segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

A assinatura do Acordo de combate ao assédio moral nos bancos foi transferida para dia 07/02 ás 15:00 hs


Segundo novas informações, o acordo de combate ao assédio moral nos bancos seria assinado pela Febraban e os bancários no próximo dia 01/02 e foi tranferido para dia 07/02, segunda-feira ás 15:00 hs. A assinatura deste acordo é uma das lutas incansáveis do sindicato e que, na Campanha Salarial de 2010 foi uma das suas principais conquistas.
Para o diretor de Imprensa do sindicato Luiz Beluzzi Júnior a assinatura deste acordo vai beneficiar muito a categoria. " O combate ao assédio moral é uma de nossa lutas e com este acordo, os bancários terão mais qualidade de trabalho e de vida; uma vez que a prática do assédio moral causa danos psicológicos gravíssimos à saude do bancário".

Já foi confirmado pelos bancos Bradesco, HSBC, Itaú/Unibanco, Santander e Citbank a adesão espontânea ao acordo aditivo ao Protocolo para Prevenção de Conflitos no Ambiente de Trabalho. Já o Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal, instalaram comitês de ética no ano passado para apurar as denúncias. "Mas a expectativa é a adesão de todos os bancos", afirma o Beluzzi.

O Assédio Moral
Os funcionários são obrigados pelos bancos a cumprirem metas abusivas para venda de produtos nas agências e muitas vezes, essa pressão fixada pelos bancos, geram estresse e depressão causando o adoecimento e afastamento do bancário.

O Acordo
Os bancos comprometem-se a declarar explicitamente a condenação a qualquer ato de assédio e reconhecem que o objetivo é alcançar a valorização de todos os empregados, promovendo o respeito à diversidade, à cooperação e ao trabalho em equipe, em um ambiente saudável.

As denúncias, devidamente identificadas, devem ser feitas aos sindicatos, que terão prazo de dez dias úteis para apresentar o caso ao banco em questão. As instituições terão 60 dias corridos para apurar os fatos e prestar esclarecimentos ao sindicato. Denúncias anônimas continuarão a ser apuradas pelas entidades, mas fora das regras estabelecidas no acordo com os bancos.

Fonte: Agência Brasil

2 comentários:

  1. Todos os bancos deveriam assinar esse acordo para acabar com o assédio moral dentro das agencias por conta do cumprimento das metas. Aguns gerentes ainda insistem nessa prática, porque são "chefes" e não "líderes".
    Líder não precisa assediar, ele sabe trazer a equipe para um trabalho em conjunto, em prol de um bem comum.
    Que tal um curso: como ser líder?
    Entendam bem... não estou generalizando!! É uma crítica construtiva

    ResponderExcluir
  2. Bom..
    O jeito mesmo é fazer o feijão com o arroz mesmo, e não dar muita bola para essas metas, é fazer a sua parte dentro de seus limites. Não é possivel que eles vão demitir todos por não venderem. È o que sempre vejo acontecer, não bateu a meta mas fez alguma coisa! o problema é se num fazer nada! o pior ainda é não ganhar comissão, somente um parabéns! tapinha nas costas não enche barriga!
    Mas é isso aí na proxima campanha salarial, COMISSÃO, seria um tema legal a ser trabalhado pelo nosso sindicato! Não é justo agente se matar de trabalhar e os outros ganharem ás nossas custas!

    ResponderExcluir