e outros funcionários.
Outra reividicação importante dos bancários foi a jornada de trabalho e a remuneração. Os temas de saúde se juntarão às demais questões que integrarão a cláusula específica que será entregue.Para o piso, a reivindicação dos bancários é que ele corresponda ao Salário Mínimo Necessário calculado pelo Dieese, cujo valor em maio deste ano foi de R$ 2.293,31. Outro ponto fundamental da discussão também foi "o combate aso descomissionamentos".
As propostas apresentadas pelos delegados foram encaminhadas para a plenária final do evento, que irá definir a pauta específica de reivindicações do funcionalismo do banco para a Campanha Nacional dos Bancários 2011, bem como para as negociações permanentes no período seguinte.
Fonte: Contraf
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