sábado, 12 de maio de 2012

CONSELHO MONETARIO NACIONAL FAVORECE BANQUEIROS

Decisão do conselho acaba com restrições para abertura de agencias e postos de atendimento. Chamando de “varias regrinhas” que não correspondem mais ao ambiente atual de negocios, Sergio Odilon dos Anjos que é chefe do Departamento de normas do sistema financeiro do Banco Central, justificou o motivo da decisão que em seu entendimento é favorável a população brasileira. Disse também que a situação financeira dos bancos brasileiros já supera as necessidades exigidas pelo governo federal e mexe na estratégia de longo prazo dos bancos, principalmente de rede. Eles sabem e conhecem os locais de instalação das agencias, afirmou Odilon. A única ameaça fica por conta de possíveis fechamentos de agencias sem motivos coerentes, que poderá reverter a medida. Pronto! Não bastasse a liberdade com a contratação de terceiros, agora vem outro facilitador sem menores cobranças, deixando por conta dos banqueiros onde e quando colocar um posto bancário ou agencia. Vemos e brigamos todos os dias com o descaso dos banqueiros contra uma medida que consideramos fundamental para a população brasileira, que é a falta de segurança dentro dos bancos. O assalto que começam com vigilância dos marginais no caixa do banco, termina nas ruas com a concretização dos roubos e o banqueiro diz que isso é problema de segurança publica. Os dispositivos considerados fundamentais no combate a marginalidade pelo movimento sindical, sequer são considerados pelos banqueiros que se apóiam na Lei 7102/83 (também antiga como as regrinhas para abertura de agencias) e que o movimento sindical tem maior interesse em ser atualizada. Estamos avançando lentamente neste assunto. Deixado o critério por conta dos bancos, tememos que venha acontecer o que aconteceu com a liberação do correspondente bancário, primeiramente criado para cidades desprovidas de atendimento bancário e que culminou com a sobrecarga da região sudeste do Pais (Estado de São Paulo) justamente a que menos precisava deste cuidado. Finalizando a matéria, registro a frase de destaque do BC que diz “O reflexo da medida pode ser bom para a população e reduzir os custos dos bancos”. “Pode ser bom para a população” deixa uma margem de duvida muito grande para quem precisa do atendimento bancário com qualidade e responsabilidade. “Reduzir os custos dos bancos” com toda a certeza é a única, principal e exclusiva intenção desta mudança proposta pelo BC.

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