segunda-feira, 13 de setembro de 2010

O Trabalho do sindicato é diário e incansável e as negociações com banqueiros também


O trabalho do Sindicato dos Bancários não se resume somente nos meses de Campanha Salarial. É claro que durante estes meses o trabalho é muito mais intenso, pois, ele luta por reivindicações em benefício de toda categoria sem exceção. Esse trabalho é feito durante todo ano é como uma semente que é plantada tem que molhar semear todos os dias para que, ela cresça forte. É assim o trabalho sindical. Todos os dias diretores visitam as agências bancárias em busca de novas informações e novos filiados.


A Campanha Salarial teve sua primeira negociação no mês de agosto (24) e os banqueiros como sempre, se mostraram irredutíveis nas três rodadas que já aconteceram e não apresentaram nenhuma proposta concreta ás reivindicações da categoria. Reivindicações que são tão simples e que qualquer empregador que respeite seu funcionário deveria proporcionar como: melhores condições de trabalho, fim do assédio moral e das metas abusivas, mais segurança para a categoria e também para a população e um índice salarial mais justo.


A cada ano os bancos estão cada vez mais obtendo lucros estrondosos e esses valores são responsabilidade dos funcionários que, trabalham cada vez mais diante de imposições de metas abusivas e de assédio moral que sofrem diariamente por gerentes que, esquecem que eles também são funcionários como qualquer outro, mas acabam ficando do lado do patronal por motivos que o sindicato já sabe qual é.


Três negociações já se passaram e os banqueiros só disseram não mostrando o desrespeito com a categoria em não atender as reivindicações do movimento sindical ou até mesmo em não dar uma resposta concreta, ou o mínimo o que a categoria merece: Respeito por trazer lucro aos bancos e pelo fato de ser um ser humano!

No 1º semestre deste ano, só no Brasil, 11 pessoas morreram (bancários, vigilantes e clientes) por assalto a bancos e pela falta de segurança que os bancos proporcionam. Este ano, o Sindicato dos Bancários de Sorocaba e Região, levou até a mesa de negociação um item de segurança (instalação das divisórias) que, em Sorocaba reduziu 70% dos assaltos nas saídas dos bancos. Só que a Fenaban recorreu e ganhou, pelo menos por enquanto, em relação a essa instalação e o setor de fiscalização da prefeitura não pode mais fazer seu trabalho. Essa é a responsabilidade dos banqueiros com a segurança da categoria e da população, ou seja, responsabilidade zero!

Já em relação ao emprego 50 mil bancários entre o ano de 2009/2010 foram demitidos ou substituídos. O banqueiro também não se preocupa com a saude do bancário, pois, ao invés de contratar novos funcionários, ficam com um quadro defasado, fazendo com que ele fique sobrecarregado e adoentado. Não é intenção do banqueiro mais contratações, novos empregos, pois, a falta de respeito com o ser humano, a substituição de mão de obra, é muito mais fácil do que gerar novos empregos e preservar a saude do trabalhador.

É por esses motivos e outros que toda categoria já sabe que, a mobilização nesta campanha é muito importante. É preciso mostrar ao banqueiro que o movimento sindical tem força e que a categoria está cada vez mais consciente da importância da união de todos. Porque só assim, que o banqueiro vai começar a respeitar o funcionário e a começar a pensar nas reivindicações que o movimento sindical apresentou. Portanto, entre nessa luta e ajude o sindicato a lutar por melhores condições de trabalho e mais respeito para a categoria bancária.

2 comentários:

  1. Financiar políticos e outras autoridades tem sido o foco deles nos últimos anos. Mas nós estamos de olho neles. Cadê a responsabilidade social, os investimentos em agricultura, industria, comércio e serviços. Onde fica a cultura e o lazer do trabalhador bancário?
    Fim do assédio moral, metas abusivas e o adoecimento da categoria já.

    Adriano - Marília

    ResponderExcluir
  2. Adriano,

    Agradecemos seu comentário e juntos vamos lutar por melhores condições de trabalho para a categoria bancária!

    ResponderExcluir