sexta-feira, 14 de outubro de 2011

QUANTO TEMPO PERDIDO, QUANTA ESPERA POR ALGUNS REAIS.

Tínhamos toda oportunidade para terminar esta campanha na primeira semana da contraproposta.
Tivemos uma oportunidade impar de resolver esta campanha na mesa de negociação, mesmo antes de chamar a primeira assembléia.
No entanto, após duas contrapropostas os banqueiros se retiraram da mesa de negociação e após 17 dias de mobilização, paralisação de mais de 9200 agencias em uma greve que esta registrada como a maior em 20 anos, eles retornaram as discussões no dia 13 e postergaram as discussões para esta data (14) e até o presente momento, mal falaram conosco.
O tempo perdido do movimento sindical foi na construção de uma greve que não precisaria ter acontecido.
A espera por alguns reais mostra a forma como o banqueiro conduz uma campanha, com muito dinheiro no bolso e pouca vontade de remunerar seus funcionários.
O aluguel de salas em um hotel do porte Maksoud Plaza não fica barato, a contratação de escritórios de advocacia em todo o território nacional para dar andamento aos processos de Interdito Proibitório, as propagandas feitas em radio, jornal e televisão vendendo os produtos que os bancários oferecem dentro das agências gratuitamente, a contratação de correspondentes bancários remunerando pelas autenticações efetuadas, são alguns exemplos de gasto que se fosse investido na categoria, daria muito lucro a um custo bem baixo.
Se contarmos o tempo que perdemos nestes dois dias na espera de uma proposta que possa ser apreciada pela categoria, o custo dos hotéis, das viagens de carros e aviões abala os cofres do movimento sindical sem nenhum dó.
Na ponta desta conversa fica o cliente, insatisfeitos e compreensivos até certo ponto com nossas paralisações, aguardando pacientemente o retorno de nossos trabalhos pagando altas tarifas pelos bancos fechados, o que é pior.
Estamos perdendo um tempo valioso, em busca de um acordo salarial que não deveria ter chego na situação em que chegou.
Quanto dinheiro gasto com terceiros, enquanto a categoria aguarda com ansiedade os números que poderão fechar esta campanha.

32 comentários:

  1. De acordo com o site do Sindicato em São Paulo, foi proposto 9%, aumento real de 1,5%. Esta escrito no site que é uma proposta decente. 9% é decente só em Wonderland.

    ResponderExcluir
  2. helton luiz alexandre14/10/11 19:25

    Apesar do sofrimento, fomos vencedores, guerreiros e unidos e apesar de nunca sermos reconhecidos com a devida importância pelos nossos patrões, saímos dessa "guerra" muito maiores do que entramos e se neste momento não conseguimos tudo o que gostaríamos, com certeza demos um grande passo à compreensão de que unidos somos imbatíveis.
    Helton.

    ResponderExcluir
  3. Unidos? Como categoria, definitivamente, não.

    ResponderExcluir
  4. A uniao deve ser buscada ou almejada todos os dias do ano, para que com a chegada da campanha salarial nosso objetivo seja alcançado com exito. muitos dos nossos continuam escondidos atras do cargo e isso dificulta demais nossas conversas e o desrespeito patronal ficou evidente na demora em iniciar a mesa de ontem (14). Temos que ter paciencia e saber vencer o(s) inimigo(s) esteja(m) ele(s) onde estiver (em).

    ResponderExcluir
  5. Pessoal a proposta da CEF é melhor que a do BB em relação ao piso, PLR ...outros ítens não conferi.
    com relação aos 9% ainda podemos brigar mais e tentar chegar pelo menos à proposta do BANPARA 10%. Lembrando que todo esse sacríficio desses mais de 20 dias dos bancários que tiveram a coragem de sair, a volta ao trabalho não pode se limitar a aceitação do índice. Na negociação do BB não se falou na 7ª e 8ª hora, Economus, Cassi ...
    Tem assembléia segunda ... peço aqui que todos, principalmente os que sairam em greve, participem para discutirmos a proposta. É na assembleia que se decide o rumo de nossa campanha. SEGUNDA FEIRA CONTINUAREMOS EM GREVE ... NADA AINDA ESTÁ DECIDIDO!!!
    FORÇA!!!!! CONSEGUIMOS CHEGAR ATÉ AQUI ...SE NECESSÁRIO FOR, AGUENTAREMOS MAIS!!!

