sexta-feira, 21 de outubro de 2011

NÃO DÁ PARA AGRADAR A TODOS

Eu quero resumir nesta frase o sentimento que também é meu em respeito ao fechamento de uma campanha salarial.
Ano passado, todos os gerentes se sentiram prejudicados e fizeram suas reclamações pós assembléia que aceitou a contraproposta patronal, que beneficiou aqueles que fizeram a greve.
Neste ano houve o compromisso do movimento sindical em não aceitar índice diferenciado para quaisquer que fossem os cargos, encabeçados pela Federação dos Bancários de SP/MS no Encontro Nacional da Categoria.
Sabemos do descontentamento dos colegas oriundos do BNC que sempre foi aguerrido enquanto existiu e suas lideranças continuam fazendo seu papel, muito embora os negociadores sejam outros e a conversa seja muito diferente com o atual “patrão”.
Quando o movimento sindical elaborou a minuta, foi pensando num global e assim os assuntos foram discutidos (ou não) para que fosse possível chegar em um acordo.
No caso especifico do BNC, fica difícil dizer que a mobilização continuaria na mesma desenvoltura daquele momento de negociação, em beneficio do grupo de trabalhadores incorporados pelo BB.
Não se trata de descontentar os colegas e meu respeito é muito grande por todos e não perco uma oportunidade de dizer isso.
Uma Campanha Salarial visualiza o macro, o beneficio de todos ou da maioria dos trabalhadores. Sabemos das perdas salariais que os funcionários BNC tiveram nesta e nas campanhas passadas e não é se render aos acontecimentos, mas precisamos de atitudes que possam levar aos resultados e não era a greve que resolveria este impasse.
Talvez se os funcionários do BB tivessem uma reivindicação bastante polemica, poderíamos aproveitar o momento para juntar os dois assuntos e convocar todos os trabalhadores em torno dos interesses. Infelizmente isso não aconteceu e esta muito longe dos funcionários BB estarem satisfeitos com a contraproposta, lembrando que o banco fez o possível para minar a resistência dos colegas com a ameaça de desconto dos dias e isso não aconteceu.
Vamos buscar apoio e respaldo jurídico para reivindicar aquilo que achamos justo.
Vamos mostrar que a união de todos é capaz de trazer conquistas, mesmo que contrario ao desejo patronal, seja ele empresarial ou governamental.
O Sindicato dos Bancários de Sorocaba e Região sempre esteve ao lado do funcionário BNC e não é agora que abandonaremos este grupo maravilhoso, de tantas conquistas e glorias!

9 comentários:

  1. Por falar em BNC, quando que o sindicato planeja começar a conversar a sério com a direção do BB?

    ResponderExcluir
  2. Na assinatura do pré-acordo em 21.10, fizemos algumas colocações em mesa de que estas conversas entre movimento sindical e bancos devem acontecer com mais frequencia.
    Logico, depois dos acontecimentos das negociações a fala maior era para o BB, que pouco conversou com nossos negociadores.
    Datas não temos ainda.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns ao movimento sindical que pretende fazer um modelo diferente de negociação. Agora, se a idéia foi dos banqueiros, realmente é preocupante e devemos ficar muito atentos com relação a isso.
    Eu digo que a negociação do Banco do Brasil poderia ter sido muito melhor, com muito mais força se não fosse a PLR, que embora seja ótima para os funcionários, principalmente comissionados, serve como desculpa para o assédio moral (cumprimento de metas ) e também acaba desunindo os funcionários quando da negociação.
    Essa foco é que precisa ser assimilado pelos funcionários (todos, comissionados ou não) para que se lute por outras conquistas.
    Com relação aos funcionários oriundos do BNC e acredito que também possa estar acontecendo com outros bancos incorporados, é a questão do VCPI que engloba parte do salário base e anuênio. Se não prestarmos atenção nisso os salários ficarão achatados com o passar dos anos. Já estamos conversando com nosso departamento jurídico sobre essa questão.
    Durante o ano, se não acontecerem as reuniões específicas, estaremos cobrando a comissão de empresa.

