segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Comunicado da Diretora Cidinha à todos os bancários


Caro Colega Bancário,


Há uns sete anos, estou participando como diretora nesse sindicato em Sorocaba. Com o passar deste tempo, descobri valores no meio sindical que, sinceramente não esperava existir. Apesar da mídia, do governo, do colega sindicalista que deixa a desejat em suas atitudes, e do momento atual fazerem com que todos tenham idéias errôneas do verdadeiro sindicalista, o movimento sindical continua existindo e sobrevive para a garantia das categorias profissionais e especificamente em nosso caso, a categoria bancária.


Descobri que o Sindicato (aqui em Sorocaba e em muitas outras regiões), ainda valoriza o bancário como trabalhador dedicado a sua profissão, com a esperança de mantê-lo empregado e conseguir melhor condição de vida inclusive para sua família.


Voltemos um pouco ao passado onde, nossos pais e avós não tinham nossos benefícios profissionais e lutaram arduamente com o movimento sindical naquela época para conseguir o que temos hoje.


Foi uma época difícil, em que muitos chegaram a dar a própria vida na luta pela sua categoria e Sorocaba tem uma passagem triste na história. (Pena que hoje, muitos se esquecem disso ou nunca souberam!!!).


Descobri e velo hoje, que não é o sindicato que está fraco, nós bancários é que estamos deixando-nos levar na conversa dos patrões e estamos deixando de lado o valor do trabalhador que respeita a categoria.


Há tempos atrás, se falava em sindicato pelego mas, garanto a você que hoje em dia, ps pelegos são aqueles que olham para o próprio umbigo, achando que se for bonzinho e obediente, o patrão o terá em grande escala profissional. Pode até ser, mas será por pouco tempo, pois, este bancário só será um instrumento para ele obter mais lucro no futuro.


Escrevo isso, sabendo que muitos já têm consciência do fato mas, percebem que estão sendo manipulados por uma minoria que mantém a maior parte de riqueza do país. E nossos valores??? Onde ficam nessa história toda???


Você deve estar se perguntando porque a Cidinha está revoltada, o que fizemos???

Pessoal, independente de estar no sindicato ou não, sou bancária como todos aqui no sindicato. Conhecemos mais do que nunca a realidade de toda a nossa categoria.


É triste ver a falta de percepção dos colegas que não percebem estar caindo na boca do lobo (patrão), que ri e fica feliz em ver que o trabalhador desprestigia o próprio sindicato que sempre o socorre quando necessário. Esse bancário que até sem saber porque, se opõe a CONTRIBUIÇÃO ASSISTENCIAL ANUAL dizendo não usar o sindicato e não tem interesse na filiação. Isso enfraquece o sindicato, pois, reduzindo a representatividade diminuem o quórum para a negociação.


ACORDE!!! O sindicato somos todos nós! Nossos valores profissionais estão sendo deixados de lado por nós mesmos. Não faça parte desta máquina que cada vez mais lucra as nossas custas sem fazer uso dos "NOSSOS DIREITOS LEGAIS".


Nossa categoria é suficientemente capaz de distinguir tudo isso e DAR UM BASTA!Conscientize-se da força que temos para sobrepor a tudo que estamos passando.


Os bancos abusam e se lambuzam e nós vamos continuar obedientes como um rebanho...??? Quem tem a força "DO LOBO SOMO NÓS" e ela está em nossas mãos!!!!


Não jogue seu rancor e os problemas sobre o sindicato, nós queremos o bem de todos vocês. Será que você não está dando muito valor a quem não merece?


Vamos lutar nesse momento da Campanha Salarial para mostrarmos que somos unidos e estamos mais fortes. Não podemos decepcionar os que lutaram no passado por nós, com bravura. Uma categoria se fortalece a cada conquista profissional e fazendo parte dela, fazemos história, que será contada e melhorada pelas gerações futuras.


Vamos valorizar todas as conquistas da categoria bancária, faça parte desta luta!!!


Maria Aparecida Alvarenga Cassetari Godoy (Cidinha)

Funcionária da CEF e Dirigente Sindical

Um comentário:

  1. É isso aí, Cidinha! Gostei da parte onde você pergunta sobre os nossos valores. Cada um tem uma ideia própria sobre valor, que, para mim, engloba vários itens. Um deles é a satisfação pessoal no trabalho - sentir-se VALORIZADO, como pessoa, com suas particularidades, e não apenas mais um, apenas mais uma matrícula.

    ResponderExcluir