quarta-feira, 15 de junho de 2011

CAIXA ECONÔMICA FEDERAL = REDUÇÃO NO ORÇAMENTO DE HORAS EXTRAS




Depois que a Superintendência Nacional da Caixa, apresentou o Plano de redução de despesas para o exercício de 2011 , tendo como desafio a redução de horas extras, nós do Sindicato dos Bancários de Sorocaba e Região, constatamos a irrealidade que vive essa empresa.


Como exigir a redução de horas extras nas agências em que há falta de empregados e a exigência de metas é absurda; onde empregados estão tentando dar conta de serviços que deveriam muitas vezes ter até três empregados para dar conta de tudo. Que empresa é essa que em vez de aumentar o quadro funcional, exige daqueles que estão trabalhando menos tempo e mais desempenho.


Os meios disponíveis pelo sistema para controlar o exigido e as possibilidades de consulta dos horários e custos de cada empregado é impressionante, mas não conseguem detectar o que realmente acontece no ambiente de trabalho.

Me desculpem os gestores , mas nessa hora é que devem mostrar a verdadeira situação de sua agência. Os meios e os argumentos paliativos usados maquiam e fazem de seus subordinados ( que não sei se vocês sabem , são seus companheiros de trabalho, e fazem o possível e o impossível para cooperar no que sempre é pedido), meramente máquinas que produzem ou não lucros.


Sabemos que com isso ocorre desvios de funções ( ex1.” embora você não seja caixa, te dou a função e você me ajuda em tal carteira; assim economizamos nas extras e você ganha a função”; ex2 “você é caixa e como o serviço está puxado e temos que controlar as extras, te dou a função de gerente e você trabalha um pouco mais sem precisa marcar extras”); artimanhas para não se comprometer ( “precisamos fazer algumas reuniões, mas não estou convocando só faço o convite”; claro que se o empregado não comparece vai se sentir culpado ).


Temos consciência que na Caixa Econômica Federal o serviço é “puxado” e exige muito do empregado, e também sabemos que alguns empregados novos estão deixando a desejar em suas responsabilidades ( consideramos isso falta de companheirismo e cooperação), os antigos apesar de muitas vezes lesionados e adoentados continuam trabalhando sem pensar na própria saúde.


Caros colegas, dentro da Caixa Econômica Federal, somos uma família com os mesmos objetivos e compensações, independente do cargo ou função que ocupamos; a Campanha salarial está acontecendo e nesse momento, devemos mostrar a nossa realidade para conseguirmos juntos algo melhor para o nosso futuro. Se a empresa exige além do que a função nos impõe, ela tem que remunerar à sobre função; com as atitudes tomadas a eficácia do serviço diminui e as falhas procedimentais aparecem em maior quantidade e principalmente porque é crime não prezar pela saúde do trabalhador.


Temos consciência que tudo que depende de resoluções de níveis superiores não é fácil conseguir, mas se nos mantermos unidos este ano e mostrarmos o nosso valor, algo mais sempre conseguiremos.Podem até pensar que isso é utopia,mas ainda confio na força do valor humano e profissional. Somos a Caixa, sem nosso esforço ela não existiria.



Maria Aparecida Cassetari - (Cidinha) é Diretora do Sindicato dos Bancários de Sorocaba e Região e funcionária da Caixa Econômica Federal

3 comentários:

  1. Anônimo1/7/11 17:20

    Impressionante como os sindicatos e a APCEF pensam apenas naqueles que marcam SIPON. Em minha agencia, ninguem trabalha fora do SIPON, mas aqueles que nao marcam ponto tem trabalhado cerca de 10 a 11 horas por dia para poder dar conta do recado. Isto o sindicato e a APCEF nao enxerga. Quando voces vao seguir o exemplo de Sao Paulo e exigir que gerentes e supervisores sejam obrigados a marcar SIPON?

    ResponderExcluir
  2. Ha muitas agencias estrapolando o horario e manipulando o ponto dos funcionarios!!! Fiscalização!!!!

    ResponderExcluir
  3. Por favor fiscalizem as agencias.Existem muitas em que os superiores fazem o caixas trabalharem alem do horario permitido de 6hrs mais 2hrs extras, e os fazem manipular o ponto e só marcar o horario permitido.Tem muita gente correndo risco! Peço fiscalização em agencias!!!

    ResponderExcluir