    ResponderExcluir
  6. Não vejo o banco como inimigo, e sim como antagonista, isto não é uma guerra ... Os valores de PLR do BB não parecem-me justos. Estão os bancos sentindo uma restrição ao crédito no curto prazo? ... E, sim, união é buscada todo o ano. É algo que ainda não conseguimos fazer direito, infelizmente.

    ResponderExcluir
  7. Essa tal de Sonia deve estar viajando, continuar a greve para atingir 10% ou seja mais 1% HAHAHAHAHAHAHAHAHAH.... Ta na hora de voltar a trabalhar você não acha? afinal quem esta sendo prejudicada é a população, pasciencia tem limite!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  8. SONIA REGINA DELL´AMO15/10/11 18:43

    é uma pena que quem escreve neste blog não está a par do que realmente acontece no mundo do bancário. Nem vou perder tempo explicando. Agora só acho que cada um tem o direito de colocar seu ponto de vista e o mesmo deve ser respeitado. Comentário de anônimo pra mim é o mesmo que nada.

    SONIA REGINA DELL´AMO
    SEEB/SOROCABA

    ResponderExcluir
  9. Que beleza!! "Vencemos" mais essa luta né?? Quem leu a reinvidicação enviada ao presidente da Caixa, com 18 páginas, sabe o tanto que essa luta foi vitoriosa...

    ResponderExcluir
  10. paSCiencia?????, tenha a santa paCiência !

    ResponderExcluir
  11. Mais um ano e estamos sendo coagidos a aceitar uma proposta q nao diz nada somente o obvil de aumento real e plr maior. Logico se nao houvesse greve, nossos salarios estariam defazados em mais de 20%!!! Mais o me deixa irritado, é como o BANPARA consegue 10% e nos 9%... eu vos digo mobilização!!!Neste banco 95% entraram em greve ai teve retorno, mas vc q furaram a greve e nao serviu pra nada somente pra puxar o saco de teu gerente, graças a vcs q estamos nestes 9%.
    Sou do BB e tive nojo mais uma vez de ver o oferecido pelo meu banco!
    Falar que havera aumento no programa de aprimoramento de funcionario (PAF) para 215 reais... SINDICATO ACORDA E POVO DO BB TB... isso ja estava na IN da intranet no mes de agosto que foi retirada propositalmente pra colocar nesta como requisito de aprovação do que o banco ofereceu.. so pra dizer que faz algo pelos funcionarios... vergonha;... e falar q vai abrir 500 bolsas para estudo (pos)... vergonha tb.. todo ano tem estas bolsas e era pra sair em agosto tb mas nao colocaram a disposicao e postergaram pra depois da greve... vergonha.. e mais vergonha ainda é q somente 100 bolsas sao para cargos efetivos e o resto é para comissionados de alto escalão!!! O SINDICATO DEVERIA FAZER ALGO EM RELAÇÃO A ESTES DOIS ITENS SUPRACITADOS...
    MAS AGORA EU PERGUNTO... E O 13° REFEIÇÃO NAO VAO BRiGAR???? PORQUE COLOCAMOS NA PAUTA DA GREVE???? NAO ERA PARA BRIGARMOS PELO SALARIO MINIMO NO VALE ALIMENTEAÇÃO E REFEIÇÃO...ESQUECERAM DISSO TAMBEM...???? A CEF TEVE AUMENTO NO PISO MAIOR Q O NOSSO!!!!
    AH E SO PARA LEMBRA QUEM RECEBE DO INSS, ANO QUE VEM RECEBERA UM AUMENTO DE 15%.
    AGORA SOMOS COAGIDOS A ACEITAR SOMENTE 9%!!!!!!!
    E O RESTO Q ELES FALAM É SO BALELA.... QUEREMOS 13/ SALARIOS NO VALE REFEIÇÃO, SALARIO MINIMO NOS VALE REFEICAO E ALIMENTAÇÃO...
    PESSOAL ACORDA NAO ACEITEM ESTE ENGODO NOVAMENTE!!! APAREÇAM NA ASSEMBLEIA DE SEGUNDA E NAO APROVEM!!! FAÇAM ALGUMA COISA POIS VC SAO OS RESPOSNSAVEis PARA GANHAR MAIS. MAS SE ESTIVER CONTENTE COM SOMENTE 9% DE AUMENTO, VOLTE A TRABALHAR E a SE MATAR POR ESTE SALARIOS DEFASADO E VERGONHOSO.. SO DE LEMBRAR Q GANHO METADE DE UM BANCARIO NA ARGENTINA E MENOS Q ISSO Q DO URUGUAI....
    ACORDEM ESTAMOS EM GREVE A HORA É ESTA!!!!!!
    SINDICATO POR FAVOR!!!! SONIA, JULIO....

