terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Em 2011 Caixa mantém percentuais e valores de cobertura do Saude Caixa


A Gerência Nacional de Plano de Saúde e Ambiência Corporativa (Gesad) da Caixa Econômica Federal divulgou circular na qual informa que, em 2011, a empresa irá manter a atual cobertura do Saúde Caixa a todos os seus beneficiários, aplicando os mesmos percentuais e valores do exercício do ano passado.

No comunicado, a Gesad informa ainda que recentemente, conforme previsto no acordo aditivo à Convenção Coletiva Nacional de Trabalho da categoria bancária, foi realizado estudo atuarial para fins de acompanhamento do Saúde Caixa, quando foi identificada a necessidade de ajuste dos valores da mensalidade do Grupo Familiar, da mensalidade do dependente indireto e do limite do teto anual de participação.

Esse estudo, segundo a empresa, mostrou-se necessário para garantir a sustentabilidade do plano de saúde. Foi analisado, por exemplo, o comportamento dos custos de utilização do Saúde Caixa por seus beneficiários nos últimos três exercícios, assim como houve a projeção dos recursos necessários para a cobertura das despesas assistenciais, relativa aos próximos três anos. O levantamento foi elaborado com base no diagnóstico do plano, perfil etário da massa assistida e premissas e hipóteses atuariais.

Atualmente, o formato de custeio do Saúde Caixa é composto de 70% de contribuição da empresa, desde que não inferior a 3,5% das despesas com pessoal, inclusive encargos. No caso dos titulares/beneficiários, a contribuição é de 30% das despesas assistenciais, assim distribuídas: 2% da remuneração-base (mensalidade do Grupo Familiar), R$ 110 por dependente (mensalidade do dependente indireto) e 20% das despesas com teto anual de R$ 2.400 (co-participação).

Saúde Caixa: mais informações

Implantado em 2004, como resultado de negociações entre o movimento dos empregados e a Caixa no âmbito de um grupo de trabalho paritário, o Saúde Caixa é um plano de auto-gestão, com cobertura nacional e assistência médica, hospitalar, odontológica, psicológica, fonoaudiológica, fisioterápica, de serviços sociais e de medicina alternativa reconhecidos pelo Ministério da Saúde.

O modelo em vigor garante a participação dos empregados na gestão do fundo e mantém a responsabilidade conjunta da empresa sobre sua manutenção. Trata-se, na verdade, do quinto maior programa de saúde entre os administrados pela própria empregadora, com mais de 250 mil beneficiários, entre empregados da ativa, aposentados, pensionistas e seus familiares. Cobre não apenas despesas com profissionais médicos, mas também com odontologia, fisioterapia e psicologia.

O Saúde Caixa possui gestão compartilhada e é composto de um Conselho de Usuários, com cinco representantes indicados pela Caixa e cinco representantes eleitos pelos empregados ativos e aposentados usuários do plano. Esse Conselho de Usuários tem poder de participar das decisões do Saúde Caixa, mas não pode alterar o modelo de custeio proposto.


Fonte: Fenae

Nenhum comentário:

Postar um comentário