Está claro que a ganância dos banqueiros não tem limites. Nos últimos anos seus lucros aumentaram de forma extraordinária e mesmo assim, continuam com a política de redução do quadro de funcionários, provocando aumento das filas nas agências deixando clientes e usuários em espera de até duas horas. Além da redução do quadro funcional, a maioria dos bancos exige que os caixas efetuem vendas de seus produtos; o que provoca um aumento maior no tempo de espera, pois, ao oferecer esse produto, o caixa perde no mínimo 05 minutos para negociar e ganhar um cliente oferecendo: seguros, títulos de capitalização, cheque especial etc. O resultado disso tudo é o estresse que clientes e bancários vivem constantemente.
Apesar de existirem leis que limitam o tempo de espera nas filas, os bancos não a cumprem desrespeitando ao Executivo e ao Legislativo dos municípios.
Nos últimos anos o afastamento de bancários por doenças ocupacionais ocasionadas por estresse como, LER/DORT e síndrome do pânico, vem aumentando; com isso gera grave problema social na área da saúde e com sérios prejuízos aos cofres da previdência social (INSS).
O que a população pode fazer?
Deve exigir da gerência da agência o cumprimento da lei que garanti o atendimento no máximo em quinze minutos e o mais importante: quando o caixa oferecer algum produto recuse imediatamente e solicite o atendimento rápido. Isto certamente reduzirá o tempo de espera de todos que estão na fila . O caixa não pode ser desviado de suas funções que é a de receber e fazer pagamentos.
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