    ResponderExcluir
  12. AMIGO, CONCORDO COM VC, VAMOS NOS DO BB CONTINUAR NA GREVE, QUEM TOPA????

    ResponderExcluir
  13. Eu fico indignada que depois de quase 20 dias "parados" só ser oferecido 1%. Mas o pior de tudo é saber que essa proposta será aprovada. Mais um ano de baboseira politica e acordos insuficientes. E os incorporados do grande BB vão continuar sem convênio médico, o economus ninguém sabe em que situação está... é frustrante!! Mais um ano empurrando com a barriga essas questões dos incorporados.. até quando????

    ResponderExcluir
  14. Ué? Se tem gente que acha ruim só 1% de aumento que vá na assembléia e reclame!!! Eu acho ruim! E tem mais. Ontem tive a "alegria" de ouvir o seguinte comentário de um colega, que vou manter anônimo para evitar problemas para essa pessoa: "E enquanto vocês vão compensar as horas, saindo mais tarde, eu vou sair as 16 todo o dia por que eu não parei". Com pensamentos como esse eu digo: a categoria tem o reajuste que merece. E aí? É ou não é para perder a paciência???

    ResponderExcluir
  15. Sonia Regina16/10/11 14:45

    Estou de pleno acordo com os funcionários do BB e incorporados. É uma greve intensa e movida pela esperança de solucionar se não todos, mas muitos de nossos problemas.
    Desde o começo estou pedindo para todos irem para a assembléia, principalmente os que estão na greve, porque já houve anos em que os gerentes foram para votar pela volta ao trabalho e muitos funcionários ficaram frustrados. É na assembléia que se vota pela volta ou não ao trabalho.
    Quero dizer também que o Sindicato dos Bancários de Sorocaba e Região irá manter a greve no dia de amanhã e respeitar a decisão da assembléia que será as 19 horas.
    Bobagens vamos ouvir muitas de quem ficou la dentro da agencia. Não só comissionados, mas também cxs, escriturários, mas não vamos dar bola porque exercemos nosso direito de mostrar que nos valorizamos e que estamos descontentes com nosso salário. Muitos estão deslumbrados pelo valor recebido de PLR e se esquece que quando se aposentar não terão mais isso.
    A luta dos funcionários que tiveram a coragem de sair em greve garantiu aos comissionados a manutenção da cláusula da trava de descomissionamento. Só por isso deveriam receber quem saiu com o maior respeito.
    Outra vitória foi mostrar que mantivemos a greve mesmo sob a ameaça do banco de descontar os dias parados e conseguimos manter a cláusula da compensação das horas.
    Até amanhã na assembléia e é muito importante a manutenção da greve até lá.

    ResponderExcluir
  16. claudio nunes16/10/11 16:02

    Pessoal agora nao é hora de parar a greve , 1,5% de aumento real é nada perto da pressao diaria pra cumprir metas e metas que os banqueiros (BB) nos impoem, vamos lutar pela proposta inicial do sindicato que fica na casa dos 12%. É o minimo que podemos aceitar! Falei e ta falado.

