terça-feira, 6 de julho de 2010

Internet já é o principal canal de atendimento bancário


Esta informação é muito interessante... Confiram:

Da equipe do DiárioNet

O uso de cheques caiu 8,2% em 2009, na comparação com 2008, e a participação dessa forma de pagamento perdeu espaço, ficando com 9,8% do total, ante 13,9% em 2008, de acordo com informações do Banco Central no "Diagnóstico do Sistema de Pagamentos de Varejo do Brasil", apresentada nesta segunda-feira em Brasília. O cheque perdeu espaço principalmente para o cartão de débito nos pagamentos de pequenos valores.

Pela primeira vez, as transações de pagamento de contas, de tributos e de transferência de crédito estão sendo discriminadas pelo canal de acesso usado pelos usuários. Houve desaceleração no crescimento da quantidade de Cartões de Crédito e de Débito em circulação. A média da quantidade de transações por cartão não se alterou no período. Prosseguiu pouco inferior àquela observada nas economias mais desenvolvidas no caso de cartões de crédito e significativamente abaixo da utilização de cartões de débito nas economias desenvolvidas, mostrando que ainda há espaço para aumento no uso desse instrumento de pagamento.

Em 2009, a internet passou a ser o canal de atendimento bancário mais utilizado, por onde foram iniciadas 31% das transações bancárias, ultrapassando os terminais de auto-atendimento (ATM). Os correspondentes bancários continuam sendo o principal canal de acesso das transações de pagamento de conta, de pagamento de tributo e de transferência de crédito, respondendo por 36% dessas transações.

Em outubro de 2009, entrou em funcionamento o débito direto autorizado (DDA), que possibilita a apresentação e o pagamento eletrônico de boletos de cobrança aos respectivos sacados. No fim do ano passado, o sistema já possuía cerca de 2,5 milhões de clientes cadastrados como sacados eletrônicos, 80% eram pessoas físicas. Por esse sistema, em 2009, foram eletronicamente gerados 28,6 milhões de documentos.

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