    ResponderExcluir
  4. Carlos Eduardo BB24/10/11 15:16

    Boa noite parece que esta Sonia nao joga no mesmo time do Sindicato, pois ela fala de um jeito que nao e Diretora que tal colocala de volta na agencia,para ela vivenciar a realidade

    ResponderExcluir
  5. Falando em realidade, agora começa a cobrança em certas agências pela reposição das horas ... Agora que eu quero ver o sindicato que tanto pediu a participação dos funcionários ter peito para encarar o assédio moral de forçar-nos a compensar cada hora "perdida" ...
    E já que a Sonia teve tanta garganta para falar conosco sobre a paralisação, a importância de lutarmos pelos nossos direitos e tal, quero ver até que ponto o sindicato continua no defendendo.

    ResponderExcluir
  6. Carlos antes de ser dirigente sindical eu sou bancária e conheço e muito a realidade do bancário, não só do BB. Sou oriunda do Banco Nossa Caixa e se voce quiser saber mais sobre a minha caminhada, minha postura, converse com colegas do ex BNC que já me conhece há muitos anos. Ou, tenho uma idéia melhor ainda, vamos conversar pessoalmente. Não sou a dona da verdade, sou humilde o bastante para aceitar "críticas construtivas" e fazer mudanças.
    Ricardo, não é questão de ter garganta. Eu tenho a obrigação, enquanto dirigente sindical, de mostrar a realidade. Quanto a fazer greve ou não é decisão individual, tanto que teve agencia em que a maioria optou em trabalhar (embora de portas fechadas) e não voltamos mais lá durante os 21 dias de greve.
    Quanto a continuar defendendo os trabalhadores, acredito que é o objetivo principal das entidades sindicais de um modo geral. Conosco não é diferente.
    Para seu conhecimento estamos acompanhando de perto a forma de compensação dos dias parados, respaldados pelo nosso departamento jurídico.

    ResponderExcluir
  7. CONCORDO COM O CARLOS EDUARDO , ESTA SONIA JA É APOSENTADA A MUITO TEMPO , ELA TEM QUE IR PRA CASA CUIDAR DOS NETINHOS, ALIAS A MAIORIA DOS DIRETORES DO SINDICATO SÃO APOSENTADOS , TEM DIRETOR QUE JA PASSOU DOS 70 ANOS , E CONTINUA MAMANDO . TA NA HORA DE RENOVAR... ..

    ResponderExcluir
  8. Parabéns aos colegas fura-greve e o desaparecimento do sindicato depois de finda a greve. Ano que vem sei exatamente de que lado vou estar, do meu!

    ResponderExcluir
  9. MARCOS S SANTOS /27/10/11 17:35

    QUE PAPO MALUCO É ESSE DE QUE APOSENTADO NÃO PODE FAZER PARTE DE UMA ENTIDADE DE CLASSE,OU CONTINUAR NA ATIVA TRABALHANDO DANDO A SUA CONTRIBUIÇÃO, SUA EXPERIENCIA DE VIDA, COMPARTILHANDO CONHECIMENTO COM OS NOVOS, NÃO SOU APOSENTADO ALIAS FALTA UM BOM TEMPO PARA ISSO ACONTECER, MAS RESPEITO MUITO A EXPERIENCIA DESSAS PESSOAS.

    ANÔNIMO ME PARECE QUE VOCÊ ESTA COM ALGUM PROBLEMA DE CONFLITO DE IDÉIAS ESTA NA
    HORA DE SE APOSENTAR, TIRAR PASSE DE IDOSO, JOGAR DOMINÓ NA PRACINHA OU ALGUMA COISA ASSIM.... QUEM SABE PESCAR!!, OU MELHOR SE ENTERRAR. UM ABRAÇO.....

    ResponderExcluir