    ResponderExcluir
  17. Ler o que está nas entrelinhas é muito chato ... Especialmente quando tentam me fazer de bobo ... Jogar com cartas marcadas não vale, viu?

    ResponderExcluir
  18. ALINE C KRAFECIK16/10/11 17:38

    NA MINHA HUMILDE OPNIAO SO E COAGIDO QUEM NAO TEM OPNIAO PROPRIA, UM COVARDE. EU VOU VOTAR PELA CONTINUACAO DA GREVE. TUDO ISSO E RIDICULO, E MAIS RIDICULO AINDA E INSULTAR UMA COLEGA, COMO O QUE FOI FEITO COM DIRETORA SONIA. ELA SEMPRE ESTEVE E ESTA AO NOSSO LADO. ELA E SOMENTE UMA DIRETORA...NUNCA ME DEIXEI INFLUENCIAR, TENHO PERSONALIDADE O SUFICIENTE. RIDICULAS SAO AS PESSOAS Q SE ESCONDEM ATRAS DE CARGOS E ANONIMOS! TENHAM UMA BOA NOITE!

    ResponderExcluir
  19. Sonia Regina16/10/11 18:33

    obrigada Aline pelo seu reconhecimento.
    Vejo o Sindicato como um instrumento da categoria que tem o dever de orientar e informar o que está acontecendo. A decisão cabe aos colegas presentes na assembléia.

    ResponderExcluir
  20. Quem é instrumento de quem aqui?

    ResponderExcluir
  21. nao é momento de reprovar o que esta posto no blog.... pessoaldo BB gerentes estao ligando para funcionariso para voltar a trabalhar hoje pois a greve ja acabou segundo informação deles... ligaram para a minha agencia e para outras tambem.... isso é um papelao do banco do brasil .. forçar a aprovação !!!! e "pedir" para voltar hoje... absurdo senhor gerente da minha agencia... que vontade de falar o nome!!!!! falei com muita gente do banco do brasil.. e ninguem esta de acordo com a volta ao trabalho NINGUEM!!!!! O PAF ja estava na in e as bolsa ja seriam dadas... reajuste abaixo de 10% é vergonha isso... eu sinceramente tenho vergonha de falar o meu salario!!!!
    PESSOAL
    SE VCS NAO FOREM NA ASSEMBLEIA E VOTAR "NAO" PODE TER CERTEZA QUE SEUS GERENTES ESTARAO LÁ PARA VOTAR "SIM" PELO FIM DA GREVE POIS ELES JA GANHAM TRES VEZES MAIS QUE NOS... E NAO FAZEM NADA SEMPRE JOGAM PARA NOS!!!! TO PUTO COM ESTE BANCO Q SO EM ENGANA HA CINCO ANOS!!!!
    QUEREMOS MESMO O QUE FOI DITO ACIMA: ALIMENTAÇÃO/REFEICAO DE UM SALARIO MINIMO... DECIMO TERCEIRO DO REFEIÇÃO!!!!! AUMENTO DE 12%... E QUERIA QUE O SIDICATO LUTASSE PELA IGUALDADE NA DISTRIBUICAO DA PLR ADICIONAL (ATB) QUE OS COMISSIONADOS GANHAM A MAIS.. POIS É RIDICULO A GENTE SE MATAR PARA ELES GANHAREM ISSO.... DISCRIMINAÇÃO... E NOS SOMOS TONTOS DE ACEITAR ISSO!!!!
    DIGAO NAO NA ASSEMBLEIA
    FAÇAM A TUA PARTE...
    AVISEM TODOS QUE CONHECEM PARA IR NA ASSEMBLEIA E VOTAREM NAOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO
    POIS SE NAO OS GERETES VAO VOTAR SIM!!!!!

