quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Débitos não autorizados lideram queixas dos clientes contra bancos em 2010


Débitos não autorizados foram os principais motivos das reclamações contra bancos em 2010, mantendo a liderança das operações que receberam mais queixas desde fevereiro. No último mês do ano, das 882 reclamações procedentes contra todos os bancos do País, 138 eram sobre essa operação, que representou 15,64% do total.

Ao longo do ano, as reclamações sobre débitos não autorizados somaram 1.356. Esse tipo de operação iniciou 2010 em segundo lugar da lista, com 61 queixas. A partir de fevereiro, ela passou a ocupar a primeira colocação, recebendo 54 reclamações, que subiram mês a mês até atingir 139 queixas em maio.

A partir daí, o número de reclamações contra essa operação caiu para 114 e passou a registrar quedas e altas até setembro, quando voltou a subir, encerrando 2010 ainda em elevação.

Em dezembro, do total referente a esse tipo de reclamação, 46 foram contra o Banco do Brasil e 35 contra o Bradesco. Em seguida estão o Itaú, com 27 reclamações sobre débitos não autorizados; Caixa Econômica Federal, com 14 queixas; Santander, com 10; HSBC, com 3; Safra, com 2 e Citibank, com uma reclamação desse tipo.

Outras reclamações

Já a reclamação com o segundo maior número de incidência foi a que se refere à Liquidação Antecipada - Restrição à Portabilidade - Crédito Consignado, com 109 ocorrências - ou 12,35% do total.

Neste caso, as instituições que mais tiveram reclamações desse tipo foram Cruzeiro do Sul, com 102 reclamações, e Bonsucesso, com duas. Os bancos Rural, Mercantil do Brasil, Industrial do Brasil, Votorantim e Banco do Brasil empataram com uma reclamação cada sobre essa operação.

Em terceiro, com 66 reclamações, ficou a Circular 3289, que trata sobre esclarecimentos incompletos ou incorretos, que representaram 7,48% do total de queixas.


Fonte: InfoMoney

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