    ResponderExcluir
  22. tao ligando para a o pessoal da minha agencia tb. vontade de mandar a merda a minha gerente.
    concerteza estarei na assembleia votando nao

    ResponderExcluir
  23. entrem no site face dos bancarios e sindicatos e coloquem tua opiniao

    ResponderExcluir
  24. Sonia Regina17/10/11 07:21

    Ricardo na minha opinião o Sindicato é um instrumento da categoria vc não acha? Estamos aqui pra lutar por eles, orientar, dar informações... somos representantes eleitos pela categoria. É isso que quis dizer e parece que vc não havia entendido.

    ResponderExcluir
  25. Gente por favor quem tem facebook acesse, e veja que a maioria dos funcionários nas diversas regiões estão optando por não aceitar a proposta....vamos dizer NÃO....senão o que será o ano que vem???????..estão medindo nossas forças...chamem seus colegas e compareçam pra dizer um NÃO para essa proposta indecente !!!!

    ResponderExcluir
  26. Helton Luiz17/10/11 12:19

    Tudo bem que esse aumento é muito pouco mas quem vai tirar os gerentes de dentro das ags. para continuar a greve? Será que os anônimos daqui estariam conosco nas portas das ags?
    Falar é fácil mas botar a cara à tapa é que são elas.
    Depois do leão estar morto todos viram caçadores!

    ResponderExcluir
  27. Eu entendi direitinho ... Talvez eu não tenha sido entendido. hehe

    ResponderExcluir
  28. Leandra BB17/10/11 17:03

    Faço minhas as palavras da Aline, e ainda emendo: quem tem vergonha de assumir que faz ou não faz greve, também não tem coragem suficiente de não se deixar sujeitar a cumprir metas "obscenas"! O meu comentário dentro do post sobre o comissionado neste mesmo blog gerou comentários de "anônimos" indignados com o meu ponto de vista. Olha, teve gerente que arregalou os olhos pra mim quando falei que não ia participar da greve!!! Agora... por que não entraram eles também? soube que, gerente que faz greve fica "marcado" pra sempre dentro do banco! Como é que querem mudar esse comportamento arraigado dos nossos administradores, e apedrejar um ou outro como eu, que tiveram seus motivos pessoais pra não aderir à greve? É de se lamentar, me desculpem, mas todos os anos será a mesma ladainha...

    ResponderExcluir
  29. Exatamente, afinal uma andorinha só não faz verão. Este é um país que se você tentar nadar contra a maré, te matam afogado. Tem que ter muito jeito, coragem e capacidade para defender-se por aqui.

    ResponderExcluir
  30. olha Leandra se gerente fica marcado por fazer greve, algo está errado porque que eu sei tem até Superintendente do banco que já foi dirigente sindical. Isso é muito localizado ou então é aquele ditado: Faça o que eu mando e não faça o que eu faço.

    ResponderExcluir
  31. SONIA REGINA DELL´AMO19/10/11 09:00

    18/10/2011

    BB ressarce nesta quinta o desconto dos dias de greve de setembro

    Crédito: Seeb Rio
    Diante da aprovação da proposta da Fenaban, que prevê a compensação dos dias parados durante a greve nacional dos bancários, o Banco do Brasil confirmou ao coordenador da Comissão de Empresa dos Funcionários do BB, Eduardo Araújo, que o desconto referente aos dias 27, 28, 29 e 30 de setembro será ressarcido nesta quinta-feira, dia 20, junto o crédito da folha de pagamento deste mês.

    Araújo explica que, a exemplo de anos anteriores, o desconto dos dias de greve não foi novidade, pois isso tem sido feito em virtude do formato da folha do BB.

    Já os dias de greve de outubro não deverão ser descontados. "O banco vai fazer a reclassificação das ausências referente aos dias de paralisação", esclarece o dirigente sindical.
    Fonte: Contraf

    ResponderExcluir
  32. Sonia Regina Dell´Amo19/10/11 09:04

    Lembrando que a compensação dos dias parados deverá começar após a assinatura do acordo (ainda sem data definida) e deverá ser de "até duas horas" diárias.
    Assim que sair a redação desta cláusula estaremos divulgando.
    Qualquer dúvida entre em contato pelo Fone 3229-2990.

    Sonia Regina Dell´Amo
    Seeb/Sorocaba

    ResponderExcluir